26 de julho de 2018

Saltarinhos vs. Aranhas



Chega sempre a uma altura de qualquer pai, em que ficamos indecisos entre algo para os nossos rebentos. Queremos o melhor para eles, é normal... Mas às vezes, por falta de informação, não sabemos o que é melhor.

O mesmo nos aconteceu quando o Príncipe começou  a ficar cheio de genica, a segurar a cabeça e a querer mexer-se mais. Ficámos indecisos entre comprar um saltarilho (jumperoo) ou uma aranha (walker)
Mas como ser enfermeira não tem só desvantagens... Perguntei a cirurgiões ortopedistas pediátricos com quem trabalhei durante anos e confio imenso!
O conselho foi: aranhas não! Os saltarinhos promovem o desenvolvimento dos músculos, ensina os pequenitos a literalmente saltar, usar as perninhas coordenadas e dependendo do saltarilho ajuda no desenvolvimento cognitivo também.
E porquê, aranhas não? Pois o conselho dos profissionais da área é que os aranhas causam maus vícios com os pézinhos, o que se torna problemático no desenvolvimento dos pequeninos.

Obviamente que cada pai faz o que acha melhor para os seus filhos mas para quem não sabia ou estava na dúvida como eu, fica aqui a dica!

8 comentários:

nat. disse...

Olá!
A mim, também desaconselharam a aranha por ser mais propensa a causar acidentes (baterem em mesas, cairem das escadas)...
Beijinhos

Andreia Morais disse...

Aqui fica uma excelente ajuda! Acredito que esta dúvida seja partilhada por vários pais, assim, podem escolher com mais consciência :)

A TItica disse...

A pediatra também nos disse logo que aranha nem pensar... o que arranjamos foi um andador e ele adorou!!

Simple Girl disse...

Por acaso tinha a ideia totalmente oposta, ainda bem que fizeste este post, andava com a ideia errada!

doismaisuma disse...

Por aqui os avós ofereceram a aranha, mas opiniões à parte sobre o mais adequado, o que constato como mãe é que se gasta fortunas por apetrechos que eles usam durante um mês ou dois (e durante algumas horitas só) e depois nunca mais ligam. E ficamos com a casa atolhada de tralhas e a carteira mais vazia :P

Desbocada Mental disse...

O pediatra da minha filha também desaconselhou a aranha por esses mesmos motivos.
Acabei por não comprar nada... E não achei que fizesse falta... Como é como dizes, fica ao critério dos pais!


Matilde disse...

Pois por aqui também fizemos essa questão ao médicos e enfermeiros e a resposta foi: a mesma Hehe ;)

C. Correia disse...

Eu, em bebé, andei numa aranha e optei por arranjar uma também para o meu menino. Ele gosta embora não fique lá muito tempo mas não acho que faça mal. Não tenho escadas em casa e não há riscos de acidente. Mas sim, fica a critério dos pais... faz-me lembrar como o uso da chucha. Uma verdadeira discussão entre o certo e o errado! Ahahah :)
Bjinhos!