22 de outubro de 2010

A vida académica

Ainda bem que a semana já acabou porque eu estou de rastos... Durante esta semana teve-se que organizar de tudo e o trabalho de vigiar praxes também não está a ficar nada fácil. LoL.

No entanto, o ponto principal e que eu estava à espera com bastante ansiedade, era o dia da Praxe de Veteranos, que se realiza desde sempre na UTAD. E vocês perguntam, o que é que consiste a Praxe de Veteranos? Consiste em todos os caloiros da universidade, de todos os cursos serem entregues aos Veteranos por um dia, onde fazemos brincadeiras, jantamos com eles, conhecemos e, o principal, realiza-se o peddy-paper dos Veteranos. Que é basicamente eles andarem a correr pela cidade para a conhecerem...
Apesar de os miúdos acabarem cansados, acabam conhecendo colegas de outros cursos, interagindo entre si, divertindo-se! E não são só eles que ficam cansados. Eu desde já digo que quem foi praxada fui eu e não eles! LoL.

A seguir ao jantar com os caloiros, e antes disso competir para quem entregava mais senhas (e eu ganhei, óbvio), realizou-se uma outra tradição da UTAD: a procissão das velas. Imaginem o cenário, organizou-se o pessoal todo numa escadaria pouco iluminada, ou seja, mais ou menos 500 caloiros, cada um com a sua vela. Teve-se mesmo que tirar uma foto (e espero conseguir arranjá-la para a mostrar) porque as pessoas que estavam a ver, todas se arrepiaram. Estava lindo!!!

Mais lindo ainda foi, com as filas de caloiros com velas, serpentear a marginal da cidade (que já por si é um pouco escura) até à Capela Nova, onde com os esforços do Conselho de Veteranos, a Vibratuna e a AAUTAD juntou-se o útil ao agradável.

O Tunas à Capela foi uma ideia já em si fantástica, porém com os esforços de se realizar no dia da Praxe de Veteranos, conseguimos, em procissão, levar os caloiros todos para lá para poderem ver o que é realmente o espírito académico. E que melhor exemplo que a actuação das tunas académicas de Vila Real? Nada melhor!
Devo dizer ainda que a actuação da IntuboTuna (a tuna académica da minha Escolinha) foi simplesmente brutal!!! Claro, tinham que vir os Enfermeiros animar a festa! LoL. Parabéns a todos da IntuboTuna (e ao IntuboGato) pela actuação fantástica e brutalíssima!

Conclusão: caloiros felizes, todos com um verdadeiro espírito académico, e a Corina cansadinha...

8 comentários:

Anónimo disse...

No meu tempo, havia uma brincadeira dessas, mas com selos, tinhamos que ir às papelarias todas da cidade, tinhamos um roteiro. :)
Era giro.

Tio Heartless disse...

Deve ter sido no minimo excelente. Vou deixar um video no meu blog do fim no Grande Aluvião deste ano ^^

Tio Heartless disse...

Ninguem filmou um bocadito disso?? Deve ser muito curtido mesmo em video

Martinha disse...

Bem, devem ser mesmo uns momentos bem lindos, e que permitem grande integração aos caloiros! :)

Állyssen disse...

Isso é o trote?? kkk
Poderia ter coisas mais cultas como essas por aqui!

Roseli disse...

Deve ser bom tudo isso, é claro é um inicio de tudo. realmente deviam ter filmado para nos mostrar, legal beijos.

Bichinha disse...

Ah já sei, ela falou-me deste dia, diz que adorou, deve ter sido das caloiras mais assíduas, perdeu a voz e tudo durante as praxes! Seguiu o bom conselho da irmã e aproveitou tudo o que havia que isto de ser caloiro é só uma vez, até dentro de um carro de supermercado andou enfiada!

Rita disse...

Como sabes, o meu passatempo quando não tenho nada para fazer (aka estou a fazer qualquer coisa de TIC), o meu passatempo é vir ler as coisas de há 2349569304868 anos atrás.
Eu já tinha lido isto e pensei "uau, deve ser tão giro". Mas ler isto agora, depois de passar por tudo, depois de estar lá e sentir tudinho na pele é tão diferente... vem um sorriso e, ao mesmo tempo, já vêm algumas saudades... se isto está assim agora, nem quero pensar como vai estar daqui a dois anos.
O dia da Praxe dos Veteranos foi um dos dias mais cansativos da minha vida, já não sentia os meus pézinhos, morri de fome... mas foi tão bom, tão divertido. Vivi coisas que nunca sequer tinha imaginado, e agora fica aquele gostinho tão bom de "Valeu a Pena".
Acho que vou ter que começar a apontar algumas coisas, para nunca esquecer.
A UTAD é nossa :)