28 de setembro de 2019

Sala de Cinema: Breakfast at Tiffany’s


Claro que eu tinha que mencionar este filme, que apesar de ter estreado nos cinemas em 1961 e já com alguma idade, continua o clássico favorito de muita gente. Já para não falar da lendária e maravilhosa Audrey Hepburn!

É uma comédia romântica que foi um marco para muitos outros filmes e personagens. Como é que esse sucesso foi possível, tendo em conta que a história é basicamente sobre uma call-girl e um gigolo?  Com um slogan de "Give a girl lemons and she will make a martini." como é que não poderia ser um sucesso?!

A nossa personagem principal, Tiffany é basicamente uma mulher incapaz de amar. Ela considera-se um "free spirit", uma mulher independente e aventurosa que vive apenas no momento. Contudo, é interessante como uma história sobre este tipo de profissionais, não tem nada haver com sexo. Pois apesar da sua profissão, nunca sabemos se ela efectivamente faz sexo com os homens não sabemos pois essa questão fica um bocado no ar. 
Mas o que não fica no ar, é o facto de ela os usar. Apesar da sua aura leviana e atitude optimista, ela é de facto bastante solitária. Acho que isso é simplesmente uma reflexão de como ela se vê a ela própria pois se ela parar e olhar para o seu reflexo, seria capaz de não gostar do que vê. Por isso talvez a razão pela qual ela seja incapaz de amar, é porque ela não se consegue amar a ela própria? 

Ela consegue namoriscar com alguém mas a partir do momento em que algo começa a tornar-se sério ou a despertar outro tipo de sentimentos, ela fica assustada e foge. Ela vê o amor como uma jaula. Por isso é que aquele homem é o ideal para ela pois podem-se ajudar um ao outro... Tal como ele a tenta ajudar dizendo a famosa frase: "No matter where you go, you just keep running into yourself."

Aconselho vivamente a verem este filme tão icónico sobre redenção, que chega mesmo a transcender géneros!

Vocês já viram este filme? Qual é a vossa parte favorita?