20 de novembro de 2016

A falsidade do fitness


Como já vos tinha dito há algum tempo, mudei um bocado o meu estilo de vida e tornei o exercício como um elemento essencial do meu dia. Com isso vamos pesquisando e procurando muito mais... o que pode levar a frustrações pois existe muito boa gente a ganhar dinheiro com isto. 

Se pesquiso algum fitness expert vejo mais do que um par de posts, se vejo que as fotos são hiper-mega produzidas, nem sequer vejo mais. Porquê? Porque normalmente esse pessoal está cheio de manhas para mostrar um corpo que não é exactamente real, além de que muitas das vezes têm uma equipa (qual a equipa das boxes da Ferrari) a tratar do cabelo, maquilhagem e poses.
Isto das poses, então, é extremamente importante pois muitas das vezes ficamos com uma ideia errada de como o nosso corpo devia estar/ficar com aquele exercício específico ou simplesmente com a mudança de dieta.

É importante pois quando estamos a mudar de estilo de vida, precisamos de objectivos realistas, de apoio e inspiração. Não estou a dizer que procurar fitness experts é uma coisa errada, eu também o faço, simplesmente escolho os mais verdadeiros.

Uma delas é a Emily Skye, que faz imensos vídeos com exercícios que podemos até fazer em casa, colocando mais fotos de pessoal que seguiu o seu programa do que suas. Contudo, quando coloca fotos da sua pessoa, coloca-as como avisos. 
Por exemplo, a primeira foto ela explica como uma pose pode modificar a forma como vemos o nosso corpo. Ela tem uma verdadeira barrinha de chocolate como abdominais mas mesmo quando se senta tem um "rolinho"... porque isso é normal! Ou então mostrando a diferença de a sua aparência normal com uma foto em que está maquilhada e com o cabelo arranjado.
O post que me deixou de queixo no chão e o que me levou a segui-la foi o post sobre o "síndrome de barriga inchada", que nos assalta infelizmente uma vez por mês... mostrando duas fotos suas no mesmo dia, mostrando a diferença e como isso é, outra vez, normal.

Além de que ela avisa sempre os seus seguidores a terem objectivos realistas, a manterem-se saudáveis, nada de dietas malucas e para terem os devidos cuidados quando estão a fazer exercício. E é assim que deve ser!


20 comentários:

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Perfeito...!!
Nada da ditadura do corpo!!!
Beijos!

Konigvs disse...

Alteza,
quase tudo é falsidade nesta sociedade. Quer-se quase sempre aparentar o que não corresponde à realidade. Começa no mais imediato que é a parte física e depois vai aí por diante. Mostrar que se tem a relação perfeita mesmo que se ande a comer o colega de trabalho; mostrar os filhos perfeitos-que-fazem-mais-atividades-que-os-vizinhos; mostrar a-nova-bugiganga-eletrónica-supérflua-espetacular, mostrar o carro perfeito mesmo que já se tenha o salário penhorado por falta de pagamento etc etc...

Até à data nunca entrei num ginásio e Odin me livre de tal castigo!
Bucólico-anónimo
Multi-resistente


Valentina Muniz disse...

Exacto. Muitas pessoas andam a tentar ter um tipo de corpo que não existe, devido às publicações que muitas modelos e afins fazem.
Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina ||
FACEBOOK ||
Croquis - Home Decor

Andreia Morais disse...

Deviam ser todos assim!

Cátia Rodrigues disse...

Por acaso já a acompanhava e gosto muita desta sinceridade dela!

THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

Ana Fernandes disse...

Acho muito bem as pessoas perceberem que nem tudo que aparece nas redes sociais é real! Muitas bloggers altamente conhecidas por exemplo têm uma equipa inteira a trabalhar com elas para terem fotos sempre perfeitas! No mundo da maquilhagem então isso é escandaloso!

Gostei muito do teu post! Segui o teu blog! =)

www.anafernandes.ch

O Biquíni Dourado disse...

Concordo com tudo! =D

Grande post! E já fiquei fã da menina também!

Um beijinho dourado.

Melanie Moreira disse...

Adorei o post! Faz mais posts assim parecidos!

Beijinhos
That Girl

Gaja Maria disse...

Verdade! Muitas vezes corremos atrás de certos ídolos e vai-se a ver nada é como imaginamos. Desporto sim, dieta alimentar sim, mas com juízo e sem loucuras :)

[B] disse...

Um texto muito verdadeiro. Passamos uma vida a idolatrar pessoas perfeitas que na verdade não existem. E cada vez mais nos vendem a imagem do corpo perfeito e isso deixa-nos frustrados pois por muito que nos esforçamos não conseguimos alcançar. A tv, as revistas, a net, todos nos enchem com imagens irreais. Não conheço essa senhora que falas mas pelo que descreves parece-me que vou começar a segui-la ;)
Beijinhos

Tulipa Negra disse...

Acho essa honestidade muito importante. Existem pessoas à procura de um ideal perfeito que por vezes nem existe.

м♥ disse...

É muito importante irmos buscar inspiração e motivação a outros também, mas há que ter em conta que metade das coisas que são publicadas são falsas ou muito bem pensadas para criar ilusões.

Claro que se eu me encolher toda, usar uma pose perfeita, vou ficar com uma barriguinha de sonho, por exemplo. Há fotos de antes e depois em que as pessoas parecem mesmo mais magras mas tem a ver também com a distância a que as fotos são tiradas, por exemplo. Eu cá ainda hoje deixei de seguir imensas páginas de fitness e de fitness experts porque estou cansada de levar com corpos aparentemente bonitos e fit durante todo o dia. Sou como sou, cuido de mim, sou saudável... Não preciso de ter uma barriga colada às costas para ser feliz nem dessa pressão constante na minha vida.

Rute Matos disse...

Verdade verdadinha!!
Infelizmente a nossa sociedade está minada de situações assim.

Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

Noelle Simpson disse...

concordo plenamente contigo! não há nada mais enganoso do que as imagens do google "before and after workout plan", então se for de rabos, deus nos livre! fazem de tudo e mais alguma coisa para nos ludibriar!
beijinhos, Noelle :) http://supergirlinconverse.blogspot.pt/

Maria Vieira disse...

Encontro com muitas fotos assim no Instagram, mas o que ainda acho pior é a publicidade descarada que algumas celebridades fazem por lá a produtos de emagrecimento, como os chás.

All We Need Is... | Passatempo Botilândia

Rute Matos disse...

Cada vez mais é-nos imposta a importância e o culto da imagem e com as redes sociais tende a piorar. Só tenho receio pelos mais novos que não tenham cabecinha e que acabem por fazer asneiras só para obterem um corpo "perfeito".

Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

Rute Matos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Santos disse...

Já me critiquei muito, e às vezes ainda deixo que isso me afecte, à conta destas imagens perfeitas que a internet nos mostra. É bom ver o outro lado mostrado por quem, muitas vezes, é considerado um modelo ou exemplo de perfeição a seguir. :)

Mary Brown disse...

C a perfeição que vemos na net, em revistas, etc, é a maior parte das vezes falsa. Quanto ao tema eu acho que as pessoas devem procurar uma vida saudável e, acima de tudo, serem felizes. Ao se começar a fazer exercício físico tem que se estar certa de que será para continuar porque, senão, será ainda pior.
Eu nunca fiz exercício físico, a não ser andar muito a pé, não utilizo o carro dentro da cidade, detesto obrigações. Acho que importante importante é ser feliz. O corpo não dura eternamente em forma e bonito, os anos, façamos o que fizermos acaba por se modificar com a idade. A felicidade essa pode ser eterna. Beijinhos

Avelã disse...

Penso que também 'tropecei' na página dela aquando dessa publicação da barriga inchada, que teve imensas partilhas! É bom que haja pessoas a partilhar o lado real das coisas :)