22 de maio de 2019

Mistborn series: The Final Empire (opinião SEM spoilers)


"Reen had always told her that a girl needed to be tough - tougher, even, than a man - if she wanted to survive."

Este é o primeiro livro da saga Mistborn escrito pelo Brandon Sanderson. Tenho que mencionar que este é o meu primeiro livro que li em 2019... e só me apercebi do porquê de estar a demorar tanto tempo a ler depois, LoL. Para perceberem o que eu quero dizer basta verem o vídeo da minha book review

Relativamente ao livro em si, é simplesmente muito bem escrito. É fantasia, passado numa era tipo feudal, com um sistema de magia complexo mas extremamente consistente ao longo do livro. A escrita do autor está tão boa que ao se ir lendo o livro vamo-nos mergulhando num novo mundo, explicando governo, política, hierarquias sociais, preconceitos e muito mais!
A magia introduzida neste livro chama-se Allomancy, que é basicamente a capacidade de "queimar" certos metais, no nosso corpo, para dar poderes. Como por exemplo, melhorar os nossos sentidos, curar mais depressa, alterar os sentimentos e emoções de outras pessoas, etc. Mas obviamente isso requer treino... E o treino é requerido para o maior heist da história daquela terra, que é onde a nossa personagem principal está envolvida.

Adoro a interacção das personagens! Quando a personagem principal é feminina, autores tendem a dar-lhe um diálogo mais condescendente mas este não. Aliás acho que me apaixonei de facto de como esta personagem evoluiu... sabes já sabem que odeio personagens femininas coitadinhas. No início ainda pensei que ia ser esse o caso mas não, apenas a personagem passou por muitos traumas e isso reflecte-se na sua descrição.

Contudo, (e é aqui que a @thephoenixflight está a revirar os olhos porque eu fui logo chateá-la com isto) eu fiquei desiludida pelo facto do romance não estar elaborado no final do livro. Eu não estou a dizer que é preciso romance em todos os santos livros mas se o autor vai pegar nesse elemento, então há que fazer um bom trabalho e talvez tenha ficado tão irada porque o livro está tão bem escrito, o enredo tão envolvente, que uma pessoa esperava mais. Aliás, eu fiquei tão fula que dei 3 estrelas a este livro no Goodreads mas vou mudar a classificação agora que já me acalmei um bocado, LoL.

Vocês já leram este livro ou algum deste autor? Ficaram curiosos para ler este livro ou fantasia não é bem o vosso género?


Review em vídeo: IGTV - The Final Empire

4 comentários:

Green disse...

Não conheço, confesso.

Anónimo disse...

Não consigo ler, parece que nunca tenho tempo.
https://acorujaeacorujita.blogspot.com/

Kique disse...

Interessante livro
Não conheço o autor
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - O poder do marketing - Dia da Criança

Jessinha Cruz disse...

Se te referes ao romance que eu penso (que não posso falar se não é spoiler) apenas te digo "lê os próximos livros" :P