Mal eu acabei de ler Illuminae Files, uma outra trilogia onde o autor Jay Kristoff é co-autor, que eu fiquei super curiosa para ler mais dele! Tratei então logo de adicionar á minha infinita de livros para ler mas decidi não deixar passar de 2020 para ler esta trilogia.
Ora bem, primeiramente quando comecei o primeiro livro, apercebendo-me que os livros eram High Fantasy com uma linguagem própria (sim, eu nem sabia do que os livros se tratavam e sim, eu costumo cometer destas loucuras frequentemente), até mais ou menos os 10-15% do primeiro livro, estava a custar-me um bocado a entrar no ritmo pois o mundo é bastante complexo.
Mas para qualquer leitor frequente de fantasia e principalmente de High Fantasy (não vos vou explicar nesta opinião a diferença entre High e Low Fantasy simplesmente porque não considero uma expert nestes assuntos dos diferentes géneros, deixo isso para os profissionais, LoL) pois sendo um mundo completamente novo, temos que tentar perceber logo no início o seu sistema, construção, os limites da magia, etc. Então neste género de livros tem que se dar, normalmente, pelo menos 20% para nos emergirmos completamente na história...
Após essa percentagem? Sai da frente Guedes!
Eu, na verdade, nem sei muito bem como me articular relativamente a estes livros, LoL. Mas vamos começar pela escrita... Eu não achei a escrita do autor muito difícil, diferente mas não achei difícil, contudo após uma conversa hilariante com a The Phoenix Flight, apercebi-me que o inglês não é do mais fácil. Portanto, se o vosso nível de inglês não for alto, eu esperava talvez um bocadinho pela tradução e não me lançava já para esta trilogia.
Dito isto, eu tenho que admitir que nunca na minha vida fiquei tão feliz em ler notas de rodapé, LoL. O autor criou o mundo de tal forma complexa e minuciosa que ele quis colocar tudo nos livros, em formato de notas de rodapé com a mesma cadência que no resto dos livros. Ou seja, com um tom sarcástico, irónico, com humor negro e tudo assim misturadinho para sair toda uma narrativa que de cada vez que lia uma frase começava logo a sorrir.
Acredito que em formato físico as notas de rodapé, que chegam a ser bastante extensas, com outras histórias, detalhes ou simplesmente comentários sarcásticos, pode perturbar um pouco a leitura mas tal não aconteceu comigo pois li em formato ebook, onde os rodapés aparecem em estilo pop-up no kindle.
Portanto, o livro acompanha a Mia fucking Corvere, a personagem mais badass dos últimos tempos, LoL. Uma rapariga que apesar do seu aspecto, fumar que nem uma "congra" (ao ponto dos seus belos pulmões estarem a concurso na Feira do Fumeiro de Montalegre) e colocar asneiras nas suas frases como vírgulas, é extremamente letal, tanto com os seus skills em combate como a sua mente aguçada.
Assim, o Sr. Kristoff criou um mundo que tem tanto de lindo como de aterrador, com detalhes super realistas e com todo um significado por detrás, descrições bastante gráficas de tudo. Quando digo de tudo, é tudo, ok? Seja cena de treino, exploração, de batalha, de sexo... O homem descreve tudinho com a mesma cadência e é só fantástico!
Ou seja, se vocês precisam de uma boa história com uma personagem feminina forte e brutal, com uma aventura brutalíssima e com twists que nos fazem ficar com a cabeça à roda. Aliás, eu tenho uma sugestão que é tenham os três livros logo com vocês, leiam tudo de seguida e preparem um tempo de recuperação, porque vão precisar, LoL.
Em suma, aconselho estes livros a quem quer mergulhar de cabeça para uma High Fantasy com um mundo complexo, personagens fortes, um excelente sentido de humor e muito sarcasmo!
P.S. - obrigada Sam, Olga e Night pela ajuda com português e o calão que está nesta opinião, LoL.
Olá!
ResponderEliminarEm primeiro lugar, parabéns pelo blog e pela opinião desta série de livros.
Como apreciador do género fantástico, fiquei extremamente curioso.
Fiquei apenas com uma dúvida, que foi, leu os livros em Português ou inglês?
E já agora, onde comprou?
Obrigado e boa continuação de leitura (e escrita)
Olá! Muito obrigada! Como menciono na review, foi em inglês e o inglês não é dos mais fáceis (eu nao achei difícil mas também estou no UK ja há 9 anos). Comprei os ebooks!
EliminarAhahah realmente, não sei como me escapou esse pormenor. Agora não sei se espero ou não! Fiquei realmente curioso, mas embora até ache que o meu nível de inglês é alto (não nativo, mas fluente) só costumo fazer leituras muito light.
ResponderEliminarAcho que Não vou resistir à curiosidade!