8 de setembro de 2019

Stress Bucket


Numa conferência do trabalho sobre Human Factors, ou seja, é literalmente uma maneira de fazer as pessoas mais alertadas a certos sinais e factores para reduzir o risco de erros. 
Mas como nós (enfermeiros, médicos, auxiliares, técnicos...) não somos nenhuns robôs, o hospital incentiva este tipo de conferências/seminários para então diminuir o risco de erros. Que num hospital são erros que afectam vidas...

Uma das coisas que foi mencionado foi o "stress bucket" e eu achei simplesmente brutal o conceito. Ora então imaginem o seguinte, quando acordam vocês têm o vosso balde vazio. Podem ter problemas em casa, com filhos, companheiro(a), contas para pagar... Então ainda não saíram de casa para o trabalho e o balde já vai quase a meio.
Depois chegamos ao trabalho e deparamo-nos com os problemas que já começam a ser demasiado comuns (nisto vou mencionar os problemas ou obstáculos no meu trabalho): falta de staff, falta de material, skill mix da equipa, ou até mesmo na tua equipa estar alguém que não gostes de trabalhar... O balde depois disto tudo, está quase cheio!

Por isso, quando no trabalho (contudo isto pode ser aplicado a qualquer situação) se tivermos alguma situação stressante ou que nos cause ansiedade o balde transborda, não funcionamos a 100% e estamos propensos a cometer erros.

Como tinha dito, eu achei o conceito brutal pois muitas vezes sinto isso mesmo, que há todo um balde a encher e que pode afectar como eu faço o meu trabalho.

Formas de esvaziar o balde?
Isso agora é mais pessoal pois depende do que funcionar com vocês. Algumas técnicas é preparação e outra, que gostei muito, é a "visão de cima" que em inglês é "balcony view". Ou seja, quando nos deparamos numa situação em que o nosso balde está a transbordar, estamos numa situação stressante, aperceber-me que de facto estou a fixar-me numa tarefa ou não estou a conseguir resolver, então páro, dou um passo mental atrás, tento ver o problema de outra perspectiva. 

Ou até mesmo pedir ajuda!
Muitas vezes o difícil é apercebemo-nos do balde cheio e pararmos, isso de facto leva prática. Estas mudanças não acontecem do dia para a noite... daí ter acrescentado o "pedir ajuda" pois se não estamos a conseguir mudar com diferentes técnicas, então é melhor pedir mesmo ajuda!
Que por si só não é fraqueza nenhuma pois só demonstra que queremos melhorar tanto como pessoas como profissionais e isso é fantástico!

E o que vocês acharam desta técnica do stress bucket? Acham que conseguiriam aplicar à vossa vida?

4 comentários:

Tétisq disse...

É mesmo importante colocar as coisas em perspectiva.

Andreia Morais disse...

Este conceito é mesmo interessante e útil! Nem sempre é fácil olhar de cima e pedir ajuda, mas quando o conseguimos é ótimo

Love Adventure Happiness disse...

Tento aplicar mas não é fácil... Ando outra vez numa altura muito stressante, sei que as coisas não vão mudar tão cedo (pessoas precisam reformar-se e isso ainda vai levar uns anos), por outro lado gosto do meu trabalho e não consigo não me preocupar com questões de segurança no laboratório e afins (motivo do stress, pessoal que se devia preocupar mas não o faz).. Anda complicado!

Green disse...

Depois de ler isto também me identifico e sem dúvida que me acontece de vez em quando, mas realmente o difícil será percebermos quando é que isso nos está a acontecer e conseguirmos ter calma suficiente para não permitir que transborde.