8 de abril de 2020

A ansiedade não escolhe a vida que temos...



Quando fui à consulta de psicologia para saber como estava o meu "quinto-andar" depois de ter passado um caso bastante horrendo de baby blues, perguntaram-me pelo parto e como correu... foi quando senti o monstro da culpa a segurar os meus ombros, a empurrar-me para baixo.

Em nada no meu parto e como correu, eu mudava alguma coisa. Foi tudo controlado, correu tudo bem no final...
Perguntaram-me então porque é que me sentia tão culpada.

Em loop na minha cabeça passava a lenga-lenga de que eu não me podia queixar. Eu não podia chorar. Eu não podia ter ataques de pânico. Eu não podia sentir nada a não ser pura felicidade por estar bem fisicamente e ter um bebé saudável.

Eu que vejo no trabalho tudo o que podia correr mal... Que vejo bebés como verdadeiros guerreiros a lutar para viver. Que vejo mães a perderem algo. Que vejo mães a não ter um bebé para segurar. Eu pensei isto tantas vezes enquanto tinha o Príncipe nos braços.

"Tu não tens o direito de te sentir assim", dizia para mim própria.

Foi então que me disseram que não podia ser tão crítica de mim própria, que por ver a desolação das outras pessoas, que isso não invalidava o que sentia.
Por isso, mãe que estás desse lado, que viste alguém a sofrer ou vês no teu trabalho tudo o que pode correr mal... Tu também és importante!

O que sentes também conta. O que pensas é tóxico para ti mas não faz de ti má mãe, apenas faz de ti um ser humano.

Pois a ansiedade não escolhe a vida que temos...

7 comentários:

Simple Girl disse...

Concordo plenamente, não podemos ser tão exigentes connosco mesmos. Se não estamos bem é porque algo se passa e deve ser resolvido. Mas, para além disso, também acho importante ter esse olhar em redor e pensar que poderia ser bem pior. Porque na verdade, há sempre pessoas que estão piores do que nós, mas isso não impede que estejamos mal

Andreia Morais disse...

É tão importante termos bem presente esta mensagem! Porque contamos e temos que lutar por nós

Os devaneios da Tim disse...

Gosto imenso dos teus textos mais intimistas.
Não te sintas mal, és guerreira do norte pah ;)

Nada disse...

Todos sofremos e todos temos lutas diferentes. Um ter uma história mais elaborada ou difícil que a nossa não invalida que também a nós doa.
Estás cá e ele também, agora isso é tudo o que interessa =)

Green disse...

Afinal de contas, ninguém é de ferro.

Marina Maia disse...

Tão, mas tão verdade e sim ninguém entende...

News disse...

Bosom Buddies and Newhart star, Peter Scolari is dead
USA News