14 de agosto de 2019

Feminismo ou Igualdade?


Eu sei que muitos homens dizem que nós mulheres somos um disco riscado com a cena de feminismo mas esta imagem diz tanto! Especialmente no século 21, dizem que as mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens... contudo acho que além da corrida que é a sua carreira profissional, têm ainda um segundo emprego: cuidar da casa e cuidar da família, com tudo o que isso implica obviamente. Já para não falar que muitas sacrificam a sua carreira profissional! 

O que é que vocês acham? Apesar de que acho que agora as coisas estão a melhorar e os homens estão a fazer a sua parte em casa, acham que há igualdade?

9 comentários:

Sandra C. disse...

Bem... feminismo VS machismo, tanto para dizer sobre este tema...
No local de trabalho, vejo muitas mulheres tomarem o pulso de cargos com alguma relevância, umas tem perfis para tal, já outras... é melhor não entrar por ai.
Quanto à divisão de tarefas, falo por mim, não me posso queixar, o meu marido ajuda-me imenso.

Beijinhos.
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com

Nala disse...

É óbvio que as coisas estão muito melhores do que há alguns séculos atrás. No entanto, ainda estamos longe da igualdade. Há um grande caminho que ainda é preciso percorrer.

Andreia Morais disse...

Tenho notado melhorias, mas ainda é necessário continuar a caminhar. Porque a igualdade ainda não é uma realidade plena

Love Adventure Happiness disse...

Basta veres as estatísticas e não há igualdade nem nos salários, no trabalho, nas oportunidade sequer, como somos vistas e também não em casa.
https://hbr.org/2017/10/a-study-used-sensors-to-show-that-men-and-women-are-treated-differently-at-work

Acho que como já houve uma grande melhoria as pessoas no geral agora acham que o que falta são só uns trocos de pessoas picuinhas. Mas não, em média as mulheres ainda ganham menos 17% do que os homens na mesma função, ainda retêm a maioria do trabalho não remunerado (casa e filhos)
A Margarida fez na visão um bom resumo
http://visao.sapo.pt/actualidade/portugal/2019-03-08-Paridade-Mulheres-continuam-a-marcar-passo

Acho que está a desacelerar porque "já se conseguiu tanto e ainda querem mais" é o que acho. Mas sim queremos mais, queremos igualdade! Feminismo é sinónimo de igualdade e não se deve desistir até se conseguir!

Love Adventure Happiness disse...

ah e desculpa mas tenho de dizer que o meu marido não me ajuda, como disse a Sandra, ele participa de forma activa nas rotinas domésticas que incluem cozinhar, lavar, limpar, cuidar da miúda. Não tenho imensa sorte por ele ajudar, ele simplesmente faz a parte dele, como eu faço a minha. Nunca ouvi nenhum homem dizer "não me posso queixar, a minha mulher ajuda-me imenso em casa". Eu sei, está embebido na sociedade e levei tantas vezes com "ai que sorte ele troca fraldas, lava roupa, estende roupa" e só me apetecia bater neles porque ninguém lhe disse que ele tem sorte por que também fazer isso tudo, porque eu fazer isso tudo é normal e ele fazer é sorte!

Cynthia disse...

O melhor comentário é o da Love Adventure Happiness. Exactamente o que penso. Qual sorte, qual carapuça. Não fazem mais do que a sua obrigação. Em relação ao teu post, sim, estamos mais evoluídos, felizmente!!, mas ainda há muito a fazer. E se somos um disco riscado é porque as coisas ainda não são como deveriam ser. Mudem mentalidades e nós poderemos acalmar :D

A Lisboeta disse...

As coisas estão a melhorar, sem dúvida, mas no mundo profissional não é fácil não. E em casa o casal devia ser uma equipa e não uma "ajuda". Mudar mentalidades é uma tarefa dura.

Green disse...

Ainda não há total igualdade e a meu ver isso é algo que irá demorar muitos anos ainda, se é que algum dia chegará.

C. Correia disse...

Está melhor mas ainda falta um longo caminho a percorrer! A mulher continua a ser vista como "a dona de casa".