2 de julho de 2019

Body Positivity?


Ora bem, na altura que isto saiu, eu não disse nada mas... Não sei se se recordam desta capa de revista, que na altura deu bastante que falar. Portanto, quando saiu esta capa, as pessoas aplaudiram pois promovia "body positivity". Como já tinha falado aqui no Reino, eu sou totalmente contra a quantidade indecente de photoshop que o pessoal usa nas revistas ou simplesmente em ensaios fotográficos. Contribuindo assim para ideais de beleza completamente irreais. 

Contudo, eu não sei se concordo com esta capa.

Acho fantástico o facto da modelo se sentir bem no seu corpo mas não acho que contribua para a body positivity. Para mim, os ideais de beleza devem celebrar todos os corpos... saudáveis. O que quero dizer com isto? É que tal como as modelos anoréticas não são exemplo para ninguém, uma modelo obesa mórbida também não o deve ser.
Na minha modesta opinião, devemos promover estilos de vida saudáveis e isso não significa ter modelos em que nós conseguimos contar as costelas mas sim corpos "reais". Por exemplo, adoro as consideradas modelos plus size, com aquelas curvinhas invejáveis e aprecio muito as campanhas da Dove, que mostram corpos de mulheres, todas elas diferentes, saudáveis e sem photoshop... 

Será que me fiz entender? Eu não sou contra modelos plus size nem nada do género mas esta capa e as outras com as modelos anoréticas parecem-me um bocado o 8 e o 80. O que é que vocês acham sobre isto?


Nota: ia fazer este post em conjunto com uma modelo plus size, a lindíssima menina do Vestígios de um Batom, para o post ter ambos os lados mas infelizmente ela esteve muito ocupada e não conseguimos a colaboração. Talvez para uma próxima...

15 comentários:

Matilde disse...

E mais uma vez concordo ctg, só apologista do meio termo em tudo e isto não podia ser excepcao :) nem 8 nem nem 80, para mim uma alimentação equilibrada é melhor dieta :)

J* disse...

Super de acordo! Os extremos é que devemos evitar sejam eles quilos a menos ou quilos a mais.
https://jusajublog.blogspot.com/

A TItica disse...

Concordo... corpos saudáveis assim de tudo!

Catarina Fernandes disse...

Eu concordo 100%! Mas sabes que o conceito de mulher "normal" não traz rendimento à indústria! Nós apreciamos o meio termo, especialmente porque somos enfermeiras, porque sabemos o que se esconde por detrás de cada um desses extremos... e no caso desta imagem (e outras com que me cruzo na rua), penso "só espero que o dia em que esta pessoa cair numa cama de hospital, que não seja no meu serviço!". Pode parecer egoísta da minha parte, mas de facto não acho... para mim, ser "fit", devia estar mais focado com o ser o mais saudável possível (fisica e psicologicamente), especialmente depois deter sido mãe, sinto muito essa necessidade, porque quero estar bem para quem mais precisa de mim!

Daniela disse...

Concordo plenamente contigo. Eu também gosto imenso dos modelos plus size, mostram mulheres reais. Esta da capa infelizmente também é real, mas ser assim gordo não é saudável nem deve ser um exemplo.

Beijinho

Andreia Morais disse...

Tudo o que seja extremo não é benéfico, precisamente por passarmos do 8 ao 80, recebendo estímulos muito contraditórios. Aceitar o nosso corpo é fundamental, temos que nos valorizar e amar o que vemos ao espelho, mas quando já implica negativamente a nossa saúde não é saudável, não pode ser um exemplo positivo

Simple Girl disse...

Concordo contigo! E sabes que mais? Adorei ver o video da Dove, prendeu-me de inicio ao fim, é incrível como criamos uma imagem de nós, ligamos a certos pormenores que as outras pessoas na maioria das vezes nem notam...

Gaja Maria disse...

Concordo contigo. Uma coisa é um corpo saudável, outra é um corpo obeso mórbido ou anorético. O que é que isso pode ter de belo?

Kique disse...

Adorei o post
Os extremos é que falham não devem ser exemplo para ninguém
Bjs

Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - 1 em cada 3

Beatriz Sousa disse...

Eu acho que esta modelo incentiva as pessoas a não quererem perder peso e a não se preocuparem, quando a obesidade mórbida é um problema muito sério....

Laura Póvoa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Green disse...

Entendo-te perfeitamente e concordo a 100% contigo.

Cynthia disse...

Eu acho que te fizeste entender perfeitamente e estou de acordo! Extremos não são exemplo para ninguém, seja um ou outro.

Por detrás das palavras disse...

Concordo a 100% contigo! Esta capa mostra-nos uma pessoa com um grau de obesidade que compromete a saúde da pessoa. Acho importante, tal como deixaste claro no post, que ajude a desmistificar a ideia do corpo perfeito (esbelta, musculada e sem uma grama de gordura). Porém, acho errado passar uma mensagem onde não se valorizem hábitos de vida saudáveis.

Love Adventure Happiness disse...

Obesidade é uma doença que traz consigo imensas outras doenças e leva a morte precoce e já agora, achas mesmo que esta foto não está cheia de photoshop???
Há modelos "plus size" que na realidade são sei lá do teu tamanho ou do meu, que se calhar vestem 40/42 e na indústria da moda isso é que é plus size, que se calhar é mais normal que tamanho 32.
Enfim acho que a capa foi, como dizes, para o extremo oposto e extremos nunca são bons!