12 de maio de 2016

Happy Nurse Day!

Nursing is an art: and if it is to be made an art, it requires an exclusive devotion as hard a preparation, as any painter’s or sculptor’s work; for what is the having to do with dead canvas or dead marble, compared with having to do with the living body, the temple of God’s spirit? It is one of the Fine Arts: I had almost said, the finest of Fine Arts. - Florence Nightingale

Como uma Enfermeira formada, há bastante pessoal a perguntar-me o que acho de Enfermagem ou se os aconselho a seguir essa carreira... É sempre uma pergunta difícil de responder, porém quando me inscrevi na Ordem dos Enfermeiros em Portugal há 5 anos atrás (credo, como o tempo passa), num dos imensos folhetos apareceu-me o seguinte: "A Enfermagem, é uma profissão apaixonante… mas muito exigente! Se gosta de coisas difíceis, então escolha a Enfermagem." E por incrível que pareça, acho que isto resume bastante bem a nossa profissão, LoL.

Mal se começa o curso de Enfermagem é logo assim uma estalada de unidades curriculares e a violência dos estágios, depois quando se acaba o curso, é normal ver o pessoal a chorar baba e ranho. Quando virem tal cenário, saibam que o povo está a chorar é de alívio e de medo ao mesmo tempo. Bem, de alívio porque, finalmente, acabamos um curso de 4 anos que parece que nos tirou 10 anos de vida; e de medo porque se achámos o curso desafiante, pensamos como é que será de facto exercer a profissão!
A seguir é a façanha de encontrar um emprego na área de Enfermagem. Se for no nosso país, ou vocês nasceram com o cu para a lua ou então têm que engolir muitos sapos e se sujeitar a muita coisa. Se for noutro país, independentemente de onde seja, temos que nos habituar a uma nova língua e a uma nova cultura tanto social como profissional.

Contudo, nós passamos tudo isto e muito mais porque Enfermagem não é apenas uma profissão mas sim uma paixão... uma arte! Apesar de muitas das vezes não sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, continuamos a fazer o que mais gostamos, que é cuidar dos nossos queridos pacientes e angariar aventuras que mais dava para escrever um livro. Acordamos todos os dias (ou noites) e marchamos para o hospital, qual batalhão de guerreiros, ignorando fins-de-semana ou feriados, em prole dos nossos pacientes.

Por isso, hoje em especial, partilhem, gostem ou deixem uma mensagem a um Enfermeiro que vocês conheçam... Não custa nada e nós, Enfermeiros, agradecemos o miminho.

42 comentários:

Xica Maria disse...

Feliz dia, vocês são anjos na terra!

Joana disse...

Parabéns a ti e à classe de enfermeiros em geral. Passei recentemente 3 dias num hospital (como acompanhante) e vi bem o quão extenuante é a vossa profissão. Depois como tudo existem os maus e bons profissionais, quero acreditar que a maioria são bons :-) E os bons são verdadeiros anjos na sua profissão e fazem de tudo ao seu alcance para auxiliar os doentes... Que continuem assim!!! (mas comigo fora dos hospitais eheheheh) Beijinhos

Raspberry disse...

Parabéns a ti C. e a todos os enfermeiros espalhados por este mundo fora!

R: fiquei confusa com o teu comentário mulher xD não sei se algum dia dei essa impressão ou não, mas não sou enfermeira nem nada que se pareça.

C. disse...

Não fiques confusa mulher :D simplesmente disse "nosso" pois não é só meu ;)

Sofia disse...

Feliz dia dos enfermeiros, vocês merecem (;

Just a Lady disse...

Feliz dia :) beijinho*

Renata disse...

Feliz diz para ti também, doce. Identifico-me tanto com o que escreveste. Acabo este ano o curso e se por um lado estou ansiosa por começar no mundo do trabalho, por outro estou completamente assustada. Mas, ser Enfermeiro/a é um dom e eu não poderia estar mais orgulhosa do que escolhi!

Daniela disse...

Feliz dia para todos os enfermeiros :)

Beijinhos

Daniela Silva disse...

É uma profissão que admiro muito. Mais que médicos ^^


Beijinho meu,
http://danielasilvablogof.blogspot.pt

Unknown disse...

Muitos parabéns! São os guardiães da vida. Mereciam ser mais reconhecidos pelo excelente trabalho.

Miúda disse...

Feliz dia Sra. Enfermeira :)

Unknown disse...

Tenho o maior respeito e carinho pela vossa profissão. Já convivi com enfermeiros em fases boas e menos boas da minha vida e, apesar de existirem bons e maus profissionais (como em todas as áreas), foram um apoio muito grande para mim. Via nos enfermeiros, mais do que nos médicos, pessoas solidárias, altruístas e muito humanas que tinham um verdadeiro dom para não só cuidar da saúde das pessoas mas, muitas vezes, da alma.
Considero a vossa profissão uma das mais bonitas e importantes que existem, a par dos professores e educadores. Vocês podem fazer uma verdadeira diferença no mundo.

Unknown disse...

obrigada pelo comentário <3
feliz dia :D

www.pinkie-love-forever.blogspot.com

Catarina disse...

Feliz dia para vocês ^^

Ana Mendes disse...

Feliz dia dos enfermeiros!
Beijinhos, NANA blog

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Vocês são anjos na terra.... disse a primeira comentarista....
Venho de uma família de enfermeiras... tias e primas....
Minha tia uma vez me disse... a Enfermagem é um sacerdócio, mais que uma profissão.
E sei que o dia é dedicado à Florence Nightingale..!!!

pequenasvontades disse...

Parabéns pela tua profissão!
Só me apercebi da importância da vossa profissão quando estive internada. São realmente uma parte muito importante da cura de um doente.
Beijinho

Maria do Mundo disse...

Pois prefiro bem os enfermeiros aos médicos!!!! Viva aos enfermeiros.

Diana Fonseca disse...

Tenho uma grande amiga que é enfermeira. Feliz Dia!

Carina Vardie disse...

Happy nurse day! You do an incredible job !

xo
www.carinavardie.com

Tiara disse...

é uma profissão lindissima, tenho algumas amigas que tambem são, e são todas maravilhosas,
=D

Liℓiαnα☆ disse...

Feliz dia!! ;)

Janny disse...

muitos parabéns pelo teu dia :)

ernesto disse...

Em primeiro lugar, espero que tenhas tido um excelente dia!
Em segundo lugar, eu não sou enfermeira. Pelo menos, por agora :) gostava de ter seguido enfermagem mas, como chumbei a matemática, optei por tirar um curso de técnica auxiliar de saúde, que me dará as mesmas oportunidades no que diz respeiro ao ensino superior. E sim, tenciono, daqui a uns anos, poder comemorar este dia!

Unknown disse...

Minha mãe estuda enfermagem e sei o quanto é uma profissão difícil. Mas no fim compensa, pois ela adora! E eu também fico muito feliz! Parabéns a todos os enfermeiros ❤️

Beijos,
Letra Garrafal

Saltos Altos Vermelhos disse...

C. esta é para ti também: https://www.youtube.com/watch?v=BBXBqd9sTgk
;)

Marta Moura disse...

Happy day! :)

Berço do Mundo disse...

Olá. Venho agradecer e retribuir o seu amável comentário no meu cantinho. Espero que continue apaixonada pela profissão que escolheu, apesar de a ter levado para longe de casa.
Abraço
Ruthia d'O Berço do Mundo

Unknown disse...

Babe. adorei a parte de nascer com o cu para a lua. Mas agora sinceramente. Acho que quem nasceu para enfeemagem se identifica nas tuas palavras. Mj

Unknown disse...

Babe. adorei a parte de nascer com o cu para a lua. Mas agora sinceramente. Acho que quem nasceu para enfeemagem se identifica nas tuas palavras. Mj

Annie disse...

olaaa , obrigada por te lembrares de mim e desejares me um bom dia do enfermeiro ^-^ Ainda estou só no ínicio e realmente enfermagem é bastante exigente , mas no fim acaba por compensar. Claro que entristece um pouco ainda existir muita gente não reconhecer enfermagem e dar-lhe o devido crédito que ela merece e haver pessoal que isto é super fácil e que os estágios fazem-se na boa e pensarem que somos meros assistentes e que apenas cumprimos ordens :/
Mas seja como for, somos educação, somos apoio, somos conforto, somos compreensão, somos muito mais , somos enfermagem <3

Bella Condessa disse...

É uma profissão muito nobre, mas não queria ser enfermeira. Trabalhei 5 anos num hospital, e os enfermeiros fazem o trabalho mais sujo que os médicos não fazem nem querem fazer. é preciso ter muito amor à camisola.

Carolina Ferreira disse...

Olá :) Oh, não sabia! Como sou de Fisioterapia, o nosso dia é a 8 de Setembro! :) Beijinhos! Espero que tenhas tido um óptimo dia !

Cadinho RoCo disse...

Parabéns pelo seu dia e carreira tão dignificante.
Cadinho RoCo

Pensamentos Com Asas disse...

Realmente o trabalho de enfermagem é puxante! Mais é muito bom ver os os sorrisos de quem cuidamos não é verdade? Sou formada em enfermagem, mas atualmente trabalho como técnica de laboratório hospitalar.

Obrigada C. por vistar o meu cantinho. Beijos linda.

Sara com Cafe disse...

enfermagem é uma ciencia da resistência... e tenho dito!

abraço profundo.

Rita Teixeira disse...

Ohh obrigada por te lembrares de mim :D

Ainda só estou a acabar o 2º ano e já acho tudo isto mais cansativo e desafiante que sei lá o quê! Tenho imenso receio do próximo ano, pois não me consigo imaginar em estágio :s

http://mundodablue.blogspot.pt/

DESBRAVADORES DE LIVROS disse...

Parabéns pelo seu dia. A enfermagem é uma carreira belíssima.

Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

Missy M disse...

Todo o mimo é pouco para vocês, merecem mesmo! Feliz dia (atrasado)! :)

Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

Rute Marques disse...

Ainda não entrei na universidade, mas enfermagem está numa das minhas opções de curso.. Mas nao seria enfermagem geral...

Compreendo que seja mesmo bastante dificil, uma engfermeira tem de se sujeitar a muitas coisas, horarios diferentes, pessoas diferentes... acredito que seja um trabalho mesmo complicado e que talvez assistam a coisas que mais valia nem terem visto.. Acredito que, muitas vezes, vos deve dar aquela vontade de desistir, afinal todos somos humanos. Mas como se costuma dizer, quem corre por gosto não cansa. E e bem verdade. Para ser enfermeiro tem de se ter essa paixão enorme por cuidar dos outros, e felizmente ainda há pessoas com essa paixão!

Muitas felicidades e que tudo corra pelo melhor, para ti e para os teus colegas de trabalho :)
Beijinhos! http://wherebelong.blogspot.pt/

Owlonmars disse...

❤️

Jovana Tomic disse...

Very beautiful and nice post. Happy day!

Follow for follow? <3

http://www.ioannesstyle.com/