30 de abril de 2012

A palavra "equipa" tem muito que se lhe diga...


O meu serviço e departamento é um ambiente muito propício a uma pessoa se sentir confortável para aprender. Não só pelas coisas todas que há para aprender mas principalmente pelo ambiente e pela relação entre a equipa, ou seja, não existe aquela hierarquia estúpida de auxiliares, enfermeiros e médicos, por esta ordem crescente. Só para terem uma noção, no outro dia tivemos muito serviço e mal tínhamos mãos a medir, era toda a gente a ajudar, até que fiquei muito parva a olhar para um médico especialista a lavar com uma esfregona o chão do departamento porque tinha sangue. Quando lhe disse que podia deixar estar que eu fazia, ele respondeu-me muito prontamente: "Eu não vou ficar aqui a olhar para ti a trabalhar, também estou aqui para ajudar, por isso trata doutras coisas que eu faço isto." Fiquei ainda mais com expressão qual burro a olhar para um palácio após ele me ter dito aquilo. 
Se fosse só esta situação isolada e pelo facto de naquele dia o serviço ter estado mesmo muito atarefado mas não, coisas semelhantes já aconteceram... 

Outra coisa que tenho em muita consideração é o Consultant (médico no topo de carreira) que chega à sala de enfermagem e diz sempre com um sorriso: "Bom dia, equipa. Bem dispostos?" E, no final do dia, antes de se ir embora vai ter connosco e diz: "Obrigado equipa, excelente trabalho!" Parece estúpido e insignificante mas quem vem de um sítio em que os médicos se consideram deuses e que não devem falar com os comuns mortais, nomeadamente enfermeiros, esquecendo-se que fazem parte duma equipa com um único objectivo: o bem-estar do doente.

11 comentários:

teardrop disse...

Isso sim é uma "equipa", tenho sorte de também ter uma boa equipa! A parte dos médicos surpreendeu-me bastante, grandes exemplos!

Katia disse...

os obrigados sao sempre motivadores quando dados pela pessoa certa no momento cert
bjs*

O meu reflexo disse...

No "meu" bloco tb era assim, bem os medicos não andavam a limpar o chão, mas não havia nenhum tipo de hierarquia e no fim das cirurgias tb agradeciam!!!!

Heartless disse...

Creio que deve ser um ambiente excelente esse. Isso é mito por cá.

eu disse...

Isso parece realmente fantástico! Ainda bem que o esforço de ir para fora é recompensado. Abraço.

Inês disse...

Estás a trabalhar num óptimo ambiente, e isso ainda ajuda mais a ambientares-te a tudo. E o facto de ser trabalho em equipa é muito bom.

ʝoana disse...

Acho que no teu lugar ficaria mesmo muito surpreendida! No nosso país os médicos são de certa formada formados para serem o topo, os senhores inteligentes já só por terem entrada (mesmo que andem lá a passar com 10 nas cadeiras - sei muitooo bem do que falo) e depois quando formados são uns... cagões, senhores do mundo. Há excepções, sim, claro! Mas o problema é ser a excepção.

Continua a contar mais coisas porque eu agora ainda venho cá com mais frequência. Tenho mesmo muita curiosidade. Não é propriamente a minha área futura de emprego, mas espero que seja na área de gestão hospital :)
Em Portugal não é comum verem-se nas equipas Eng.Biomédicos, mas e por aí já te apercebeste da diferença?

Morning Sun disse...

Deve ser reconfortante trabalhar num local assim...
Infelizmente cá em Portugal os "Sr.º Doutores" são considerados uns deuses, e essa situação que descreveste era completamente impossível de acontecer por cá!
Um beijo.

Mona Lisa disse...

Não estás em PORTUGAL!!!

Para um bom ambiente laboral não pode haver preconceito.

Beijos.

*Nightwish* disse...

Isso devia ser assim em todo o lado! Vê-se bem que nunca visitaram o hospital de Viana, em que os enfermeiros apenas dão a medicação aos doentes. Quem faz tudo o resto são as auxiliares, que os demais não tão para ter trabalho com os doentes... --'
Bjs*

Alfacinha de Portugal disse...

Tenho algo a dizer sobre isto.
Existe o lado bom e o mau.
No início essa cordialidade parece genuína e caiu muito, mas muito bem. Com o tempo, em alguns casos, parece fria e circunstancial.
Para eles (britânicos) é uma questão cultural. Foram educados assim. Mas se pretenderes os conhecer melhor, alguns são capazes de manter a barreira levantada, continuando a ser assim cordiais por circunstância.

Quanto ao trabalho, sim, são mais organizados, sem dúvida. A hierarquia no meu caso existia. Mas espero que tudo te corra sempre bem. PS: os teus colegas são oriundos de várias partes do mundo, presumo?