3 de agosto de 2011

Ódio de estimação n.º 15

Vá, nem é bem um ódio, é mais não perceber qual a lógica de haver gente que usa óculos com lentes sem graduação só para... parecer "fixe"! Não percebo e não compreendo, mesmo. Pois eu, míope e quase cegueta, não achava grande piada aos óculos e, agora que estou mais que habituada às lentes, se me dissessem que não podia usar lentes de contacto, não sei o que seria de mim!

Pessoal meio-cegueta, como eu, entende-me (míopes unidos, jamais serão vencidos!).

Pois percebem o quão chato é usar óculos em dias de chuva (e não ver quase nada) ou então quando embaciam ao entrar em qualquer lado (e não ver nada) ou ter que os tirar na praia e na piscina (e não ver nadinha) ou, ainda, quando o ar está cheio de pó ou quando tem dedadas e é preciso ir lava-los milhentas vezes (para ver se vemos qualquer coisinha). Muito provavelmente, só acham piada porque não os usam por necessidade... e, se calhar, porque quando não dão jeito, basta pôr na caixinha.

20 comentários:

Ju disse...

Eu não diria melhor! Também sou míope!

Mia disse...

míopes unidos, jamais serão vencidos!
identifiquei-me plenamente com o último parágrafo, só que como me faz muita impressão usar lentes prefiro usar óculos....
e parece que usar lentes piora muito o problema de visão, por isso mais uma coisa em que prefiro usar óculos :/

Kiss

Anónimo disse...

Compreendo-te bem! Posso desabafar? Eheheh, então cá vai.
Tive os meus primeiros óculos quando andava na 2ª ou 3ª classe e como andava sempre a perdê-los e na altura eram caros, a partir do 3º par a minha mãe deixou de mos comprar. Resultado: acho que mais de 10 anos sem usar óculos, isto piorou que sei lá o quê. Só para teres uma ideia, só conseguia ver um autocarro quando estava a uns 30metros de mim e só conseguia ler a bandeira quando ele estava parado à minha frente!
Para mim os óculos são uma autêntica prótese, uma muleta chata, não os posso tirar para nada, até na praia quase que caio para o lado de tonturas. Não posso usar óculos de sol (não tenho $ para uns graduados), não posso usar rimel, enfim, odeio! Já para não falar nas olheiras que a falta de visão faz, e na marca profunda no nariz por causa do peso dos óculos.
A minha graduação só dá para disfarçar com óculos de massa, tenho miopia e estigmatismo.
Não faço revisão todos os anos porque só cada lente custa-me 250eur, e eu não tenho 500eur para gastar todos os anos em óculos.
Cheguei a ir ao hospital de coimbra para ser operada, mas a máquina deles é demasiado velha para a minha graduação, o que quer dizer que só no privado é que posso ser operada, mas lá está, se não tenho para óculos, muito menos para uma operação destas.
Já pensei em usar lentes, mas não consigo imaginar alguém incluindo eu a pôr os dedos na vista, embora seja algo que pondere. Além de que não faço ideia - podes explicar? - se compensa em termos de $ comprar lentes todos os meses. Também me falaram em lentes que não são descartáveis. Enfim, não faço ideia, se puderes ajudar, agradeço!
kiss

Nokas disse...

Eu uso óculos, mas não sempre e é mesmo uma chatice...

O meu reflexo disse...

Também sou miope!!!! Uso oculos, acho k com lentes não ia correr muito bem!!! A minha graduação tb é pequena!

Diianna disse...

é verdade!
eu também uso lentes de contacto,
não me dou com óculos :s

Verinha disse...

Estou contigo!
Sou miupe há muitos anos, comecei a usar oculos na 1ª classe. Vejo mesmo muito mal, os meus olhos são uma grande frustração para mim, e tem alturas que me sinto revoltada, irrita-me não conseguir ver o mundo como uma pessoa "normal", já tentei lentes de contacto e ao fim de imensas tentativas, mais de 8 com toda a certeza, lá acharam umas lentes que davam para mim, semi-rigidas, feitas à medida do meu olho, vindas de espanha, 480€ as duas lentes, ficaram lá na loja que eu não tenho dinheiro para comprar lentes de contacto a esse preço...
O que mais me chateia é que nem com oculos eu vejo bem, por muita gradução que me ponham os meus olhos pura e simplesmente não reagem, do meu olho direito, com óculos vejo uns 70% só.

Acho tão despropositado uma pessoa usar óculos a fingir que são graduados só porque fica bem, como uma pessoa andar de cadeira de rodas sem ter necessitade. é quase como uma afronta, dá-me vontade de lhes dizer que nem sabem a sorte que têm de não terem de depender de uns óculos para ter uma vida normal!

Se há outra coisa que me revolta é ir à praia com os meus irmãos e eles terem de me levar da água até à toalha, porque eu pura e simplesmente não sei onde está a minha toalha porque não vejo um boi à frente. De salientar que os meus irmãos são bem mais novos que eu (16 e 7 anos), eu é que devia tomar conta deles, não eles conta de mim! Já para não dizer que tenho um medo que me pélo de ir à água sozinha porque tenho medo de não ver alguma onda e ficar enrrolada.
É mau ouvirmos a nossa mãe dizer ao nosso irmão de 7 anos "vai à água com a tua irmã se não ela perde-se porque não vê!"
E depois vemos na rua pessoas a usar oculos indevidamente só porque sim, só porque é giro! Que raiva!

Pronto e já desabafei no teu blog, sorry lol

Bjks***

Farruskinha disse...

Quem os usa por necessidade não gosta de usar óculos, quem não precisa acha piada e quer usar, tudo ao contrário :)

Daniela disse...

Concordo plenamente contigo. Uso óculos desde os 6 anos e lentes há dois ou 3 anos. E começar a usar lentes foi a melhor coisa que fiz, uma autêntica revolução na minha vida e já não me dou sem elas.
Obviamente que também não acho piada às pessoas que usam óculos só porque é fixe! Os problemas de visão acabam por ser um problema de saúde, portanto os óculos são essenciais para nós. Se essas pessoas compreendessem o que é usar óculos porque tem de ser, certamente não os usariam como acessório de moda.

Falando agora para a Helena, tens um percurso muito parecido ao meu, em termos do uso dos óculos. Comecei a usar logo no 1º ano mas, ao contrário de ti, não os perdia, usei sempre! eheh
Quando comecei a usar lentes, foi uma revolução! Já não me imagino sem elas!
Nas primeiras vezes, colocar as lentes pode ser estranho (eu quase desmaiei na primeira vez, não sei porquê, mas isto sou eu!), mas depois com a prática é muito fácil. E não causa assim tanta impressão mexer no olho! :)
Eu também tenho miopia e estigmatismo num olho, tenho graduações diferentes em cada olho e as minhas lentes para os óculos também são um autêntico balúrdio. Da última vez que mudei, paguei cerca de 400euros :S As lentes acabam por compensar. Eu, como tenho graduações diferentes, tenho de comprar 2 caixas e fico com lentes para 6 meses (custam 80euros). E como só uso os óculos à noite, para estar no computador e em casa, acabo por não precisar de mudar as lentes dos óculos. Além disso, dizem que a miopia tende a estabilizar a partir dos 20 ou 22, não sei bem, se investires nas lentes, não vais precisar de estar sempre a mudar os óculos pois vais usá-los pouco.
Quanto às lentes diárias e descartáveis, não posso ajudar.

bjinhos :)

SuperSónica disse...

Irrita-me essa moda...eu entendo-te, tenho miopia...

Tio Heartless disse...

Eu concordo contigo em relação aos gatos, mas aquele alien está tão fofinho (o da primeira imagem)

Só conheço lentes desse genero é de cores diferentes. Mesmo assim só conheço quem as use em situações especificas (cosplay).

Lentes vs Oculos. Concordo no "jeito" que dá em usar lentes, mas sempre fui um amante de oculos. Tanto que até terei de usá-los eu próprio... sou só um mini-miope (0.25) portanto não sou cegueta... A filipa já é diferente :P

mOrFeX disse...

Epá, eu uso óculos com uma graduação baixa, mas não é para o estilo -_-! muito pelo contrario! Raio de profissão a minha que me tem vindo a consumir a vista e a paciência também :P

Martinha disse...

Pois, eu também não consigo perceber essa lógica, a de usar óculos sem graduação, só para parecer que se fica bem. A grande maioria das pessoas fica sempre melhor sem óculos! :P

Catiiiii disse...

Eu estou unida a esta marcha +.+ também tenho miopia há uns anos . Não é que tenha uma grande graduação , mas como no início não queria usar óculos , nunca disse aos meus pais que via mal . Eles é que descobriram , passados anos ( e com isto quero dizer já um número considerável de anos, cerca de 4 ou 5 ) , que eu não conseguia ler legendas com a televisão a mais de 20cm de distância e acharam estranho . Quando fui ao oftalmologista já tinha 1.5 e 2.5 dioptrias sem nunca ter usado óculos +.+ agora tive de começar a usar há uns dois ou três anos atrás , mas só os punha em situações de extrema necessidade . Há uns tempos receitaram-me lentes e eu senti-me profundamente aliviada , pois havia imensas tarefas que eram muito dificultadas pelo uso de óculos , por exemplo , comer comida quente que exalava vapores e não me deixava ver nada à frente , fazer desporto porque os óculos me estavam sempre a cair , andar à chuva porque não via um palmo à frente... Enfim , nunca percebi mesmo essa mania de o pessoal querer usar óculos sem precisar ! Eu sempre evitei isso :S mas pronto , é como a moda dos aparelhos para os dentes +.+

S'M disse...

Compreendo perfeitamente, eu que também uso óculos! O que me vale é que não preciso de os usar sempre...

*Nightwish* disse...

Eu tb nunca entendi esses seres... Se eles realmente soubessem a chatice que é usar óculos por necessidade para ver, não agiam assim. Se fossem míopes como eu (nós), com certeza não iam achar piada nenhuma ao "adereço".
Eu acho que essas pessoas só o fazem para parecerem mais intelectuais ou inteligentes, msm que sejam que nem calhaus de tão burros. É só mais uma paspalhice. E irrita...! Oh lá que não irrita.
Bjs*

Marta Martins disse...

É GENTE QUE QUER TER ESTILO E NÃO SABE COMO !!!!

Dxani disse...

Concordo mesmo contigo. Eu uso oculos ha pouco tempo e quando soube que tinha de usar quase chorei... Felizmente que tambem uso lentes... Uf!!

C*inderela disse...

comecei a usar oculos no primeiro ano de faculdade e já não acho piada à coisa. gosto das lentes de contacto mas uso pouco, o ideal era não usar nada LOL.

Pedro disse...

Rídiculo é usarem oculos sem as lentes e conheço quem o faça!
E falo de óculos normais não de óculos grandes daqueles do carnaval.
Ja deixei de precisar de usar óculos felizmente. Passado uns 5 anos de ter perdido os meus encontrei a minha cadela a roê-los..