4 de dezembro de 2010

#9 - Sobre a tua cidade de eleição

Definitivamente, Vila Real. E não é só porque vivi toda a minha vida aqui, fiz a primária aqui, o básico aqui, o secundário aqui e (quase quase) a universidade aqui. Não posso dar a desculpa dos amigos porque além dos amigos daqui, tenho, felizmente amigos espalhados pelo país (incluindo as ilhas).
Agora que estou a acabar o curso é que dou valor à minha terrinha porque como emprego para Enfermagem, não está nada fácil por estas bandas, terei que alargar os meus horizontes... Não que fique triste pois é uma nova fase, uma nova aventura mas fico com o coraçãozinho apertado, com saudades, porque esta cidade é simplesmente espectacular.
Uma coisa que queria esclarecer é que Vila Real não é um punhado de aldeias. Parece muito estúpido mas ainda existem pessoas, em pleno século XXI, que pensam mesmo que Trás-os-Montes e Alto Douro é só aldeias, velhotes, gado e serras.
Para ter uma cidade de eleição, tenho que ter pontos de comparação, pelo menos. E comparando com outras cidades que fui conhecendo, Vila Real é a melhor, desde o ambiente à hospitalidade das pessoas. Sempre que vou a cidades do centro, sul e até algumas do norte, tendo a ver que as pessoas são muito pouco hospitaleiras, civis e acolhedoras... Ao contrário de Vila Real, onde as pessoas são simpáticas e chegam a ser muito dadas.
Se realmente tiver que sair de Vila Real, terei muitas saudades desta terra espectacular, ou como Miguel Torga lhe chama: deste reino maravilhoso!

6 comentários:

  1. Não conheço tua terra. MAs aqui no Brasil as pessoas tambem têm um grande problema de geografia, principalmente quem vive nas maiores cidades.

    beijo!

    ResponderEliminar
  2. Não há duvida que a tua cidade é uma das melhores que conheço. Mas talvez depois fale disso ^^

    ***

    ResponderEliminar
  3. ola desejo a vc toda sorte do mundo
    ei em ki lugar fica sua cidade
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Querida Corina, em compensação quando voltares, ficarás sempre imensamente feliz :)

    ResponderEliminar
  5. Decididamente tenho de ir visitar a tua cidade um dia destes! :)

    ResponderEliminar
  6. E é bem bonita, se bem que passava a maior parte do tempo a visitar o shopping, sim, sou gaja que hei-de fazer :) e adoro, é simples, bonito e tem tudo à mão. A cidade é acolhedora e bastante desenvolvida e só fica a 1h do Porto. Tem neve, tem calor, tem história, tem uma universidade linda. Como diz a minha irmã, parece saída do livro do Harry Potter, ela anda encantada com a cidade. Srª enfermeira boa sorte no estágio :)

    ResponderEliminar

Faz deste reino, o teu reino... Não te acanhes, está à vontade! Cá estarei para te ler.