16 de março de 2020

lluminae Files series (opinião SEM spoilers)


Neste momento a The Phoenix Flight está a dizer "finalmente ela leu esta saga!"... sim, ela estava há imenso tempo a dizer-me para ler estes livros dos autores Amie Kaufman e Jay Kristoff. Portanto, no final do ano passado reparei que a saga estava completa e por isso acabei 2019 e comecei 2020 com esta saga!

Em primeiro lugar, tenho que dizer que comecei a ler o primeiro livro em formato ebook mas rapidamente tratei de comprar os livros físicos pois em formato digital estava a perder imenso do seu conceito. Aliás foi a primeira vez que estive durante dias a debater se comprava em paperback ou em hardcover, LoL. Acabando o Maridão por decidir por mim.

Meus queridos súbditos, tenho que vos dizer que eu em toda a minha modesta vida de leitora compulsiva nunca vi livros assim. O poder visual é simplesmente super original. O enredo é-nos transmitido por transcrições, salas de chat, desenhos, diários, emails e muito mais!
Mas vocês pensam, ok, ninguém vai contestar a originalidade do design dos livros mas e o enredo, a história em si, vale a pena?

Vale...imenso...a...pena!

A escrita é extremamente acessível, com um sentido de humor brutal mas com imensas referências que achei super inteligentes: Shakespeare, Orwell, SunTzu e até citações em latim (que eu pessoalmente adoro). Os livros passam-se no futuro, noutros planetas e sistemas solares, dando assim toda uma temática de ficção científica mas com uma pitada de romance e mistério.

O primeiro livro revolve à volta de terrorismo empresarial, biologia, virologia e informática. Apresentado-nos uma das melhores personagens de sempre que é um AI (inteligência artificial). O restante das personagens é simplesmente fantástico e tenho-vos a informar que não há personagens coitadinhas aqui (coisa que vocês já sabem que sou alérgica).

O segundo livro revolve à volta de astrofísica, engenharia e estratégia militar. Primeiramente pensei que uma das personagens ia ser a típica "ai que sou tão desastrada" mas depois na verdade é uma arma letal. Nada disso, a personagem não só é bad ass como sabe que é bad ass!
Adorei neste livro o toquezinho da máfia russa, que convenhamos é hilariante o facto de que no futuro e a anos luz, vai continuar a haver crime organizado e a simbologia das suas tatuagens. Adorei também terem incluído uma personagem numa cadeira de rodas mas que é muito mais do que as suas limitações físicas!
É também neste livro que acontece a epítome da ficção científica, quando até sentimos que estamos a ler dois livros ao mesmo tempo. Acabando por ser na verdade o meu livro favorito da saga.

O terceiro revolve à volta da resiliência humana e é quando estamos mais na beirinha da cadeira, sempre ansiosos para saber o que vai acontecer a seguir.
Ao longo destes livros há uma imensa evolução das personagens, incluindo personagens jovens que ficam em situações que mesmo adultos teriam imensa dificuldade.
Só achei que no final podiam algumas coisas estar explicadas um bocadinho melhor e pensei também que este livro seria o livro que menos iria gostar mas a verdade é que eu estava era a demorar a lê-lo pois não me queria separar desta história!

Toca em assuntos difíceis e no final destes livros é preciso digerir isso.

Aconselho estes livros, na verdade, a toda a gente mais não seja para lerem algo completamente do que já leram em termos visuais. E aconselho também para quem gostava de começar a ler ficção científica ou um livro com nuances desse género.
Ah! Mas preparem-se para uma boa ressaca literária, LoL.

Vocês já leram esta saga? Ficaram intrigados? Espero que sim!


Review em vídeo: IGTV - Illuminae Files

Audiobook: tendo em conta o factor visual destes livros, só aconselho o audiobook se for como complemento com a leitura dos livros (pois tem também efeitos sonoros, etc), doutra forma perde-se uma grande parte da história e essência destes livros.


4 comentários:

Andreia Morais disse...

Deixaste-me mesmo intrigada com esta trilogia! E já adicionei o primeiro volume à minha lista de desejos da Wook :D [os restantes, não aparecem traduzidos, com muita pena minha]

Nea ☽ disse...

Eu tenho o primeiro! E, sinceramente não sei do que ando à espera para o ler ahah Provavelmente, conseguir comprar os restantes xd
Mas que me chama imenso à atenção e que tem páginas chamativas, lá isso é verdade.
Logo eu, que com o meu curso, adoro este tipo de coisas!!

Princess Cat disse...

Estou a ver que tenho mesmo de ler estes livros

Green disse...

Fiquei curiosa, admito que não conhecia.