24 de maio de 2012

Os parques da cidade

Nas folgas tinha era que se aproveitar e passear muito, para conhecer a cidade. Acreditem quando vos digo que há muito para conhecer! Tem sítios maravilhosos e alguns deles são mesmo os parques.

Este é o parque que fica mesmo no centro da cidade, onde tem uma grande área verde, área para piqueniques,  para desporto... Que estava todo florido, cheio de tulipas lindíssimas e digo "estava" porque depois veio uma chuvada e lá se foram as flores, LoL. Outra coisa que tem, são os bancos com dedicatórias, homenagens a pessoas que faleceram, presente de bodas de prata/outro/platina, em suma, achei um máximo e até fiquei com ideias de "oferecer" um banco aos meus pais no aniversário de casamento deles (pelo menos seria uma prenda original).


Este é o parque Dunorlan, que fica a 30 minutos a pé da cidade, que é enorme e maravilhoso! A história do parque é que supostamente não era um parque mas sim o jardim de um senhor importante da cidade, que antes de conseguir finalizar a sua propriedade, faleceu e então a câmara municipal apoderou-se, fazendo um espaço verde e comunitário. Tem de tudo, coretos, fontes, um parque infantil temático (parque jurássico, como se pode ver pela foto do dragão de madeira), patos de todas as espécies, um lago com direito a canoas e afins... É muito grande mas é um passeio lindíssimo.


Por fim, temos o parque mais caricato (acho que a palavra certa é estranho) a que fui até hoje! Fica a 10 minutos de minha casa e é um Jardim Mortuário da época vitoriana. Sim, leram bem, jardim mortuário ou parque cemitério e como o nome diz, é um parque com campas, no entanto, tudo de 1900 para baixo, tendo lá inclusive pessoas famosas sepultadas. Por exemplo, o irmão favorito da Jane Austen e o fundador da Sociedade Farmacêutica, porém, como andei lá a explorar tinha lá uma campa com 4 crianças da mesma família, que tinha lá uma inscrição a dizer: "foram lindos e maravilhosos enquanto vivos e quando faleceram permaneceram juntos" (peço desculpa pela tradução meia esquisita mas aquilo estava em inglês antigo). Acabei por achar ternurento... Tem também lá bancos para as pessoas se sentarem e onde são frequentemente abordadas por esquilos cinzentos, super amorosos, à espera de uma bolachinha!

11 comentários:

  1. Adorava visitar o parque Dunorlan.
    Qualquer dia quem sabe, quando voltar ao UK. =)

    ResponderEliminar
  2. esse jardim mortuário mata-me lol
    mas que belos jardins =)
    bjs*

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!!!!!
    Este parques puxam mesmo a uma visita*
    Aproveita-os bem ;)

    ResponderEliminar
  4. Se algum esquilo se mete comigo não leva uma bolachinha, leva uma bolachada :P

    ResponderEliminar
  5. Gostei da temática dos parques, sim senhor! O dragão está um máximo =P E os esquilos são sempre bem-vindos, que de mim levam mesmo uma bolachinha ^^
    Bjs*

    ResponderEliminar
  6. Ai os parques, são a minha perdição por aqui!! :)

    ResponderEliminar
  7. Sou louca por espaços verdes... os parques da cidade são maravilhosas invenções.

    ResponderEliminar
  8. gostava muito de conhecer, ainda por cima adoro túlipas, tinha de visitar o parque com sol para vê-las.

    ResponderEliminar
  9. Que giro :) Eu adoro parques, apesar de não os visitar com muita frequência :p

    Obrigada pela visita lá no blogue, vou passar cá mais vezes!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  10. Os parques são sempre lindos. Um grande beijinho *

    ResponderEliminar

Faz deste reino, o teu reino... Não te acanhes, está à vontade! Cá estarei para te ler.