18 de agosto de 2019

Chernobyl



Eu não vou conseguir fazer uma review de jeito como esta série merece... está demasiado brutal. Em todos os sentidos da palavra!

Esta série é sobre um dos grandes eventos pós-Segunda Guerra Mundial, a explosão do reactor de Chernobyl em 26 de Abril de 1986, que ainda se mantem como o pior desastre nuclear da história, matando milhares de pessoas e contaminando tanto a União Soviética como território europeu.

Adorei que os realizadores tenham incluído o horror das vítimas de radiação, para mostrar mesmo que é preciso ter imenso cuidado com radiação e para nos dar também uma ideia do que estavam a lidar as pessoas na altura.
Contudo, apesar das diferenças a nível de conhecimento e tecnologia, ao longo da série apercebemo-nos que o desastre de Chernobyl está rodeado de mentiras, omissões e politiquices... O que faz sentido se souberem um pouco da cultura soviética que era basicamente seguir o que o governo dizia cegamente.

Já viram esta série? O que acharam? 

8 comentários:

FME disse...

Vi, adorei e recomendo. Acho que foi muito bem conseguida, desde o texto, à interpretação e até a banda sonora.

Por detrás das palavras disse...

Terminei há poucos minutos... Está produzida de uma forma a deixar-nos sem palavras.
Uma das mensagens que dali retiro, e que acho que ainda hoje se mantém atual, é: os políticos não querem ouvir os científicas e não valorizam o seu conhecimento.
É como escreveste, muita politiquice, muitas mentiras e muitas omissões andam por ali. E onde fica a visão dos que têm conhecimento, dos que dedicam muito da sua vida a procurar respostas (muitas vezes com financiamento público)?
Enquanto não existir um trabalho colaborativo, enquanto os ministros não saírem dos gabinetes e procurarem pessoas que realmente percebem das coisas, as catástrofes acontecerão, para grande tristeza minha.

A Pequenina disse...

Não conhecia a sérei mas fiquei curiosa por a ver :)

Beijinhos :*

omundodapequeninaaa.blogspot.com

Love Adventure Happiness disse...

Concordo contigo! Adorei a série!

Larissa Santos disse...

Hoje, de uma forma mais rápida, de maneira a chegar a todos. Espero a compreensão de todos. Cheguei com:- Entregas-me uma rosa num ávido beijo. {Poetizando e Encantando}

Bjos
Votos de uma óptima Segunda-Feira

Green disse...

Quero muito ver essa série.

Andreia Morais disse...

Ainda não vi a série, mas quero muito fazê-lo! Entretanto, encomendei o livro :)

Ricardo Silva disse...

Confesso que ainda não a vi, apesar da minha curiosidade!
Escusado será dizer que já imensa gente me "chateou" para eu começar a ver essa série ahahah :)