20 de outubro de 2010

A bússola e o mapa dos sem medo

Como deixar de ter medo:
  • Identificar o que causa medo - perceber se é um medo real ou fruto da nossa fértil imaginação.
  • Aprender sobre o que se tem medo - se, por exemplo, tiver medo da solidão invista na sua auto-estima, no seu auto-conhecimento, sairá mais forte e terá ferramentas para lutar contra esse sentimento, caso se venha a verificar.
  • Visualize - se algo a assusta tente visualizar-se nessa situação. Experimentar as sensações que isso lhe causa. Verá que não morre e terá a noção de como poderá agir para afastar esse fantasma.
  • Partilhe o seu medo - quando falamos aos outros sobre os nossos medos eles deixam de ser apenas nossos e mais do que isso perdem força e acabamos por nos distanciar deles.
  • Desenvolva diálogos mentais positivos - o que pensamos, sobretudo se for algo negativo, faz-nos sentir mal e negativos e agimos influenciados por isso mesmo. Converse consigo própria, pergunte-se porque tem medo de ser rejeitada, ou de perder o emprego, por exemplo, e analise as respostas, encontre as soluções.
  • Filtre o seu medo por etapas - ou seja, olhe para árvore em vez de ter de encarar logo toda a floresta. De degrau em degrau a subida torna-se mais fácil. Se tem medo de mudar, trace compromissos, etapas, objectivos de curto prazo, até chegar à meta.
  • Liberte-se - viver em função de alguns medos é o mesmo que estar limitado. A maior parte dos cenários negativos, as más consequências, acabam por não se revelar. Não atraia energias negativas. Acreditar e empreender são atitudes que deverá ter em conta.
- José Micard Teixeira

6 comentários:

Margarida disse...

Não é fácil deixar de ter medo...!

sonho disse...

Podemos até saber o que nos causa o medo...sabemos que ter medo nos impede muitas vezes de ser mos felizes...mas não é facil deixar de viver sem medos...
Beijo d'anjo

Flor de Lys disse...

Muito bom esse post!
Algumas reflexões como essa ajuda a pelo menos sabermos que existem solucções...

=)

Martinha disse...

Não é fácil libertar-se de algo que dá medo... mas é possível!

Pois, no meu podem mesmo fazer isso. É que o meu blogue tem associada uma conta gmail, uma conta do google, e o blogger deve poder fechar blogues cujo e-mail tenha actividade suspeita. Eu passava-me mesmo se isso acontecesse! Já comecei a ter muito mais cuidado, mudei a password... E espero que situações destas não se voltem a repetir!

BS of Life disse...

Talvez.
Mas há medos que custam a partilhar...

Manuela disse...

Muito bom este post, Corina. No entanto acho que existe uma certa dificuldade em partilhar os nossos medos com os outros devido, ao julgamento que poderão fazer.
Beijinhos