Acho que é escusado dizer que a espécie que se destaca (pelo melhor e pelo pior) neste planeta é definitivamente o ser humano moderno. Não é pelo facto de que temos Netflix ou a nossa habilidade de dar a volta ao mundo num só dia, ao contrário dos nossos "primos" peludos que além das suas casas, o mais longe que vão é para os zoos.
A grande diferença entre as duas espécies são mesmo os nossos olhos. Não como os olhos são o espelho da alma mas pelo facto de nós termos a esclerótica (a parte branca dos nossos olhos), enquanto que os macacos têm a esclerótica castanha ou preta.
A grande razão para isto, é que os nossos olhos são para serem vistos. Isto é, pois nós evoluímos trabalhando em conjunto! Por exemplo, se um tigre dente-de-sabre estivesse por perto e eu estivesse a olhar para ele, outra pessoa conseguia seguir a direcção do meu olhar e saber de onde viria o perigo. Se isto não acontecesse não chegávamos à era estonteante da Casa dos Segredos, LoL. Enquanto que com os macacos se um deles estiver a olhar para um cacho de bananas, outro não conseguiria seguir o olhar por causa da esclerótica.
E o que é que vocês aprendem com isto? Está-nos nos genes sermos cooperativos, enquanto que com os macacos está-lhes nos genes serem competitivos. E o cerne da questão é que nós evoluímos para ajudar outros humanos... por isso, é que eu não percebo tanto racismo, xenofobismo e homofobia. Todos temos esclerótica branca, todos temos sangue vermelho e apesar de algumas diferenças, essencialmente somos o mesmo! Não acham?
12 comentários:
Bem interessante :D
Temos enraizada a competitividade.talvez por isso aconteçam todas as coisas de que falas :)
Concordo que devíamos estimular a cooperação mas discordo da ideia de que os 'macacos' vivam em competição em vez de cooperação. Sugiro o 'The Ape and the Sushi Master' do Frans de Waal que é um livro muito muito interessante acerca de como podemos aprender com os 'macacos' a cooperar.
Tecnicamente, só somos diferentes por fora, um só órgão faz a diferença toda para muita gente. De resto, a tudo correr bem, por dentro somos todos iguais... E por foram geralmente temos dois olhos, um nariz, uma boca, duas orelhas, 5 dedos em cada mão e cada pé, por aí fora. Mas não sabia isso dos olhos dos símios, já me ensinaste qualquer coisa hoje ;)
Muito interessante, gostei imenso.
Gostei da da tua dissertacao, caramba tao apropriada aos tempos que correm... mas ha necessidade do ser humano ser assim?...
Enviar um comentário