Vocês sabem que eu gosto de falar sobre saúde mental. Derrubar um pouco esse estigma, para que haja mais compreensão e quiçá empatia em volta ao assunto. Contudo, hoje é um dia importante, hoje é o dia mundial de prevenção ao suicídio! Aliás por todo o mês de Setembro está a decorrer a campanha "Setembro Amarelo" e porquê esta cor?
A cor da campanha foi adoptada devido a um jovem de 17 anos que se suicidou conduzindo o seu carro amarelo, então a família do jovem começou a partilha de fitas amarelas para chamarem a atenção para o problema e para as pessoas não pensarem que estão sozinhas!
Por isso, peço-vos que partilhem esta mensagem, para que alguém que esteja a passar pelo mesmo, para que saiba que não está sozinho(a)!
Num sentido mais prático, pois muita gente me faz a pergunta: mas o que é que eu posso fazer?
- Trate os outros como gostaria de ser tratado - eu acho este lema super-hiper-mega importante pois se vocês estão na dúvida de como proceder, pensem neste lema.
- Ouvir - coisa muito básica como e simplesmente ouvir, acho que qualquer pessoa gosta que mostrem que as estão a ouvir e a prestar atenção ao que estão a dizer, por isso uma pessoa com depressão e/ou ideação suicida, precisa bem mais.
- Empatia - além de ouvir, é muito importante haja empatia da nossa parte; tentar entender e se colocar no lugar da outra pessoa, naquele momento de sofrimento.
- Não menospreze - nunca mas nunca menospreze a dor da outra pessoa, independentemente de qual seja o problema.
- Estar presente - pessoas depressivas tendem a pensar que estão sozinhas no mundo e que não são amados ou queridos portanto precisam de um pouco mais de atenção nesse sentido.
- Ajuda profissional - é importante incentivar que procurem ajuda profissional, seja por iniciativa própria ou até em alguns casos que marque uma consulta por eles, reforçando que pedir ajuda não é uma derrota mas sim coragem.
Espero que vos tenha sido útil e mais uma vez: não estão sozinhos!
Reforçar esta ideia é fundamental, porque precisamos de estar mais atentos aos outros!
ResponderEliminarSensacional....
ResponderEliminarIsso é que precisamos fazer!!!
Bem visto, tudo isso que disseste não custa nada fazer e realmente pode ajudar alguém.
ResponderEliminarHoje em dia é muito complicado não menosprezar a dor outro principalmente porque estamos sempre ligados online e vivemos desligados da vida real.
ResponderEliminarAplaudo! Muito importante, sem dúvida alguma!
ResponderEliminarAdorei o post, vou até pedir para copiar algum texto, claro em modo de partilha. Obrigada
ResponderEliminar