26 de abril de 2020

Elements series (opinião SEM spoilers)



“Sometimes tomorrow never comes and you're only left with the memories of yesterdays.”
The Air He Breathes

Depois de várias pessoas me terem aconselhado o terceiro livro desta coleção (em especial a @literatura_intimista), escrita pela Brittainy Cherry, eu decidi pegar e ler os livros todos. Em primeiro lugar, esta saga é composta por quatro livros standalones, ou seja, não estão interligados e podem ser lidos em separado ou por qualquer ordem que queiram. Por isso mesmo, irei fazer primeiramente a minha opinião de cada livro e depois, no final, da coleção em si.

Respeitando a ordem da autora, o primeiro livro é o "The Air He Breathes" com uma história sobre duas pessoas que estavam perdidas na mágoa e luto. Ou seja, é um romance com bastante carga emocional.
Tem a história de um homem que perdeu a sua família num acidente e a história de uma mulher que perdeu o marido também num acidente. O que achei extremamente interessante neste romance é o mostrar o refazer a nossa vida depois de uma grande perda e como isso nos afecta nas coisas mais práticas da vida. 
Dito isto, a história além de ser emocional e muito bem espaçada, dando assim uma dose de realismo que muito honestamente às vezes falha em romances do género... Além disto, o livro estragou-se a meu ver com um componente, mais para o final, que a autora colocou todo um final tipo novela mexicana mas mesmo assim foi uma leitura mesmo muito boa, apenas esse componente é que desilude.

O segundo livro é o "The Fire Between High & Lo" e tem a história de dois adolescentes que crescem juntos com backgrounds diferentes. Quando comecei a ler este livro, pensei logo no início de que seria um pouco cliché com o tema "será que um homem e uma mulher podem ser amigos", contudo o que salva um pouco isso é o background interessante das personagens. Outra vez, temos personagens efectivamente bem delineadas, apesar de mais jovens (comparando ao livro anterior).
Como o tema principal do livro anterior era luto, neste livro esse tema é os vícios. Gostei muito da abordagem da autora e pequena dica de que o ambiente influencia bastante o nosso futuro, as nossas escolhas contam muito claro, mas o ambiente é um grande factor. Por isso mesmo, esta história toca em muitos pontos difíceis e empatia com certas personagens torna-se difícil. 

O terceiro livro é o "The Silent Waters", que é o único que de momento está traduzido para português (traduzido para: O Silêncio das Águas), tem uma história que dura anos, ou seja, vemos muita evolução. Começo a perceber que as personagens bem delineadas seja o forte da autora, contudo não senti tanto isso neste livro. Achei que as personagens estão como que a correr num círculo. 
Temos o tema dos livros em destaque contudo o tema principal deste livro é mesmo o trauma. Experiências traumáticas, por assim dizer.
Como tinha visto muito boas críticas deste livro e o facto de terem escolhido este efectivamente este livro para traduzir, estava com as minhas expectativas um bocado altas. Contudo, senti-me desiludida pois senti que o trauma foi um bocado romantizado e o final achei bastante previsível. Tinha contudo, a componente lindíssima dos livros... pois a personagem principal é uma bookaholic, então particularmente este livro tem muitas referências livrólicas.

O quarto, e último livro, é o "The Gravity of Us", que tem na minha opinião as personagens mais opostas de toda a saga. Uma das personagens é uma florista e a outra é um escritor de thrillers. O tema principal deste livro é o amor próprio e o perdão.
Este livro podia facilmente ser o meu livro favorito da coleção pois toca em mesmo muitos pontos interessantes e importantes, com citações simplesmente fantásticas! Contudo, senti que tinha o enredo errado para transmitir estas mensagens brutais. O enredo estava demasiado do género novela mexicana e muito honestamente sem necessidade para isso, deixando-me mesmo frustrada.

Relativamente, aos livros como um todo... As personagens estão muito bem escritas e achei honestamente, excelentes exemplos de como um romance pode ter a componente de sexo mas este não ser o foco principal do enredo ou do livro. 
Percebi, no entanto, o favoritismo pelo terceiro livro pois é o livro com uma história talvez mais "chocante", não envolvendo vícios como no segundo livro, ou personagens mais maduras como no primeiro e no quarto. Abrangendo assim um público maior...
Temas mais ou menos comuns dos quatro livros é ter sempre a perspectiva de tanto a personagem masculina como a personagem feminina, tendo uma personagem masculina um pouco conturbada, com menções de tatuagens (adorei esta componente principalmente no primeiro livro), com personagens bookaholics, com referências a outros livros e até de músicas! Houve sempre pelo menos uma música a ser mencionada em cada livro e com certeza haverá uma playlist com elas todas reunidas.

Em suma, achei que esta coleção tem livros com temáticas importantes mas que talvez a autora  sentisse que tivesse elevar o drama incluindo algumas partes mais "novela" mas para mim eram de facto desnecessárias. Aconselho, no entanto, estes livros talvez a quem está a começar a ler no género de romance, tendo ambas as perspectivas, ou a quem quer ler romances mais maduros com um pouco mais de drama. 

Só queria deixar uma nota tendo em especial atenção o facto de que foi efectivamente o terceiro livro da saga, a ser traduzido em Portugal, gostaria de frisar que entendo o porquê de acharem o livro lindíssimo mas peço só que tenham sempre em mente que o trauma e os problemas psicológicos estão bastante romantizados.

Vocês já leram esta coleção ou já ouviram falar? 


Review em vídeo: IGTV - Elements

Audiobooks - aconselho os audiobooks destes livros, estão muito bem feitos sempre com cast de vozes para ambas as personagens principais.


Sem comentários: