29 de setembro de 2011

Traições

Vamos ter uma conversa séria... Vamos falar sobre traições e se as perdoaríamos ou não. Para delimitar o que cada um entende por traição, consideremos a situação de um namorado trair a namorada (ou vice-versa).
Perdoariam?
As respostas tendem a variar, havendo sempre, infelizmente, aquela voz da experiência: "só saberás a resposta quando passares pela situação".
No entanto, eu tenho uma outra pergunta, uma outra situação. O que vos iria magoar mais, uma traição por fidelidade ou por lealdade? Sim, porque são coisas diferentes. Por exemplo, o vosso namorado (ou namorada) vos trai com outra pessoa, no entanto, só vos conta um mês depois.
O que vos magoa mais, o facto de vos ter traído ou o facto de vos ter feito passar por palhaços durante um mês?

De qualquer forma, uma traição de fidelidade ou de lealdade, é mau, muito mau mesmo... E sempre me perguntei: o que leva uma pessoa trair a outra?


Nota: antes que comecem a fazer um filme (ou para os mais criativos uma trilogia)... Está tudo óptimo comigo e com o Mais-que-Tudo... Este post provém de uma conversa séria que tive há tempos, com um amigo, que me fez levantar certas e determinadas questões.

57 comentários:

  1. A traição é uma mentira. Não suporto mentira.

    Simples:)

    ResponderEliminar
  2. Acho que só mesmo vivendo um atraição cada um sabe o que fazer, assim dizer que fazia isto ou aquilo, não sei... só mesmo passando por uma situção dessas.

    ResponderEliminar
  3. Acho que só mesmo vivendo um atraição cada um sabe o que fazer, assim dizer que fazia isto ou aquilo, não sei... só mesmo passando por uma situção dessas.

    ResponderEliminar
  4. Tenho sérias dificuldades em perceber o que leva uma pessoa a trair outra. Se as coisas não estão bem na relação, porque não falar sobre isso? Se for para acabar, acaba-se. É triste, mas acho que ainda é mais triste andar a enganar a outra pessoa.

    Saturnine

    ResponderEliminar
  5. Fiz há uns bons meses dois posts sobre isso. um sobre como lidar com ela (de forma mais cómica, como costume) aqui, e um outro em seguimento sobre o que eu entendo como traição, aqui como eu interpreto e tal, aqui. acho que não é tanto uma questão de teres que passar primeiro por uma para entender, o que difere nas reacções é a pessoa que te trai, acho que quanto mais gostares de quem te trai, mais te esforças por perdoar, não sei, talvez seja assim, nunca passei por isso.

    ResponderEliminar
  6. Olá Corina, eu sei que acontece, mas é pior quando acontece e eu tenho a perfeita noção disso. E além do mais, acho que ninguém gosta de dar a parte fraca, principalmente em público :s.

    ResponderEliminar
  7. E acerca deste post, acho que as duas traições são más, mas o facto de quem traiu contar atenua a situação, o que irá ficar não será um ódio tão grande, penso eu XD.

    ResponderEliminar
  8. traição é das piores coisas que existe.

    ResponderEliminar
  9. É sem sombra de duvidas um tema que dá muito que falar. Sinceramente não sei se conseguia perdoar ou não. Mesmo não gostando de mentiras e alem de traída me enganar por mais um mês era uma situação dificil que não esqueceria assim tão facilmente (ou nunca vá). Mas em relação a perdoar, não sei :$

    ResponderEliminar
  10. Obrigada :)
    Sobre o teu post, sinceramente, não sei o que faria... Mas seja como for, traição é uma coisa muito má, mesmo que perdoasse, nunca esqueceria.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por teres passado no meu cantinho =)*

    Sobre a traição, não sei o que dizer, acho que só passando por ela saberia o que fazer... Depende dos factos... Não sei... *

    ResponderEliminar
  12. De minha parte não consigo realmente perdoar alguém que me traia, seja por lealdade ou fidelidade. Traição não deixa de ser traição.

    Não sei o que leva uma pessoa a trair a outra mas tenho as minhas suspeitas e teorias.

    É, tal como disseram, um bom tema de conversa, mas tens panos para mangas.

    ResponderEliminar
  13. Eu não perdooo, assim como não perdoei. E a lealdade também não perdoo...fico tipo com falta de um pedaço meu, mas não consigo engolir.
    Eu trair: não faças aos outros o que não gostavas que te fizessem a ti...

    ResponderEliminar
  14. Já fui traída e não perdoei, por isso tenho quase a certeza que se voltasse a acontecer voltaria a não perdoar. A traição por lealdade é igual, é traição. No entanto, não podemos estar restringidos a um "sim" ou a um "não" (:

    ResponderEliminar
  15. Eu já perdoei uma vez. Neste momento acho que não perdoaria outra (apesar de ser com outra pessoa).
    Mas acho que se tiver a frontalidade de o dizer no imediato, magoará menos do que se andar a fazer-me passar por parva.

    Quanto ao teu comentário, acho que em espanha também já foi retirada a sesta :c

    ResponderEliminar
  16. sim, mas eu tenho imenso receio de o perder :s gostaste mesmo? olha estou a seguir-te querida e já pus like na tua página do facebook (: gostei muito deste post e ainda bem que esta tudo bem contigo (:

    ResponderEliminar
  17. já me aconteceu e não perdoei, não conseguia estar com uma pessoa que não era totalmente minha, e depois eu sou bem tranquila numa relação, não sou de filmes e ciúmes e tenho a certeza que ao perdoar nunca mais seria igual, a confiança seria diferente, possivelmente iria andar atormentada com o que ele andaria a fazer e com quem, e não tenho paciência para isso, portanto cortei o mal pela raiz.

    ResponderEliminar
  18. infelizmente é, quem me dera nao o ter :x

    ResponderEliminar
  19. Há cenas que não é preciso pensar muito, o tempo acaba por resolve-las =)
    Foi o que aconteceu

    ResponderEliminar
  20. Acabei agr de ler o teu post.
    já estive nos dois lados da moeda sinceramente? Apesar de não me ter arrependido de ser a outra sei que fiz o máximo pra resistir à tentação mas uma mulher tb não é de ferro alem de que tenho perfeita noção que não é correcto e não o voltarei a fazer... isto aconteceu depois de ser traída, quando descobri caiu-me o mundo completamente mas já recuperei do trauma =)

    Em relação á tua pergunta não faço a minima ideia porque sou extremamente fiel, não consigo estar com uma pessoa e pensar noutra...

    ResponderEliminar
  21. obrigada, querida :) e eu nunca perdoaria uma traição!

    ResponderEliminar
  22. Espero gostar mesmo, porque para já estou assim um bocadinho com medo, porque os doutores me parecem um muito rigorosos.

    ResponderEliminar
  23. Eu não perdoo, nem nunca perdoarei. Mesmo assim, a mim dói mais pela lealdade, isso não quer dizer que a fidelidade não seja tão dorida, que dói, dói mesmo. Mas olha, prefiro saber logo na hora. Nem que me acordem as 3 da manhã do que saber um ou dois meses depois, especialmente quando sempre tivemos aquela sensação de que realmente o nosso parceira anda a fazer algo de que eu não gosto e que não saiba.

    Contudo, esta situação é complicada...

    beijo*

    ResponderEliminar
  24. o pior é a falta de lealdade . A traição deixa uma pessoa em baixo, mas a falta de lealdade é humilhante !

    ResponderEliminar
  25. São mesmo princesa, e obrigada por toda a força (:

    ResponderEliminar
  26. Eu também não entendo. Em vez disso, para quem não está satisfeito, que se vá embora. A traição magoa mais do que um simples final. É o que eu acho, embora não tenha passado por essa situaçao!

    ResponderEliminar
  27. Traição é traição em qualquer das alturas... seja contado ou confirmado no minuto a seguir ou no mes a seguir...
    No entanto e no que toca a perdoar, dependeria de mts factores. no entanto eu tenho um grave problema, não esqueço facilmente e a mágua e a dor demoraria imenso tempo a passar. No entanto tambem nunca digo nunca.
    Quanto ao contar, prefiro saber logo do que passado uns tempos. Nao adianta mentir. A mentira tem perna curta e eu tenho um sexto sentido mt apurado.

    Mas tb te devo dizer que ja fui traida 2 vezes. numa soube logo, da outra soube uns meses depois e acredita que a dor é igual.... e pelo menos a minha reacção é smp a msm...

    Bjs*

    ResponderEliminar
  28. Eu não perdoaria e não saberia viver assim. E mesmo depois de terminada a relação, não iria esquecer nunca o que senti no momento da descoberta. E não preciso de viver a situação para saber, conheço-me e sei bem que quando teimo com uma coisa, não paro de pensar nisso e vivo tudo com muita intensidade!

    ResponderEliminar
  29. Nice nice nice! you and this post!
    visit mine for the Milan fashion week and my last pyton outfit. Is a Miriamstella blog!
    kisses from Italy
    Miriamstella

    http://isfashionmypassion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  30. Não sei mesmo se conseguiria perdoar uma traição. Acho que vivendo a situação, experimentando-a é que conseguiria agir, com conhecimento de causa. Mas de qualquer das formas, traição de fidelidade ou de lealdade é muito, muito mau.

    ResponderEliminar
  31. Resposta da praxe: acho que só sabemos o que fazemos na altura.

    Mas sinceramente, em relação ao assunto da lealdade, acho que custa mais quando ficamos a fazer de parvos. Não é a questão de uma custar mais do que a outra. Custa mais. E acho que é directamente proporcional à quantidade de pessoas que sabe do desvaneio.

    Mas isso é a minha opinião, claro!

    ResponderEliminar
  32. Querida Corina, o que conta é a traição, ou seja a mentira. E uma traição não é menos importante que duas ou três. É traição!
    Por isso, como eu costumo dizer: já não tenho paciência nem idade para mentiras, passo!
    E volto à minha vida calma e sossegada. ;)

    ResponderEliminar
  33. traição é algo horrível :c obrigada pelo comentário :)

    ResponderEliminar
  34. Conhecendo-me como acho que me conheço, não perdoaria uma traição. Para mim tanto uma traição de fidelidade como de lealdade são extremamente más. Contudo, acho que a traição de fidelidade é pior (pois se te o dito cujo me contar, continua a ser-me leal). Não sei se me fiz entender. De qualquer maneira, acho que não perdoaria.

    ResponderEliminar
  35. Obrigada pela visita em meu blog. Volte sempre! Também adorei seu blog e já estou seguindo :)
    Nunca fui traída mas não sei se perdoaria.. É um assunto pra se tratar com muita cautela.

    ResponderEliminar
  36. Traição é traição, não importa de que tipo é. E eu não perdoo nenhuma, não importa quem a fez. Tanto namorados ou amigos, simplesmente deixo de confiar na pessoas e quanto aos namorados especificamente, há aquilo a que se chama "amor próprio". Quem trai uma vez trai sempre, não acredito naquela treta do "foi só desta vez... aconteceu". Eu era incapaz de fazer uma coisa dessas, por isso não admito que me façam o mesmo... Mas é só a minha opinião.
    Bjs*

    ResponderEliminar
  37. No meu ponto de vista, quando se trai, deixa de haver relação. Relação e traição, para mim, são uns perfeitos antónimos ! Tanto em amizade como namoro.
    E saber hoje ou daqui a um mês.. é mau na mesma!!!
    E não, não perdoaria :P

    Bom post !
    Beijinho, Mariana

    ResponderEliminar
  38. Não consigo suportar a traição, e tão pouco as pessoas que o fazem sem qualquer sentimento de culpa. Se calhar não me devia afectar quando não tem a ver comigo, mas de facto afecta e faz-me muita confusão.. Acho que não há necessidade nenhuma para isso, não entendo o que vai na cabeça dessas pessoas, sinceramente..

    ResponderEliminar
  39. traição.... nem falemos disso, é muito duro. -

    Obrigada :d gostei também*

    ResponderEliminar
  40. eu odeio traições, é a pior coisa

    ResponderEliminar
  41. A traição e a mentira são duas coisas muito más. A traição é pior, a mentira agrava toda a situação. Eu preferia saber logo, pelo menos, apesar de tudo, tinha sido honesto em alguma coisa.

    ResponderEliminar
  42. Trair é trair, não há desculpas. Se o fazes é porque o queres fazer. E se se gosta de alguém então somos capazes de superar a atracção alheia. Acho eu...

    ResponderEliminar
  43. Eu não perdoaria! Perderia toda a confiança na outra pessoa e mesmo que tentasse esquecer ia ter sempre aquela pergunta no fundo da minha cabeça "porque teve ele necessidade de trair? não tem tudo o que precisa em "casa"?"
    Nem pensar, para mim era uma relação acabadissima.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  44. não sei qual é a minha opinião. trair é mau, muito mau. não perdoaria. o que seria pior? ambos..

    ResponderEliminar
  45. Bem , eu não gostava muito de ser traída , mas sinceramente , preferia que o meu namorado admitisse logo o que fez e não andar a camuflar a situação e a fingir que está tudo bem +.+ Se perdoaria ou não... Isso já não sei , acho que depende muito da situação . Mas sei que ia chorar como uma Maria Madalena durante uns bons tempos :/

    ResponderEliminar

Faz deste reino, o teu reino... Não te acanhes, está à vontade! Cá estarei para te ler.