Ora bem, tenho que vos dar um pouco de contexto para o facto de ter visto este drama turco.
Estão a ver quando vêem uma série no Netflix e depois aparece-vos recomendações? Pois bem, esta série não me apareceu como recomendação a mim mas à minha mãe. Que depois procedeu a toda uma evangelização para que eu visse pois estava muito boa. Devido a ter visto essa série, em seguida, o Netflix dela começou a mostrar mais séries e filmes turcos... o que resultou na minha mãe já saber palavras em turco e outras coisas que vou mencionando ao longo do post, LoL. Cena mais aleatória de sempre, eu sei.
Portanto, depois de tanto me chatear, o que realmente me fez interessar em ver a série foi o facto da minha mãe me dizer que aquilo foi baseado em factos reais e que existe o livro (que ela leu logo a seguir a ter acabado todos os episódios) que foi escrito por uma neta de uma das personagens principais. Eu quando leio "baseado em factos reais" fico logo lançada!
Aliás eu para mim, filmes de terror são mesmo aqueles que dizem isso logo no começo, LoL. Mas estou a divagar...
Então a série primeiramente passa-se na Rússia no começo da Primeira Guerra Mundial (o que já por si é interessante) e o foco são duas pessoas: Seyit, um oficial proeminente do próprio Tsar; e Sura, uma jovem nobre russa. Só fico um bocado chateada pois, referido pela minha mãe, os actores não dão a percepção da diferença de idades. Este casal quando se conheceu pela primeira vez num baile, ela tinha 15 e ele 24 anos. Por isso, torna a relação e certas atitudes dela muito mais claras.
Começa com uma visão da opulência da nobreza na Rússia, os bailes, os jantares, etc. As diferenças culturais são fantasticamente demonstradas pois a história leva-nos a diferentes culturas.
Eu ao longo da série e fui apercebendo de uma coisa e gostava de reflectir com vocês. Reparei que nesta série não há cenas de sexo, de todo. Não digo tipo estilo Game of Thrones mas todos-cobertinhos-e-quietinhos-mas-é-implícito-que-houve-truqui-truqui tipo de cena. Nem isso! Mal existem beijos... Ao qual eu primeiro pensei: "então não há um ram-ram, nem nada?" Depois pensei: há tanta sexualidade "gratuita" em séries que são consideradas de horário nobre que uma pessoa até estranha quando não vê. Não estraga de todo a série, aliás tem história para dar e vender por isso não precisa nada disso, contudo acho que slow-motions e reacções exageradas acabam por ser a cena dos turcos de encher chouriço, LoL.
O que a minha mãe me informou foi o facto de que na Turquia eles têm uma organização tipo a nossa antiga PIDE, que controla as cenas de sexo e afins nas séries e filmes. Ou seja, um actor que dê um beijinho leva uma multa, daí não haver grandes beijocas... Eu quando soube disto, fiquei tipo: woooow! Mas depois de pensar um bocado, não sei se é bom ou mau. O que acham?
Isto foi alto divagar, LoL. Só que acho que fazia sentido também comentar isto com vocês pois lá está, é uma cultura completamente diferente a produzir esta série, isso nota-se e é super giro ir vendo as diferenças.
Quanto à história em si da série... É assim, é fixe, é super "faca e alguidar" mas a minha mãe diz que o drama turco é todo assim, LoL. Portanto, se isso é a vossa cena, vejam esta série pois de facto é bastante envolvente e nos faz questionar muita coisa do que as pessoas sofrem na guerra, tanto soldados, as suas famílias e como os meros inocentes.
Aconselho também a lerem o livro, sendo mesmo a história verdadeira, enquanto que a série pegou na história verdadeira e colocou lá elementos e intrigas só para criar mais drama, LoL.
O que acharam desta série? Ficaram curiosos? Já viram alguma série turca ou é só a maluquinha da minha mãe? LoL.