Apesar de pelo menos metade do livro ter estado a ler com aquela atitude de "vamos lá ver o que vai acontecer", a verdade é que a certo ponto não consegui largar o livro da autora Charlotte Bronte e não descansei enquanto não o acabei.
Vamos começar com o que gostei deste clássico… Adorei a voz da personagem principal! Estava eu à espera, de um livro de 1847, que a personagem principal feminina fosse uma coitadinha (que vocês sabem o quão alérgica eu sou a personagens assim) e, na verdade, Jane Eyre sofre de tudo menos de “coitadice aguda”. A autora conseguiu que a personagem fosse desafiadora, impetuosa e até um pouco ousada mas também aliada a grandes valores e humildade.
No início, apesar de a história se desenrolar talvez um pouco devagar, tem aquele mistério com aquela pitadinha de terror gótico. O que alicia o leitor a querer saber mais e avançar na história. Quando damos por ela, estamos completamente embrulhados no drama de faca e alguidar! Que, muito honestamente, já tinha saudades. Gosto de vez em quando ler clássicos que tenham precisamente isso, vidas dramáticas, amores impossíveis e intrigas catastróficas.
O que é que eu não gostei? Não gostei de nenhuma das personagens masculinas. Vocês sabem… Aquelas. Não quero dizer nomes nem dizer muito mais devido a spoilers para quem ainda vai ler este livro mas basicamente a Jane Eyre, a personagem, foi de mal para pior em termos afectivos. Quando eu pensava que ela podia encontrar qualquer coisinha melhor, ela vai e encontra algo bem mas bem pior, que me faz pensar “Ah, o outro afinal não é assim tão mau.” Não sei se foi esse o propósito da autora, LoL. No entanto, o interessante é ver como com estes relacionamentos, podem ainda ser revistos nos dias de hoje.
Resumidamente, com este livro com descrições lindíssimas mas não fastidiosas, seguimos a vida de Jane Eyre desde a sua infância complicada até à sua vida adulta com muitas aventuras pelo meio. Se esperam um clássico cheio de pó e mofo deste livro? Desenganem-se!
Muito obrigada @barbara_castro_lima por me teres não só oferecido este clássico maravilhoso, como esta edição lindíssima!
Já leram este livro? Se ainda não leram, do que é que estão à espera?
Nunca li este livro mas quero muito ler.
ResponderEliminarEssa edição é simplesmente linda, qual é a editora?
Boa leitura.