26 de novembro de 2019

As minhas reviews



Eu tenho estado ao longo dos anos a tentar melhorar as minhas reviews literárias. Tenho que ser honesta e dizer que não sou das melhores mas quando eu vou fazer uma opinião literária, penso no que eu gostaria de ouvir ou ler.

Para estar interessada em ler o livro em questão, gosto de saber um pouco da premissa. Seja "livro baseado na conchichina" ou como "livro com uma distopia". É a premissa do livro que me vai fazer ler ou não... Quando às vezes pesquiso um livro, eu raramente leio a sinopse. Sou bem capaz só de olhar na coluna do género literário (como tem no Goodreads): "Ah, então é uma fantasia paranormal mas com romance."

Ou seja, tento dizer-vos a premissa sem dar spoilers pois é coisa do diabo e há todo um círculo no inferno para as pessoas que dão spoilers sem colocar um aviso.
Portanto, tento colocar bem visível se a minha book review tem spoilers ou não... Que geralmente não tem mas se tiver, é porque quero discutir o livro com vocês e também há muita gente que já o leu.

E, claro, o que seria uma opinião literária sem eu dizer se gostei ou não do livro?
Contudo, como já mencionei várias vezes, ler é muito subjectivo e então a minha opinião vale o que vale. Só que acho que acabamos por gravitar naturalmente para pessoal ou com os mesmos gostos literários ou com sugestões de leitura out-of-the-box.

Isto para dizer o quê? Nas minhas reviews gosto de falar sobre a premissa e o mundo do livro, não gosto de colocar sinopses, em vez disso, mencionar o género literário e as suas nuances. Sem spoilers e com a minha opinião pessoal...

Vocês têm gostado ou acham que lhes falta qualquer coisa? O que é que vocês gostam numa book review/opinião literária?

3 comentários:

Andreia Morais disse...

Tenho gostado cada vez mais de ler as tuas críticas literárias. E acho que essa evolução vem muito da consistência e da regularidade. Porque quanto mais escrevermos, mais compreendemos o que resulta para nós

As coisas dela disse...

Gosto das reviews tal e qual como as fazes :) Beijinhos*

Green disse...

Eu gosto de ler.