“Sometimes tomorrow never comes and you're only left with the memories of yesterdays.”
― The Air He Breathes
Depois de várias pessoas me terem aconselhado o terceiro livro desta coleção (em especial a @literatura_intimista), escrita pela Brittainy Cherry, eu decidi pegar e ler os livros todos. Em primeiro lugar, esta saga é composta por quatro livros standalones, ou seja, não estão interligados e podem ser lidos em separado ou por qualquer ordem que queiram. Por isso mesmo, irei fazer primeiramente a minha opinião de cada livro e depois, no final, da coleção em si.
Respeitando a ordem da autora, o primeiro livro é o "The Air He Breathes" com uma história sobre duas pessoas que estavam perdidas na mágoa e luto. Ou seja, é um romance com bastante carga emocional.
Tem a história de um homem que perdeu a sua família num acidente e a história de uma mulher que perdeu o marido também num acidente. O que achei extremamente interessante neste romance é o mostrar o refazer a nossa vida depois de uma grande perda e como isso nos afecta nas coisas mais práticas da vida.
Dito isto, a história além de ser emocional e muito bem espaçada, dando assim uma dose de realismo que muito honestamente às vezes falha em romances do género... Além disto, o livro estragou-se a meu ver com um componente, mais para o final, que a autora colocou todo um final tipo novela mexicana mas mesmo assim foi uma leitura mesmo muito boa, apenas esse componente é que desilude.
O segundo livro é o "The Fire Between High & Lo" e tem a história de dois adolescentes que crescem juntos com backgrounds diferentes. Quando comecei a ler este livro, pensei logo no início de que seria um pouco cliché com o tema "será que um homem e uma mulher podem ser amigos", contudo o que salva um pouco isso é o background interessante das personagens. Outra vez, temos personagens efectivamente bem delineadas, apesar de mais jovens (comparando ao livro anterior).
Como o tema principal do livro anterior era luto, neste livro esse tema é os vícios. Gostei muito da abordagem da autora e pequena dica de que o ambiente influencia bastante o nosso futuro, as nossas escolhas contam muito claro, mas o ambiente é um grande factor. Por isso mesmo, esta história toca em muitos pontos difíceis e empatia com certas personagens torna-se difícil.
O terceiro livro é o "The Silent Waters", que é o único que de momento está traduzido para português (traduzido para: O Silêncio das Águas), tem uma história que dura anos, ou seja, vemos muita evolução. Começo a perceber que as personagens bem delineadas seja o forte da autora, contudo não senti tanto isso neste livro. Achei que as personagens estão como que a correr num círculo.
Temos o tema dos livros em destaque contudo o tema principal deste livro é mesmo o trauma. Experiências traumáticas, por assim dizer.
Como tinha visto muito boas críticas deste livro e o facto de terem escolhido este efectivamente este livro para traduzir, estava com as minhas expectativas um bocado altas. Contudo, senti-me desiludida pois senti que o trauma foi um bocado romantizado e o final achei bastante previsível. Tinha contudo, a componente lindíssima dos livros... pois a personagem principal é uma bookaholic, então particularmente este livro tem muitas referências livrólicas.
O quarto, e último livro, é o "The Gravity of Us", que tem na minha opinião as personagens mais opostas de toda a saga. Uma das personagens é uma florista e a outra é um escritor de thrillers. O tema principal deste livro é o amor próprio e o perdão.
Este livro podia facilmente ser o meu livro favorito da coleção pois toca em mesmo muitos pontos interessantes e importantes, com citações simplesmente fantásticas! Contudo, senti que tinha o enredo errado para transmitir estas mensagens brutais. O enredo estava demasiado do género novela mexicana e muito honestamente sem necessidade para isso, deixando-me mesmo frustrada.
Relativamente, aos livros como um todo... As personagens estão muito bem escritas e achei honestamente, excelentes exemplos de como um romance pode ter a componente de sexo mas este não ser o foco principal do enredo ou do livro.
Percebi, no entanto, o favoritismo pelo terceiro livro pois é o livro com uma história talvez mais "chocante", não envolvendo vícios como no segundo livro, ou personagens mais maduras como no primeiro e no quarto. Abrangendo assim um público maior...
Temas mais ou menos comuns dos quatro livros é ter sempre a perspectiva de tanto a personagem masculina como a personagem feminina, tendo uma personagem masculina um pouco conturbada, com menções de tatuagens (adorei esta componente principalmente no primeiro livro), com personagens bookaholics, com referências a outros livros e até de músicas! Houve sempre pelo menos uma música a ser mencionada em cada livro e com certeza haverá uma playlist com elas todas reunidas.
Em suma, achei que esta coleção tem livros com temáticas importantes mas que talvez a autora sentisse que tivesse elevar o drama incluindo algumas partes mais "novela" mas para mim eram de facto desnecessárias. Aconselho, no entanto, estes livros talvez a quem está a começar a ler no género de romance, tendo ambas as perspectivas, ou a quem quer ler romances mais maduros com um pouco mais de drama.
Só queria deixar uma nota tendo em especial atenção o facto de que foi efectivamente o terceiro livro da saga, a ser traduzido em Portugal, gostaria de frisar que entendo o porquê de acharem o livro lindíssimo mas peço só que tenham sempre em mente que o trauma e os problemas psicológicos estão bastante romantizados.
Vocês já leram esta coleção ou já ouviram falar?
Review em vídeo: IGTV - Elements
Audiobooks - aconselho os audiobooks destes livros, estão muito bem feitos sempre com cast de vozes para ambas as personagens principais.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Faz deste reino, o teu reino... Não te acanhes, está à vontade! Cá estarei para te ler.