28 de abril de 2020

Ler faz bem: 7 razões


Principalmente na comunidade livrólica, eu acho que a frase "Ler faz bem" é mais do que óbvia. Contudo, mesmo assim decidi partilhar com vocês algumas razões de que ler faz efectivamente bem e que pegar num livro é fantástico!

1 - Ler pode ajudar a aumentar a tua longevidade

Eu costumo dizer que hoje em dia há estudos para tudo e efectivamente houve uma universidade americana que fez um sobre este tema. Os resultados foram os esperados, que ler os livros contribuiu para uma "survival advantage". 
Que muito honestamente, pensem bem, povo que lê distopias está mais do que preparado para um cenário pós-apocalíptico. "O quê, voluntário para lutar até à morte numa arena? Não me parece... podem já acabar com isso." Ou até mesmo pessoal que lê horror tem ali o coração prontíssimo para os cenários mais gráficos, LoL.
Agora a sério, ler promove empatia e aumenta a nossa inteligência emocional (sim, há mais do que uma inteligência), ou seja, processos cognitivos que podem levar a um aumento da nossa longevidade.

2 - Desenvolve os nossos skills para o futuro 

Há efectivamente evidência que crianças que cresceram com livros à sua volta e um interesse saudável de leitura, promove a sua literacia e numeracia. Já para não falar do nosso nível de concentração quando nos imergimos num livro, absorvendo cada detalhe.
É por isso que muita gente lê antes do trabalho, ajudando assim a aguçar a sua atenção. Pois quando se está a ler um romance ficamos a querer saber quem é que fica com quem e quem diz o quê, por isso o mundo parece que deixa de existir para além do livro que temos nas mãos.

3 - Promove o nosso vocabulário

Esta também é bastante lógica. Quer dizer, o pessoal que lê high fantasy tem que aprender a ler e a forma de como se escreve milhares de nomes de cidades, países, reinos, personagens, raças, etc.

4 - Retarda a deterioração do cérebro

Fazendo exercícios mentais, reduz o risco de demência (segundo a Sociedade de Alzheimer) e ler é um excelente exercício mental! Portanto, se queres adiar conhecer o amigo alemão, pega já num livro!

5 - Reduz stress

Mergulhamos numa história, seja ela qual for, ajuda imenso na redução do nosso stress do dia-a-dia. A não ser que estejas a ler a cena do Red Wedding (Game of Thrones). Nesse caso faz um cházinho para acompanhar...

6 - Aumento do nosso pensamento analítico e até resolução de problemas

O pessoal que lê policiais e histórias de detectives está neste momento a dizer "duh". è o mesmo povo que vê qualquer coisa e diz ao final de 10 minutos: então está-se mesmo a ver que tem que fazer isto e aquilo para apanhar o assassino". E tu ficas a olhar, feito parvinho, a digerir o spoiler, LoL.

7 - Entretenimento de baixo orçamento

Sim, ok, vocês podem não concordar comigo neste aspecto pois o preço dos livros tem vindo a aumentar mas a verdade é que basta uma visita à vossa biblioteca municipal para terem toda uma panóplia de livros à vossa disposição.
Convenhamos, quem é o bookaholic que não teve um cartão da biblioteca a certo ponto?
Ou então, melhor ainda, descobriu o mundo fantástico dos ebooks, que tendem a ser mais baratos ou, em algumas promoções e ventos, até gratuitos.

Portanto, se por acaso ler não era muito a tua cena, espero que este post te tenha entusiasmado a pegar num livro. Se quiseres algumas recomendações vem falar aqui com a Soberana.
Se por acaso já és um leitor compulsivo... continua que estás bem, LoL.

5 comentários:

Mary Silva disse...

E permite viajar e conhecer locais sem sair do lugar ;) já para não dizer que serve para tirarmos algumas "lições" para o nosso dia-a-dia ;)

Green disse...

Tudo ótimas razões! Tenho de me lembrar mais vezes delas :)

Andreia Morais disse...

Como não concordar? São mesmo excelentes razões para lermos *-*

Os devaneios da Tim disse...

Ler é vida :D

Bicho do Mato disse...

<3