24 de maio de 2020

Maybe in Another Life (opinião SEM spoilers)



“I know there may be universes out there where I made different choices and they led me somewhere else, led me to someone else. And my heart breaks for every single version of me that didn't end up with you.”

A partir do momento em que li Daisy Jones & The Six e o The seven husbands of Evelyn Hugo, que coloquei todos os livros escritos pela Taylor Jenkins Reid na minha lista para ler tudinhos!
Apesar de este livro ser um "chick lit" (ou seja, um romance leve e divertido, que tentam retratar a mulher moderna), essa vontade de ler todos os livros desta autora, não diminuiu... mas vamos por partes, ok?

O livro é sobre Hannah Martin, uma mulher de 29 anos que até à altura mudou imenso, saltando de cidade para cidade, sem ter um trabalho por qual sinta paixão, tendo como única constante a sua melhor amiga Gabby que vive na sua cidade de origem, Los Angeles, onde acaba por regressar ao fim de imensos anos. 
Parece algo simples e um romance normal mas eu estou lentamente a perceber que a TJR não consegue escrever algo "normal" pois após o reencontro com a sua melhor amiga e com amigos que já não via há imensos anos, existe algo que torna o livro um pouco diferente.

Ou seja, no início pensei que ia ficar super aborrecida pois o livro em si, é assim uma amálgama de trivialidades do dia-a-dia mas a verdade é que com as personagens tão bem delineadas e com o twist logo de início, capítulo a capítulo ficamos então colados ao poder da história que coloca como temática, as nossas escolhas e como cada uma pode ramificar para diversas vidas ou realidades. 

Eu adoro todo o tema de realidades alternativas (e não, isso não faz este livro paranormal, acreditem) e foi realmente isso que mais gostei no livro. Tenho contudo uma imensa crítica no livro, que tem uma componente que me fez sentir um pouco indignada e chateada mas não posso dizer qual pois pode ser um spoiler (se lerem o livro facilmente percebem qual é).

Em suma, eu pensava que não ia sentir todo um carrossel de emoções com este livro mas efectivamente criamos uma empatia imensa com as personagens, acabando por viver certas situações juntamente com elas.  Não acreditam em mim? Se forem ler o livro, quando chegarem à parte em que uma das personagens diz "He's dick is small." vejam o furacão de emoções que foi até então, LoL. Ou seja, a TJR é demoníaca até num chick lit!

Eu gostei do conceito do livro, com a premissa de que mesmo com as nossas infinitas escolhas, o universo tem sempre certas coisas destinadas para nós e tendo em conta que li juntamente com a Sam Livralma, este livro tem fins abertos consoante interpretação!

Aconselho este livro para quem está no mesmo caminho que eu de ler tudo de TJR, apesar de não estar no mesmo gabarito de Daisy Jones & The Six mas para quem gosta da escrita dela, está um livro que no final nos deixa a pensar. Que foi um bocado isso que me impressionou pois para um chick lit, não era suposto deixar-nos a pensar daquela maneira! E claro, aconselho também a quem gosta de ler dentro deste género de romances.



Review em vídeo: IGTV - Maybe in another life

Audiobook: aconselho o livro neste formato pois a história é super fácil de acompanhar.



2 comentários:

Ella Morgan disse...

Parece ser bastante interessante! Vai até para a lista de futuras leituras!

Beijinhos,
Ella Morgan
Instagram: @ellamorgan17
Twitter: @Ella_Morgan2018
Pinterest: @ellamorgan17

Mafi disse...

Já o tenho para ler. Também estou como tu desde que li o Evelyn Hugo que pus todos os livros da autora como leitura obrigatória. Li depois o "Deixo-te para não te perder" e ainda tenho mais outro dela que foi lançado em PT. Fico com pena que o Evelyn Hugo não tenha saído cá :(