22 de outubro de 2019

Blood and Water


Hoje vou-vos falar de frases e provérbios, ambos com o mesmo background mas com significados e simbolismos diferentes.

"Blood is thicker than water."

Com o significado de que relacionamentos de sangue, a família, são mais fortes que relacionamentos meramente afectivos. Muita gente acredita nesta frase, com o conforto de considerar que a família nunca se vai corromper e que estará sempre em primeiro lugar.

Contudo...

As pessoas com ovelhas negras nas suas famílias estiveram a revirar os olhos enquanto estiveram a ler até aqui. Existe um provérbio ainda mais antigo do que essa frase e com um significado completamente diferente.

"The blood of the covenant is thicker than the water of the womb."

O provérbio diz-nos que os relacionamentos afectivos são mais fortes que a família, que acaba por ser relacionamentos meramente biológicos, ou seja, por mero acaso.

E vocês agora perguntam o porquê de vos estar a dizer estas frases... Cada um acredita no que lhe traz mais conforto. Sea qual for a vossa escolha, se a frase ou o provérbio para abraçar o vosso coração, quero que vocês saibam que independentemente dos laços, sejam eles de família ou afectivos, quero que vocês tenham a plena consciência que a decisão onde vocês colocam o vosso amor e devoção... é vossa!

Em última estância, são vocês que decidem onde investir o vosso amor. Vocês estão no controlo, não é sangue que corre nas veias nem a água da chuva.

São vocês!

6 comentários:

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Gostei da crônica...uma bela crônica social, que nos faz refletir e que nos indica "investir" nosso amor onde for melhor!!!
Mas há famílias tão difíceis!!!!!

Love Adventure Happiness disse...

Há laços de amizade tão fortes como os familiares! Tenho amigos que considero família sem dúvida... Outro provérbio com que concordo 100% "amigos são a família que escolhemos"

Andreia Morais disse...

Acredito muito que a verdade das ligações é que tem impacto. Porque de nada nos adianta sermos família se, também, não agirmos como tal. Não é um título, uma designação, que nos aproxima. É o amor que nos corre no coração

Kique disse...

Gostei do post
Bom texto
Bjs
Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Só depois do sexo...

Green disse...

Na minha realidade há um pouco das duas.

Portuguesinha disse...


É doloroso amar-mos quem é suposto amar, sem saber ser amado como devemos ser amados.
Queremos tanta vez amar quem não nos sabe retribuir... dói.

Mas não sou apologista da quebra de laços de sangue. Mesmo assim.

Já que gostas de frases, fica com esta:
"NINGUÉM MORRE OU SOFRE POR AMOR, SÓ POR FALTA DELE".

A frase com que concordo em tudo, não é de autoria de ninguém em particular, ou é de vários que a vão repetindo. Quando nos filmes dizem que alguém "morreu por amor", indignada, corrijo a personagem: "Não! Morreu por falta dele!"

Ora, se a pessoa comete suicídio por amar alguém que não a ama, isso não é ter amor e morrer por ele, mas sentir a falta dele e não aguentar isso. O bom seria podermos amar-nos todos uns aos outros, sem meter com tanta facilidade empecilhos pelo meio.