22 de abril de 2016

Uma sudorese que não me aguento!


Se há cirurgias que me fazem tremer com os nervos e stress... são as cirurgias de ortopedia pediátrica. Um exemplo e é realmente uma das cirurgias que se faz com alguma regularidade é a correcção da Displasia de Desenvolvimento da Anca (DDA).

Assim muito rapidamente. para não vos chatear muito a DDA acontece em bebés que têm uma anca deveras instável. Desencaixam-se todos, coitaditos e lá vão eles para a mesa de operações.
Sim... Bebés vão à mesa de operações, alguns com meses! Já estão a ver mais ou menos o stress, não estão? Piora tendo em conta os diversos factores que engloba uma cirurgia pediátrica.
Por exemplo, um bebé dependendo do peso pode não poder perder mais que 50ml de sangue (um frasco de perfume, vá), tem que ir pesando compressa a compressa para saber quanto vamos perdendo. Além de que estamos a operar num espaço, muita das vezes, mais pequeno que uma moeda de 2 euros!

São cirurgias que demoram muitas horas, chego ao final a puxar cabelos com o stress, com o uniforme colado às costas de tão suada que estou... mas imensamente satisfeita porque sei que a qualidade de vida daquele bebé vai melhorar imenso.

É isto que é ser Enfermeiro.




P.S. - isto de explicar o mundo secreto do bloco operatório é mais difícil do que parece, LoL. Peço desculpa se não fizer muito sentido mas queria partilhar isto com vocês.

11 comentários:

Maria do Mundo disse...

Adorei esta partilha...não imaginava essa dos 50 ml.

Janny disse...

só 50 ml? Também não fazia ideia

Cátia disse...

Deve ser das mais complicadas de assistir, sem dúvida.

Leonor disse...

Quando estive internada depois da minha operação, foi um bebé de 15 dias também operado ao coração. Não deve ser nada fácil.

Andreia Morais disse...

Deve ser mesmo complicado! E a pressão que sentem não ajuda nada :o

Aninha Ferreira disse...

ser enfermeira nao deve ser mesmo nada facil

Ísis disse...

Deve ser uma pressão tão grande!! Mas saber que tudo correu bem deve valer tudo.

ernesto disse...

Acredito que seja mesmo para uma pessoa se fartar de transpirar xD
Também fui operada em bebé, com dois meses e meio :p

Tim disse...

c'um caneco :X

Joana disse...

Quando são crianças, imagino o maior stress e 'medo'... 50ml? Não fazia a mínima ideia... Mas são bons estes posts, digamos que até desmistificam um pouquinho o bloco operatório que mete tanta impressão e e medo verdadeiro a tanta gente (eu incluída) :-) Beijinhos

Anjo De Cor disse...

Adorei este teu post, não fazia ideia ;)