8 de setembro de 2015

TAG - Certified Bookaholic


Juntamente com os bloggers do Words à la Carte e do As Cenas do Tio, criamos uma TAG para todos os Certified Bookaholics. Vocês sabem como estas coisas funcionam, copiem as perguntas e depois de responderem com todo o amor e carinho, estejam à vontade para partilharem!
  1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça 
  2. Um livro que dizes a todos para não ler 
  3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam) 
  4. Conto de fadas favorito 
  5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) 
  6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) 
  7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar 
  8. Uma personagem que trarias à vida real 
  9. Um livro que te fez feliz 
  10. Um livro que te fez chorar 
  11. Um livro que te fez pensar 
  12. Um livro que te fez rir 
  13. Pior adaptação cinematográfica de um livro 
  14. Livro(s) que vais ter que reler 
  15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque 
  16. Um livro que aches que esteja incompleto 
  17. Um livro com um final inesperado 
  18. Um livro que terminou num cliffhanger 
  19. Um livro com um final de arrancar cabelos 
  20. Uma citação importante 
  21. Uma música perfeita para ler 
   The End


Ora bem, isto de fazer os desafios é tudo muito bonito mas para responder é que são elas. Aqui vai disto e espero que gostem:

1. O primeiro livro/colecção que te vem à cabeça 
Logo assim os primeiros livros que me vêm à cabeça (e eu sei que vai haver pessoal a revirar os olhos porque estou sempre a falar neles) são os livros da colecção The Covenant. Porque é que não falo de, por exemplo, Harry Potter que me marcou imenso? Porque eu acho que esta colecção precisa de ser divulgada (principalmente em Portugal, porque, a meu conhecimento, no UK, na Alemanha e na Itália já há legião de fãs), tal como quando lia H.P. aconselhava a toda a gente a ler. Para mim, é uma das minhas colecções favoritas e estou com imensa vontade de a reler!

2. Um livro que dizes a todos para não ler
Acho que tenho que aconselhar o Fifty Shades of Grey, não pelo género em si mas simplesmente pelo facto de que não está bem escrito e mal tem história. 

3. O livro mais caro e o livro mais barato que tens (oferecidos não contam)
Por acaso, isto de ler em inglês e depois adicionando ao facto de ter Kindle, baixou muito mas mesmo muito o preço dos livros. Contudo, acho que os livros mais caros, foram mesmo os 7 livros de Game of Thrones (falo no plural porque os comprei em box set).
O livro mais barato vou ter que deixar em aberto porque como disse, o facto de ter Kindle baixou o preço dos livros e o que a Amazon faz imensas vezes, é colocar o primeiro livro, de uma colecção, de graça. Sim vocês leram bem, a custo zero! 

4. Conto de fadas favorito
Sempre gosto muito da história de A menina dos fósforos.

5. Top 3 das tuas personagens favoritas (sejam principais ou não) 
Ora bem, isto não é fácil de responder...mas ficam então: Minerva McGonagall (Harry Potter), Alexandria Andros (The Covenant) e Katniss Everdeen (The Hunger Games).

6. Top 3 das personagens que menos gostaste (sejam principais ou não) 
Eu assumi esta pergunta como "personagens que apetece-me é dar-lhes uma lambada nas trombas" e portanto, ficam: Ava O’Shea (This Man), Lucinda Price (Fallen) e Chloe Saunders (Darkest Powers).

7. Top 3 de lugares que existem só em livros que gostarias de visitar 
Assim de rajada, Hogwarts (Harry Potter), claro! Mas também, a Floresta Du Weldenvarden (Inheritance Cycle) e gostava ainda de visitar todos os Covenants (The Covenant).

8. Uma personagem que trarias à vida real 
Estou indecisa! Não consigo muito bem escolher, porque gosto da Hedwig (Harry Potter) mas também gosto da Saphira Bjartskular (Inheritance Cycle).

9. Um livro que te fez feliz
Respondi a todo o desafio e deixei esta para último porque simplesmente não consigo apontar um livro em específico. Porque os livros que li transmitiram-me vários sentimentos, é por isso que eu gosto de os ler e os considero bons livros... Então eu mencionei ao pessoal com quem criei o TAG, que estava a ter imensa dificuldade em responder a esta pergunta. Ao qual o Tio diz: "coloca um dos primeiros livros que leste, pois foram esses que te mostraram a felicidade de ler". Qual Yoda, qual quê!
Era mesmo isto... Então depois comecei a pensar que os primeiros livros que li que me lançaram, a sério, para o mundo da leitura foram os livros "Uma Aventura".

10. Um livro que te fez chorar 
Mas a chorar que nem uma desalmada com direito a ranho e tudo: Harry Potter and the Half-Blood Prince.

11. Um livro que te fez pensar 
Ora bem, não foi só um porque toda a colecção me deixou a pensar mas digo apenas então o primeiro livro: Delirium (da autora Lauren Oliver). Isto porque os livros se passam no futuro, onde consideram que o amor é uma doença. Então isso fez-me pensar, há muita gente, mesmo actualmente, que menospreza o sentimento em si (ou porque foram magoadas ou porque nunca amaram ninguém, não interessa), os cientistas enquadram-no como um balanço químico no nosso cérebro mas, a verdadeira questão é,  biopsicosocialmente como seríamos afectados se não houvesse amor? Como seria o mundo se não houvesse esse sentimento?
Gostaria de mencionar também o livro Angels and Demons (do autor Dan Brown) mas não escolhi porque não tinha como dizer o porquê de me ter deixado a pensar sem fazer spoilers, porque aquele final... Aquele final, minha gente! E não, não é o final do filme, obviamente porque no filme mudaram o final da história. Provavelmente, para não chocar os mais susceptíveis.

12. Um livro que te fez rir 
Recentemente, o livro Play (Stage Dive) lançou-me em verdadeiras gargalhadas enquanto estava a ler. Adorei o sentido de humor!

13. Pior adaptação cinematográfica de um livro 
Portanto, o cinema acaba por ser um pouco o inimigo de um Bookaholic porque é difícil haver uma boa adaptação cinematográfica de livros... Contudo, dou sempre este exemplo de uma muito má adaptação porque até hoje é a pior: Eragon (Inheritance Cycle).
Mataram personagens que não deviam matar, personagens completamente diferentes do que são descritas no livro e o fim do filme não está sequer no livro!
Mas os fãs desta colecção já lançaram uma petição online para que alguém fizesse algo de jeito, quem sabe uma série?

14. Livro(s) que vais ter que reler 
Vou ter que reler The Covenant. Mas como eu sei que me repito bastante, então digo que vou reler Renegade Angels, antes do próximo livro sair pois até hoje é a única colecção, sobre anjos, de jeito!

15. Um livro que te vez voltar uma página atrás devido ao choque 
Aquele verdadeiro sentimento de "mas eles fizeram o quê?!" aconteceu várias vezes ao ler The Covenant mas também em algumas partes de Hunger Games.

16. Um livro que aches que esteja incompleto 
Todos os livros da colecção Existence (da autora Abbi Glines) mas atenção, eu gostei destes livros só que achei que a autora tinha tanto por onde pegar e ficou-se por um pedacinho da história. Podia ter falado dos vários símbolos da Morte, a interpretação da mesma, a cultura gótica... tanta coisa! Mas se falou foi por alto e acho que se ela se tivesse debruçado no tema em condições, ficava uma colecção juvenil muito boa, fora do vulgar e deixava a pensar.

17. Um livro com um final inesperado 
Um livro com um final inesperado, para mim, provavelmente o final da trilogia Divergent (da autora Veronica Roth). Já falei com algumas pessoas sobre este final e para elas era bastante óbvio mas acho que para mim não era assim tão óbvio e então fiquei bastante surpreendida.

18. Um livro que terminou num cliffhanger 
O último disponível da colecção Elemental (da autora Brigid Kemmerer), o livro Sacrifice. Simplesmente pelo facto de que ninguém sabe se a história vai continuar ou se se fica por ali! Nós queremos saber o que acontece!!

19. Um livro com um final de arrancar cabelos
Um livro que me deixou um bocado à beira de um ataque de raiva, foi mesmo último livro da trilogia Gabriel's Inferno (do autor Sylvain Reynard). Já a colecção em si me deixava um bocadinho frustrada porque os livros eram quase perfeitos se tivessem melhores interacções com as personagens... Mas o final deixou-me, um bocado, a arrancar os cabelos e a perguntar: "E ela, hein? Ela não importa é? Então e ela?!"

20. Uma citação importante
Escolhi esta citação em latim porque é um verdadeiro mantra (e não só) na minha vida: Non omnis moriar (do autor Horace).

21. Uma música perfeita para ler
Todo o albúm Red Forest da banda If These Trees Could Talk é excelente para ler mas gosto especialmente desta música.




The End

45 comentários:

Andreia Morais disse...

Não li nenhum dos que referiste, à exceção das 50 Sombras de Grey. E discordo do facto de não ter propriamente história. Pode não ser dos melhores a nível de escrita, mas faz-nos entrar numa realidade ainda tabu, mas que talvez seja comum a várias pessoas (a submissão) - apenas não se sentem confortáveis a falar de tal. Depois, mostra-nos como determinados acontecimentos nos influenciam a seguir determinado caminho; prova-nos que as nossas ações são sempre motivadas por algo, ainda que nem sempre saibamos o quê. Acho que o grande problema (e, atenção, não estou a dizer que é o teu caso) é que muitas focaram-se tanto nas cenas de sexo que se esqueceram do que está à volta. Esta trilogia vai muito para além disso.
Agora, naturalmente, respeito a tua opinião, até porque não interpretamos todos da mesma forma :)

Andreia Morais disse...

r: Só tinha que respeitar :) nunca li, mas vou apontar a sugestão.
Em português também tem algumas falhas, mas não me recordo de ter detetado assim muitas graves.
Também não gosto nada disso! As pessoas têm que perceber que os seus gostos não são mais válidos que os dos outros, nem podem ficar chateadas porque alguém não gostou de um livro que adoraram. Não somos todos iguais, só por aí se percebe que teremos opiniões diferentes. Bonito é chegar ao fim e partilharem o porquê de terem gostado ou não e criarem ali uma discussão saudável e com fundamento.
Concordo :D

Andreia Morais disse...

r: Que querida *.* digo o mesmo de ti, de coração*

Carolina disse...

Obrigada pela partilha! Responderei à TAG com muito gosto!! :D

Unknown disse...

Obrigado pela nomeação, irei responder! =D
Quero tanto ler os livros da Lauren Oliver, Delirium é o primeiro. Já ouvi falar muito bem sobre ele.

Participa no novo projeto do meu blog, sobre o Harry Potter:
Time Turner Project

Unknown disse...

Adoro o conto A menina dos fósforos! É dos meus favoritos de Andersen :D
Uma Aventura foi a minha primeira grande obsessão literária eheheh
Vou responder assim que tiver respostas para todas as perguntas :D

Tim disse...

Vou já responder

Daniela disse...

Obrigada por me passares a Tag; assim que puder vou responder.

Beijinhos:)

As coisas dela disse...

Obrigada pelo desafio. Irei responder com certeza mas... com calma! Vai ser uma tag dificil mas que vou gostar muito de fazer

Carla disse...

Olá,
Obrigada pelo desafio. Vou responder com toda a certeza mas com calma. Não é uma tag fácil, vai requerer mais tempo de reflexão.
Beijinhos e boas leituras.

The Pink Elephant Shoe disse...

Não conheço a menina dos fósforos. Mas li alguns dos livros que mencionaste!

THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

Bani ♥ disse...

Adorei a TAG, vou tentar responder e colocar amanhã no blog!
Também chorei baba e ranho no Harry Potter and The Half-Blood Prince. Vou ter que ler The Covenant, ainda por cima se é de fantasia, é mesmo o ideal para mim!

Claudia Rodrigues disse...

Gostei de ler tuas respostas, e também gostava muito de a responder. Mas infelizmente não leio livros e não tenho assim nenhuma ideia dos que já li..
Mas obrigada na mesma pela nomeação.
Bjs :)

Jose disse...

Gostei muito da tag! Fica registada, uma vez que tenho várias em atraso... Mas irei responder :P
Acho que o Harry Potter vai estar em muitas das minhas respostas x)
Odeio o que fizeram ao Anjos e Demónios... Acho que essa é a minha resposta para a pior adaptação, se bem que a do Eragon também tem que se lhe diga >.<

Maria João disse...

r: muito obrigada :)

Renata | Entre Chás e Cafés disse...

Oi, obrigada pela indicação! Não prometo ser para já, mas espero que não demore muito. ;)

*Nightwish* disse...

Tenho um trauma com A Menina dos Fósforos. Acho que nunca chorei tanta barra e ranho com um conto infantil.
Só não digo ao pessoal para não ler 50 SoG porque não o li. Um dia, hei-de ler "isso" só para poder falar mal à vontade. Assim já tenho moral para dizer o que me apetecer xD
****

Catarina Ferreira disse...

r: oh muito obrigada querida, eu agora parei com os tag's. Desculpa, mas obrigada na mesma :)

Sarafaela disse...

Agora tens que aproveitar as férias, eu por outro lado já estou farta de estar de 'férias', cada maluco com a sua pancada, certo? :p
Obrigada querida, vou responder ;)

Caty disse...

Uma TAG bem gira, talvez a faça ^^

Unknown disse...

Gostei bastante desta tag é simplesmente diferente de todas as que já vi que tocam nestes assuntos. Disseste-me lá nos comentários do meu blog (Maria Crescida) que querias que eu respondesse, mas esse meu blog agora é única e exclusivamente de moda, no entanto tenho um outro blog, novo projeto, a Maria Sem Limites, onde posso responder à tag.
Vou ver se o faço o mais rapidamente possível, pois a tag é mesmo interessante.
Beijinhos.
http://mariacrescida.blogspot.pt/
http://mariasemlimites.blogspot.pt/

Cláudia S. Reis disse...

Gostei mesmo desta TAG. Deste-me a conhecer imensos livros dos quais nunca tinha ouvido falar!! Vou tentar responder também :)

Carolina Moreira disse...

Não conhecia a música e agora estou apaixonada!

Magda Carvalho disse...

Gostei da tag não conhecia musica
http://retromaggie.blogspot.pt/

Balsas disse...

Definitivamente vou fazer esta TAG, é simplesmente fantástica. Apesar de haver algumas coisas para os quais não serei capaz de responder, mais ou menos. =P

Lúcia Sousa disse...

Adorei a tag, talvez a faça :)

Cherry disse...

Obrigada pela nomeação, contudo prefiro não responder, porque tenho tido pouco tempo para dedicar ao blog e fui nomeada para tantas tags que não consigo responder a todas, por isso prefiro não responder a nenhuma. Desculpa :(
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry

A.C. disse...

Adorei a tag e as tuas respostas! A menina dos fósforos foi um dos primeiros contos que li e chorei rios, sempre que abria o livro onde tinha um monte de contos (a meninos dos fósforos era um deles) abria logo o conto e lia e lia, mas acabei por crescer arrumei o livro e já nem me lembrava deste conto.
Vou fazer esta Tag, mas não li assim tantos livros por isso vou acabar por me repetir um pouco.

Sabores e Dissabores Literários disse...

Olá,
Obrigada por me passares esta tag, vou guardá-la nos rascunhos e quando conseguir respondo. Tenho ainda umas tags para responder antes desta, mas assim que der respondo. :)
Já tenho lido em vários blogs a falar do final da saga divergente e tenho curiosidade em saber como é que é o seu famoso final tão falado, tenho mesmo que terminar essa trilogia.
Beijinhos.

Candybabe disse...

Já fiz, mas apenas irei publicar durante a semana :D

Unknown disse...

Olá,
Já respondi ao teu desafio de responder a esta TAG. Gostei muito. :)
Aqui fica o link:

http://pbpretonobranco.blogspot.pt/2015/09/desafios-tag-certified-bookaholic_10.html

Femme Trivial disse...

Gostei muito desta tag e de ler as tuas respostas (yey mais uma fã de HP).

Não conheço essa séria que tanto gostas, The Covenant, vou já pesquisar :D

Tio Heartless disse...

Já viste que não comentei isto ainda. XD

Mas tu já sabes o que penso e continuo a dizer que deves continuar falar a toda a gente do Convenant :) Tal como eu fiz quatro vezes do Age of Misrule no meu TAG XD ou LotR logo no início.

PS. Como já disse, ocasionalmente vomito umas pérolas. E obrigado pelo convite para ajudar :)

Raquel disse...

Olá C.

Já respondi à Tag!! Demorei imenso tempo a responder porque houve questões que, para responder, tive mesmo de "puxar pela cabeça" :p
Obrigada por a teres partilhado comigo!
Beijinhos e boas leituras

Raspberry disse...

Obrigada pela nomeação. Já respondi :)

Unknown disse...

"A Menina dos Fósforos" também é um dos meus favoritos :3

As coisas dela disse...

http://blogascoisasdela.blogspot.pt/2015/09/3-tag-certified-bookaholic.html

aqui ficam as minhas respostas :)

Anónimo disse...

Obrigada pelo convite fofinha :) assim que tiver um pouco mais de tempo respondo no meu blogue e deixo cá o link :D

Soberana da Noite disse...

Vi por aqui a Tim! Ai, gosto tanto dela... :3
Mas passando à frente... :b
Tantos livros que eu não conhecia!! E quero uma Hedwing para mim. Mas quero mesmo mesmo muito!!! Era tão bom *-*
E deixaste-me super curiosa com o Anjos e Demônios. Um dia hei-de o adquirir ;) e ver o filme também!! :D
Tenho muita pena de não ter um bom inglês. Vejo as pessoas a comprarem livros em edições tão lindas e perfeitas e livros tão baratos no book depository, e ainda têm direito a marcadores tão lindos, que uma pontinha de inveja e de tristeza se aperta dentro de mim.
Portugal é muito caro e muito caro nestas coisas e tenho tanta pena... :/
Muitos beijinhos** :)

Carolina Ferreira disse...

Awww! Gostei tanto! Terei todo o gosto em participar, mas acho que vou demorar algum tempo a fazê-lo :)
R.: Ah, desculpa, é que só percebi que tinha um link no teu comentário quando fui à página dos comentários, porque quando os estava a aceitar não havia indício de link, ahah, desculpa, não sou lá grande espingarda em tecnologias :)

Unknown disse...

Alô! Já respondi :D
Obrigada mais uma vez!
http://p-encadernadas.blogspot.pt/2015/10/tag-certified-bookaholic.html

O Feitiço dos Livros disse...

Obrigada por teres partilhado a tag comigo :) Adorei as tuas respostas e mal posso esperar para fazer esta tag. Mas como algumas das perguntas exigem alguma reflexão ainda é capaz de demorar um bocadito :)

beijnhos

Liℓiαnα☆ disse...

Muito fixe, vou levar esta :D

Carolina Ferreira disse...

Amanhã publicarei a TAG. Desculpa ter sido tão tarde.
Obrigada uma vez mais :)

Unknown disse...

Hey, C!
ADOREI a tag! E estou apaixonada pelas tuas respostas! Vou responder em breve no meu blog!
Realmente o final de "Divergente"... Uau! Além de nos pegar de surpresa, destrói o coração!
Por favor, não me odeie! Mas acredita que eu nunca tive vontade de ler HP nem The Hunger Games? Não sei o que acontece, mas não tenho curiosidade de conhecer a história deles. Também nunca li, nem lerei, 50 Tons de Cinza, não gosto do gênero e já ouvi dizer que realmente, não é muito bom, referente à escrita da autora...
Sou louca para ler "Delirium", e agora estou ainda mais ansiosa!E a Lucinda bem que merece uns tapas mesmo... haha.
Acredita que meu conto de fadas favorito é a adaptação de Rapunzel da Disney, "Enrolados"? haha. Adoro demais!
Mil beijokas e super obrigada pela indicação! Adorei a tag!
entreumlivroe-outro.blogspot.com