6 de janeiro de 2016

A falta de manuais



Foi-me dito por um maquilhador, um ponto bastante interessante relativamente como as mulheres têm uma vida um bocadinho complicada. Estávamos a ter um daqueles girlie-moments e estávamos a falar de maquilhagem... rotinas, produtos e afins. 
Ao qual eu digo: eu percebo disto como de lagares de azeite. Pois ele dá-me dicas muito boas e ideias brutais, fazendo-me pensar que um homem (independentemente da sua orientação sexual) percebe mais de maquilhagem que eu. 

Ao qual ele diz que acha injusto porque quando ele era pequeno, quando recebia brinquedos ou algo do género, tudo vinha com instruções mas nada para as meninas. Não existe um manual de instruções para as meninas ou mulheres! 
Por isso é que a marca de cosméticos, a Benefit ficou bastante popular, não por ter a creme-de-la-creme de produtos mas pelo facto de ter instruções! Tão simples como isso... 

Tudo bem que muitas de vocês vão-me dizer que a maquilhagem é uma arte e não existe manual de instruções para arte. Isso é tudo maravilhoso e concordo plenamente que muita gente que está em maquilhagem é um verdadeiro artista mas para nós, as Marias-do-dia-a-dia-e-de-vez-em-quando-saídas-à-noite precisamos de pelo menos o básico.
Talvez seja por isso que os tutoriais, dicas e afins de maquilhagem sejam tão populares no youtube e exemplo disso é o Vestígios de um Batom. Mas não há consenso! Há pessoal que diz que base em pó é a melhor, outros dizem que a líquida é que é ou que os produtos da KIKO são duradouros ou que o melhor é comprar as marcas mais caras... não há consenso.

Acho que seria de valor, mais não seja, criar um manual de sobrevivência da maquilhagem!


O que é que vocês acham? Conhecem algum youtuber com dicas caídas do céu? Ou ficam que num um burro a olhar para um palácio quando entram em alguma loja de cosméticos?

29 comentários:

estrela disse...

concordo contigo, nós nunca temos manuais a ensinar-nos!!

Carolina Xavier disse...

sabe dicas são boas, instruções na verdade, para sabermos o que usar concordo plenamente com você, eu amei seu post beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

Vanda Silva disse...

Eu sinto me mesmo perdida em lojas de cosméticos. E fico sempre a achar que estão a olhar para mim de lado a pensar: o que é que esta está aqui a fazer. Mania da perseguição da minha parte, lol.
Em relação a videos no youtube, identifico-me muito com Dia de Beaute da Vic Ceridono. Que agora até lançou um livro com dicas e tutoriais. Acho que ela faz tudo de forma muito simples e explica muito bem também, sem palavras técnicas que não percebo :)

A Polegarzinha disse...

Eu até acho que me safo bem... mas nunca me maquilhei diariamente, embora comece a achar que tal é necessário. Só com um pouco de base, blush e máscara fico logo com ar mais saudável, o que é importante quando prestamos cuidados, não é?

Briana disse...

Ou fico como um burro a olhar para um palácio..

Beauty Editer disse...

This is truly awesome! Thanks for sharing. :)


** I'm inviting you to join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


xoxo;
BEAUTYEDITER.COM

Just a Lady disse...

Conheces a Inês Mocho? Foi lá que aprendi tanta coisa de maquilhagem, há um ano atrás nem sabia o que era o contorno do rosto, só usava mais o básica. Os vídeos são divertidos, experimenta :)
Beijinho*

Catarina D. disse...

R: obrigada e igualmente querida!

[B] disse...

Eu percebo 0 de maquilhagem :(

Maria do Mundo disse...

Eu não percebo nada de maquilhagem. Manuais davam-me jeito.

Maria Sem Limites disse...

Eu também não entendo nada de maquiagem, mas por acaso gostava muitoooo de aprender e um dia que me dedique a tal vou certamente procurar tutoriais de maquiagem, para já não sei assim de nenhuma. Beijinhos.

Maria Sem Limites disse...

Eu também não entendo nada de maquiagem, mas por acaso gostava muitoooo de aprender e um dia que me dedique a tal vou certamente procurar tutoriais de maquiagem, para já não sei assim de nenhuma. Beijinhos.

Ariadne disse...

Eu, de facto, sigo muitas youtubbers chamadas de beleza. Algumas têm tutoriais melhores que outras, mas depende muito da fase em que eu estiver, do que me apetecer usar e do estilo que tiver no momento. Neste momento, gosto muita da youtubber I Covet Thee, porque usa muitos neutros, mas nem pensar que compro maquilhagem que elas sugerem - muito cara. Depende muito de pessoa para pessoa, por isso deixo-te uma lista das minhas favoritas em termos de qualidade de tutoriais
I Covet Thee
Hello October
Camila Coelho (exceto aquelas maquilhagens exuberantes)
Zoella
Tanya Burr
A Maria Vaidosa (primeiros videos)
In the Frow

;)

Sofia disse...

Eu sigo várias youtubers... o que costumo fazer é tirar dicas de uma e de outra e depois aproveitar aquilo que acho ou que sei que vai funcionar para mim...

Quanto à base líquida ou em pó, isso depende essencialmente do teu tipo de pele e do resultado que queres, se queres uma pele mais luminosa, mais mate, ou se queres aplicar mais produtos além da base =P

Ana Freire disse...

Decididamente!... Eu preciso mesmo de livro com instruções!!! ;-D
Pareço mesmo um burro a olhar para um palácio numa loja de cosméticos... e são muito raros os produtos que trazem instruções!
Grata pela tua visita e simpatia, lá no artandkits.blogspot.com
E adorei descobrir este teu espaço! Sempre que puder... cá estarei vendo as novidades!
Beijinhos
Ana

Sílvia disse...

Ora bem, quando entro numa loja, há coisas que até sei para que servem, mas outras deixam-me a pensar de que planeta é que aquilo veio. E tenho muito pouco jeito para me maquilhar, nem mesmo com tutoriais a coisa melhora. No vídeo parece coisa básica feita em 5 minutos, em mim pode ficar uma obra abstrata muito estranha!

Janny disse...

eu sou péssima nisto da maquilhagem...

Claudia Rodrigues disse...

Eu acho que até tenho vindo a perceber cada vez mais de maquilhagem, é uma questão de gostar e de ter noção do que realmente está bem ou não na maquilhagem que fizemos em nós próprias.
Mas isso com o tempo vai lá aos poucos, claro que cometo erros mas tento sempre fazer melhor.
Aprendi tudo pelo YouTube :)

disse...

E sinto-me completamente perdida quando entro numa loja de cosméticos. Um manual de maquilhagem seria perfeito :)

pequenasvontades disse...

Já fui das duas maneiras, das que não sabem de nada e agora das que percebe um pouco, sem ser uma expert. E acho que tens toda a razão, mesmo sendo uma arte, há técnicas. A pintura, a escultura, a escrita em tudo há técnicas assim como na maquilhagem. E as instruções são muito úteis!

Love Adventure Happiness disse...

Uma vez o boticário deu uma sessão de esclarecimentos de maquilhagem e eu fui, aprendi a fazer smokey eyes e continuo a saber embora só consiga fazer a terceiros.
Qaunto a base não uso mas o que percebi é que é uma questão muito pessoal.

Manual de sobrevivência de maquilhagem parece ser um óptimo tutorial! Mas eu n posso ajudar

м♥ disse...

Não uso maquilhagem regularmente. Como passo os meus dias na pastelaria, com "roupas de trabalho" e cabelo atado, quando tenho uma folga gosto de me arranjar mais e maquilhar. Nunca fui daquelas meninas que adoravam maquilhagem e se começaram a maquilhar aos 12 ou 13. Com 15 e 16 eu só usava o típico risco preto na parte inferior do olho e já está. Depois é que fui vendo outras pessoas e tutoriais... Agora não sou expert nem nada que se pareça, mas já sei o básico e as pessoas costumam elogiar a simplicidade das minhas maquilhagens, com aquele toque mais "up". De vez em quando é preciso saber adequar ao contexto. Continuo a não ser de grandes produções, tanto que nem invisto em produtos caros (tenho o básico e de marcas acessíveis), mas já sei fazer umas coisinhas e sei o que se adequa a mim e ao meu estilo de vida.

Basta ver tutoriais e a pessoa já aprende :)

Mafalda Gaiteira disse...

Penso que o segredo da maquilhagem é praticar muito e acima de tudo ter paciência... Paciência para um bom esfumado e para um bom eyeliner, por exemplo! Não sou nenhum expert em maquilhagem e às vezes também fico confusa, mas às vezes é preciso mesmo arriscar, tentar e experimentar! Em todo o caso cada pele é uma pele e cada uma tem as suas necessidades... Por exemplo, uma pele demasiado seca pode dispensar-se a base em pó ;)!

Gostei de ler.

Beijinhos,
Joana*

Andreia Morais disse...

Não ligo muito a maquilhagem, o máximo que uso é lápis preto e rimel. Mas a verdade é que um manual de instruções dava imenso jeito em certas alturas, porque até temos vontade de nos arranjar mais um bocado e como não sabemos desistimos da ideia.

mysupersweettwenty disse...

Os manuais ajudam e muito!

Ana disse...

Concordo. Eu sou um Maria-do-dia-a-dia e às vezes gostava de ma aventurar nessas coisas mas se não seguir os passos, saí-me tudo furado. Fico com os olhos tipo panda!

Miguel Pereira disse...

Acho que nunca ficas surpresa se te dizer que percebo 0 do tema. Fico mesmo como um burro a olhar para um palácio no que diz respeito a maquilhagem xD ahahah

http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

Ana Carvalho disse...

Oh, muito obrigado por me teres mencionado. :D
Eu também sabia zero, nada de nada! Depois fui vendo tutoriais, lendo livros sobre o assunto e fui aprendendo. :P não sou uma expert, mas tento fazer sempre o meu melhor. :)

Beijinhos

-H disse...

nunca uso maquilhagem haha