14 de junho de 2017

My first audiobook: Born a Crime



Nunca fui muito de audiobooks e para quem não sabe um audiobook é basicamente uma gravação do livro a ser lido, pelo autor ou não. Por exemplo, como vocês sabem eu sou obcecada em Harry Potter, então arranjei os audiobooks da colecção que ainda por cima são lidos pelo fantástico Stephen Fry. Contudo, tenho-os guardados mas nunca os ouvi por completo.

Neste caso, decidi ouvir o audiobook do comediante Trevor Noah, que para quem o conhece, sabe que principalmente ele partilha as suas histórias de como foi crescer no Apartheid da África do Sul, entre outras peripécias que agora ele comunica com humor mas que na altura foi extremamente complicado. O título explica o quão ridículo o Apartheid foi, nascido um crime pois a mãe é preta e o pai é branco, na altura era proibido por lei haver qualquer tipo de interacção.
Então o livro é isso mesmo, a explicação de como é que os pais dele se conheceram, o tiveram, como tiveram que viver em família (em casas separadas), a força da natureza que é a mãe dele, que muito sinceramente ela precisava de o ser pois o Trevor era bastante traquina e fazia bastantes asneiras, LoL. 
Ele conta como foi crescer numa sociedade onde ele não se enquadrava em lado nenhum, as aventuras de como é viver num país onde existem 11 línguas oficiais e demonstra o seu fantástico conhecimento de pelo menos 5 dessas línguas! Foi por isso mesmo que decidi em vez de ler de ouvir o livro pois ele diz as falas nas outras línguas depois traduzindo para inglês, o que acho fantástico pois as 5 línguas soam todas completamente diferentes, o que nos faz questionar, como raios é que o pessoal se entende? 
A minha língua favorita é definitivamente a Xhosa, que é a língua dos cliques, que por acaso é a língua que ele cresceu a ouvir pois a família materna do Trevor Noah é Xhosa. Contudo, o Apartheid não foi assim há tanto tempo, foi abolido apenas em 1991 porém ele não menciona apenas o racismo e preconceito no seu livro, fala também em violência doméstica, abuso de poder policial, favelas, entre muitas coisas!

Aconselho vivamente este livro e principalmente o audiobook, estão simplesmente fantásticos, com tanto sentido de humor mas também com muitas passagens que nos faz pensar.... 


16 comentários:

S* disse...

Nunca usei audiobook... mas fiquei curiosa!

The Pink Elephant Shoe disse...

Nunca experimentei nenhum, mas fiquei curiosa!

THE PINK ELEPHANT SHOE

Kati Dias Antunes disse...

Nunca experimentei o audiobook, mas deve ser interessante :)
Beijinho, Kati

katiantunes.com
Sorteio no blog AQUI

Inês Silva disse...

obrigada pelo comentário <3
parece ser super interessante :D

www.pinkie-love-forever.blogspot.com

Andreia Morais disse...

«Nunca fui muito de audiobooks», sou igual! Prefiro muito mais ler a história. No entanto, acredito que a experiência seja completamente diferente, até porque ouvi-la ser contada por alguém permite dar vida às palavras e sentir com mais intensidade o que é descrito.
Fiquei bastante curiosa com este!

Cláudia S. Reis disse...

Acho que nunva ouvi um audiobook! Mas fiquei curiosa com este livro!

O Cantinho da Fia disse...

Nunca ouvi nenhum audiobook, mas deve ser super interessante. Para quem passa muito tempo dentro do carro, também pode ser uma boa forma de aproveitar esse tempo para ouvir um bom audiobook ;)
Beijinho

Sofia Moniz disse...

Eu já ouvi alguns audiobooks, mas continuo a preferir formato papel :D
Beijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube

Universo da Marta disse...

Nunca ouvi nenhum audiobook, tenho que experimentar.
A história parece ser interessante.
Beijinhos
http://universodamarta.blogspot.pt

Sweetgirlythings disse...

Nunca experimentei mas já vi uma blogger dizer que naquelas noites que o sono não aparece o audiobook é uma excelente forma de conseguir adormecer tranquilamente :) nunca experimentei o audiobook mas até tenho curiosidade, não para adormecer mais rápido mas por ser uma experiência diferente!

O eco-resort fica mesmo na península de Tróia :)
Beijinho

sosweetgirlythings.blogspot.pt

A mamã vai casar disse...

Nunca ouvi um audiobook, mas agora com a tua descrição fiquei curiosa :)

Kéké disse...

Fiquei com imensa vontade de experimentar esses audiobooks! Beijinho

The Brunette's TofuInstagram

Mrs. Margot disse...

Nunca ouvi audiobooks mas tenho muita curiosidade, tenho um do livro da Ellen Degeneres, está na lista de espera. :)

MRS. MARGOT

Candybabe disse...

Nunca experimentei...
Estou em tras-os-montes, vou às rondas das tascas de Atenor!!!!

Xana disse...

Nunca usei audiobook :p

Desbocada Mental disse...

Eu tinha a mesma opinião sobre audiobooks!
Falei disso aqui: http://desbocadamental.blogspot.pt/2017/05/ouvindo-1.html

Os narradores influenciam bastante...
São otimos para ouvir enquanto se faz as tarefas diarias. O tempo passa a voar.

beijinho