4 de julho de 2017

Portuguese: the best fans



Para quem segue o Reino no facebook, sabe que no final de Junho andei a partilhar vídeos do WTCC na Bila... infelizmente não foi tão feliz como no ano passado em que o Tiago Monteiro ganhou, contudo este ano foi na mesma ao pódio.

Não só o facto de o WTCC decorrer na Bila ser bom em termos turísticos mas é também uma excelente oportunidade de transmitir para o mundo inteiro que Portugal não é apenas Porto, Lisboa ou Algarve. No meio das montanhas no Norte de Portugal, existe uma cidade cheia de potencial, esquecida até pelos próprios portugueses... Contudo, a culpa não é só deles, a culpa é também dos media (como já mencionei noutro post), exemplo disso é que os melhores vídeos de resumo do WTCC são de canais estrangeiros que mostram o potencial da região, tanto do circuito citadino em si como da gastronomia e paisagens. Os canais portugueses? Vão falar com os velhotes das aldeias. Não acreditam em mim? Estejam com atenção e vejam uns clips. 

Anyway... depois do meu desabafo é bom ver que estas mentalidades estão a mudar pois apesar dos media passar a ideia que a Bila é só velhos, couves e vacas, as redes sociais acabam por contradizer bastante. Uma das opiniões a circular pelas redes sociais é do Júlio Sousa que para quem gosta de desportos motorizados conhece este comentador, que disse que o se vive em Vila Real na semana das corridas é muito especial pois transpira-se uma verdadeira paixão pelas corridas. Que apesar de já fazer este trabalho há muitos anos e ainda como ex-praticante também tanto a nível nacional como a nível internacional, que o que se transmite em Vila Real é raro. É uma cidade inteira cheia de petrolheads, de aficionados, que se juntam tanto para torcer pelos seus pilotos favoritos como recebem com todo amor e carinho os turistas que vêm fazer o mesmo.

Outra opinião e esta muito importante foi da própria FIA (Federation Internationale de l'Automobile) que nomeou os portugueses como os melhores fãs, tanto pela sua paixão como pela sua hospitalidade. Quanto à primeira, a paixão que os portugueses têm pelos seus pilotos dá-se conta pois Portugal é o único país onde se quebra o protocolo do pódio. Isto é, quando o o piloto sobe ao pódio tocam apenas 30 segundos do hino do seu país de origem... Obviamente, que quando um piloto português sobe ao pódio, incluindo o Tiago Monteiro, o povo português não se deixa calar assim e quando o nosso hino toca, mesmo sem música, o público canta até ao fim!

Se quiserem sentir esta emoção e atmosfera em pessoa, estejam atentos às corridas em Vila Real!

8 comentários:

Sofia disse...

O meu namorado andou atento às corridas e concordo plenamente contigo, são os media nacionais a passarem a imagem menos interessante do evento e da região!

The Pink Elephant Shoe disse...

Acreditas que nem conhecia? :S shame on me!
THE PINK ELEPHANT SHOE

Ana Fernandes disse...

O povo Português é sempre virado para a festa e quando toca o Hino não da para estar calado!!!
Somos os melhores;)


Beijinhos

anafernandes.ch

Inês Silva disse...

obrigada pelo comentário <3
por acaso eu desconhecia! esse tipo de coisas têm de ser mesmo mais divulgadas :)

www.pinkie-love-forever.blogspot.com

Andreia Morais disse...

É uma culpa de parte a parte: os media centram-se muito nas grandes cidades, mas também sinto que muitas pessoas não têm interesse em conhecer mais do nosso país. Apesar disso, é incrível perceber a união dos portugueses em momentos que nos implicam a todos.

Sofia Moniz disse...

Olha, por acaso também desconhecia completamente :o
Beijinhos,
An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
Youtube

Mrs. Margot disse...

Não conhecia, mas a verdade é que também não acompanho essa modalidade. :)

MRS. MARGOT

Fernanda disse...

Confesso que não conhecia a corrida!!

Um beijo,

www.purestyle.com.br