24 de março de 2020

The Shack/A Cabana (opinião SEM spoilers)


Antes de sequer começar a falar deste livro, escrito pelo autor William P. Young, tenho que vos contar a história por detrás dele.

Ano passado decidi organizar, juntamente com amigos, um evento livrólico, o The Book Swap, que foi basicamente uma troca de livros com imenso significado para nós. Quem ficou de me enviar o livro foi a Brenda do blog Momentos de Ataraxia, que já nos seguíamos há já uns aninhos e com a minha ida para o Instagram, acabamos por nos tornar mais próximas.
Então ela explicou-me que o livro dizia-lhe imenso, relendo quando estava em baixo e ao ponto de ter várias edições do livro.

Quando li a sinopse, tenho que ser extremamente honesta e dizer que não seria um livro que fosse ler espontaneamente. O livro é sobre Mac, que sofre um evento traumático onde perde a filha mais nova, acabando por ter mais tarde uma conversa com Deus.

Só isso me faria a não ler o livro, não porque tenho algum problema em ler sobre religião ou por achar controverso, simplesmente porque normalmente estes livros fogem para a instituição da Igreja em vez da própria teologia.

Dito isto, por incrível que pareça, eu gostei desta leitura. 

Em vez de ser um livro debitando ideologias, é uma história de um homem que passa por algo bastante traumático e horrível (que sendo mãe me custou imenso ler e me fez por vezes abraçar o meu pequeno com um bocadinho mais de força). Tenta então resolver todos os sentimentos que daí vieram e isso envolve uma longa conversa com Deus.

Como é que Mac chega ao ponto de ter esta conversa, eu não vos vou dizer porque não quero contar demasiado mas tenho que dizer que adorei o facto de Deus aparecer primeiramente como uma mulher, LoL. Quanto ao livro em si, gostei imenso da viagem que a personagem fez e os ideais que passou.
Quem nunca questionou o porquê de algo ter acontecido? Quem nunca perder um ente querido e se questionou como estariam? Ou ainda quem nunca esteve a sofrer para resolver certos sentimentos tóxicos dentro de nós?
Este livro é então uma viagem crua e dura mas ao mesmo tempo inspiradora e necessária.

Portanto, eu recomendo este livro a quem quiser ler uma história sobre superação com alguma teologia católica pelo meio mas sem se direccionar para a organização da Igreja e a doutrina dos homens. Mais não seja ler pela controvérsia por detrás deste livro ou até mesmo para fazermos a pergunta a nós próprios de: o que é que eu acredito?

Mais uma vez, muito obrigada Brenda pela partilha deste livro! E percebo como este livro pode significar tanto para ti.

Vocês já leram este livro ou leram nesta temática?


Review em vídeo: IGTV - A Cabana

Audiobook: cheguei a ouvir um bocadinho deste livro em audiobook, foi extremamente fácil de seguir e agradável até.


7 comentários:

Green disse...

Nunca tinha ouvido falar, mas é uma temática que não me fascina.

Maria do Mundo disse...

Não, nem nunca tinha ouvido falar. Continuação de boas leituras.

Cherry disse...

Já vi esse livro em reviews de vários blogs, tenho mesmo de ler :).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry

Andreia Morais disse...

Nunca li, mas é uma obra que me desperta alguma curiosidade :)

Cynthia disse...

Tenho esse livro e já o li há imenso tempo. Não me cativou na altura, mas já pensei em relê-lo, a ver se consigo ver com outros olhos, anos depois. Apesar de ser completamente ateia :) não acredito de todo em deus, nem em nenhuma força superior.

Marina Maia disse...

Já ouvi falar algumas amigas leram e falaram-me nele, por falta oportunidade nunca li, mas assim que possível irei procurar para ler, ando curiosa.
Mas neste momento e por causa do vírus queria muito ler A Peste de Albert Camus, mas tenho ainda de o comprar.

A Lisboeta disse...

Nunca li o livro mas já vi o filme e até gostei :)