30 de agosto de 2019

The Disappearance of M.M.



Eu comecei a ver esta série-documentário e logo no primeiro episódio fiquei a ferver... Não será por acaso que eu tenha deixado esta review para o final de Agosto pois assim temos todos o nosso comportamento enquanto estamos de férias assim fresquinho.
Para vos explicar por alto, apesar de não haver spoilers pois toda a gente, infelizmente, sabe o resultado. A série segue a linha de investigação, desde quando aconteceu em Portugal até ao presente quando passou por várias agências.

Em primeiro lugar, quero dizer que, agora como mãe, o meu coração ficou assim comprimido no meu peito só de pensar na possibilidade de isso acontecer ao meu Príncipe. Apesar de ir dissecar a série e o que aconteceu, a verdade é que uma criança ainda está desaparecida.

Relativamente ao que falam na série, acho que antes de tudo é preciso discutir a premissa de deixar as crianças (a Maddie de 3 e os gémeos acho que ainda não tinham 2 anos) em casa, durante as férias num país estrangeiro, enquanto jantavam num restaurante que era preciso atravessar a estrada.
Quando isto aconteceu pensei que talvez fosse a diferença cultural... Mas depois de falar com amigos ingleses, apercebi-me que isto não é de todo cultural, pois que eles aqui não fariam isso com os filhos deles. Que quando viram isso sentiram vergonha pois o resto do mundo pensaria que todos os ingleses são assim com os filhos e que se não fosse um casal tão "high class" que os Serviços Sociais estariam à porta.
Nós, portugueses, acho que sentimos uma vergonha nacional no sentido em que: como é que isto aconteceu no nosso país?! Eu lembro de ir a aldeias em Trás-os-Montes em que havia poucas condições sanitárias mas havia sim vários posters da Maddie!
O país e mesmo o mundo mobilizou-se à procura desta menina... e é uma das coisas debatidas. Há uma senhora que é duma organização de crianças desaparecidas e diz que se todas as crianças que desapareceram se elas tivessem aquela exposição toda, então a grande maioria dos casos era resolvida. Essas crianças seriam encontradas...
Um dos casos que me parte o coração pois aquela mãe é um cadáver andante e o meu, agora, coração de mãe entende-a perfeitamente: a mãe do Rui Pedro. O rapaz que desapareceu em Portugal e não teve o mesmo tratamento... Eu não estou a criticar, apenas a demonstrar que o Rui Pedro de uma família humilde não teve a mesma exposição do que uma criança filha de médicos ingleses.

Depois de falar sobre o que aconteceu naquela noite, de os pais estavam a jantar e iam vendo as crianças, quando a polícia investigou o grupo (pois eram vários pais, amigos, que estavam no mesmo barco) deu várias timelines. E agora vocês dizem-me "mas é normal tu não saberes as horas ao certo". Correcto. Mas não mudar a timeline completamente, quando o que eles disseram foi que estavam constantemente a verificar as horas para ver se era a altura de ir ver se os miúdos estavam bem. Então aí teriam uma ideia concreta da timeline dos acontecimentos... Mas isso não foi investigado mais, ficando mais uma pergunta por responder.

A seguir foi a série basicamente enxovalhar a nossa polícia e as investigações, que não estou a dizer que foram cinco estrelas. Não foram mas há explicação para isso... Não temos os mesmos meios e fundos da Scotland Yard, a polícia que os ingleses estão habituados. Contudo, ainda antes disso é mencionado que eles chamaram a polícia e que não foi ninguém logo de imediato. Mencionam isso mas não investigam mais... mas a polícia não foi porquê? Será que alguém efectivamente os chamou? Ou será que alguém fez uma investigação interina para perceber o que aconteceu?

Mais perguntas por responder...

Relativamente ao Gonçalo Amaral, o detective do caso, não sei muito bem o que pensar... não sei se ele tinha razão ou não. O que eu não concordo foi o facto de ele ter escrito um livro, ganhando dinheiro com a situação, criando ainda mais sensacionalismo... mas isso é a minha opinião.

Relativamente à investigação dele, que levou para investigar os pais depois de se efectuarem inúmeras buscas... que a série é muito rápida a criticar a polícia mas agradecer pelas buscas por terra e mar, tanto por profissionais como por civis, foi assim ao de leve. O que eu acho que fica mal, mas pronto. A investigação leva-nos então para a casa e para os pais, vendo a timeline, recriações, questionários e... a parte que mais me impressionou: os cães.
Na investigação o governo britânico disponibilizou dois cães especialistas, um de encontrar sangue e o outro de encontrar cadáveres. Usaram esses cães para investigar a casa e o carro... Como com certeza viram nas imensas reportagens feitas na altura, os cães dão sinal que algo ali se passou mas é completamente diferente ver efectivamente os vídeos da investigação e os cães a farejar.
O cão de farejar o sangue, ainda foi naquela pois uma casa com crianças que a brincar se magoam, mãe pode estar a cozinhar e corta-se ou até mesmo o pai a tentar compor alguma coisa se aleija... isso é bastante relativo. Contudo, o que me atacou mesmo, foi o cão de farejar cadáveres. Deu sinal em casa e deu sinal no carro!
Depois o resto da série é basicamente a desacreditar os cães.. e nisso só tenho que dizer uma coisa, eu não sei de facto o que aconteceu mas sei que utilizamos essas unidades caninas para procurar sobreviventes em desastres ou até mesmo cadáveres. Mas nessas alturas ninguém desacredita, toda a gente bate palmas pelo seu serviço e pela especialização... Sim que é mencionado que aquela unidade em específica que foi a casa investigar, chegou mesmo a ir aos EUA para os "ensinar" naqueles cães especializados.

Porque é que eles foram tão rápidos a descartar os cães? Mais uma pergunta por responder.

 Depois falam dos media, que os media não ajudaram... Nisso estou de acordo 100% pois o comportamento dos media foi simplesmente doentio. Contudo, mais uma vez havia uma vontade de enxovalhar a media portuguesa quando a media inglesa foi para tribunal pelo mesmo ou pior comportamento. Não sei muito bem o que pensar sobre isso...

Infelizmente, a menina ainda não foi encontrada. Mostraram os McCann numa agência especializada em envelhecer retratos para ajudar com a procura de crianças desaparecidas. Contudo, acho que nesta investigação houve sim uma coisa boa que proveio... Uma das agências que eles usaram para investigar o desaparecimento da Maddie, levou a sua investigação para meios que seria difícil de pensar mas que tinham que colocar essa hipotese: pedofilia. Essa agência ao investigar o caso da Maddie, encontrou toda uma rede de pedofilía, que quando pararam as investigações entregaram tudo à polícia, ou seja, para os meios legais.

Eu gostava de poder concluir este post mas a verdade é que na série há muitas mais perguntas por responder e o meu lado científico pede mais informação, mais dados, para poder fazer uma conclusão ou juízo de valor... o que eu acho? Genuinamente, não sei.

O que é que vocês acham que aconteceu? O que acharam da série?

6 comentários:

Rita C disse...

Tive para ver quando tinha netflix em casa, mas como cancelei tenho de procurar noutro lado. Este será mais um caso sem solução, se calhar a solução até era um tanto óbvia mas lá está, é um assunto com muitoooo pano para mangas.

Blog: The Choice | Instagram

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Vou ver se a série está na NETFLIX aqui no Brasil...
Me lembro do caso..sensacionalismo, várias vozes, vários disse-me-disse... e a garota se foi... EU...EU não creio que esteja viva...deve ter sido estuprada e morreu e enterraram-na num pacto de silêncio!!!

Larissa Santos disse...

Bom dia queridas amizades. Derivado a trabalho a dobrar na empresa por causa das férias, passo numa visita rapidinha (copy-past) para vos saudar e deixar mais uma publicação da minha autoria. Peço desculpa por ser assim...Se acharem que mereço retribuição, agradeço :)) Muito grata a todos.

https://brincandocomaspalavrass.blogspot.com/

Bjos
Votos de um óptimo fim-de-semana. :))

Andreia Morais disse...

Honestamente, nem sei o que pensar! Toda esta situação já deu tantas voltas, já levantou tantas perguntas - e poucas respostas -, que até ficamos no limbo :/
Tenho que ver a série

Portuguesinha disse...

Vi documentários e reportagens com os pais - basicamente mostrou tudo o que descreves. Jamais veria uma série sobre esse tema. O que recordo é que o cheiro a cadáver foi "explicado" pelo facto da mãe lidar com mortos(?) em inglaterra e poder existir transferência. Não recordo ao certo mas sei que descartaram os resultados que os cães ingleses obtiveram e entendi mais ou menos a razão - contudo agora não recordo.

Este caso é como o da pedofilia na Casa Pia. A verdade NUNCA há de vir ao de cima porque o sensacionalismo e a desinformação foram usadas como avalanches para a encobrir.

Uma coisa acho que alguém está certo: a miúda tá morta. Morreu nessa mesma noite.
Quanto ao João Pedro, lembro-me de ver o seu rosto em cartazes no Algarve, implorando para que dessem informações se soubessem de qualquer coisa.

Eram outros tempos - outra imprensa - não dava para ser igual.
Mas a Maddie foi uma loucura. NOVOS tempos.

Green disse...

Não vi a série e não faço ideia do que é que aconteceu, mas acredito que existem muitas pessoas que o sabem.