4 de junho de 2020

Greekorscope: Aquário/Aquarius


A constelação de Aquário foi reconhecida por outras civilizações antigas, não apenas a Grega, e mesmo nesta mitologia, há várias versões do mito.

Na primeira versão, que é considerada a mais antiga, Prometheus teve um filho, Deucalion, que, juntamente com a sua esposa Purrha, construiu um barco e tentou salvar a espécie humana quando Zeus, zangado, tentou inundar a terra. Contudo, Deucalion e Pyrrha foram os únicos que sobreviveram.
Mais tarde, Zeus e Athena deram ao casal um par de pedras, dizendo-lhes para andarem e, depois de alguns passos, atirarem as pedras para trás deles. Quando o casal fez o que foi pedido, a pedra que Deucalion atirou transformou-se em vários homens e a pedra que Pyrrha atirou transformou-se várias em mulheres. E assim a raça humana renasceu!
Então, a silhueta de Deucalion, juntamente com o vaso de água, tornou-se no símbolo de sobrevivência, transformando-se então na conhecida constelação.

Na segunda versão, que tem muito mais drama, Zeus viu, um dia, um jovem a caminhar pelo palácio, na sua vidinha. O seu nome era Ganymedes, filho de Tros (rei dos Trojans). Portanto, Zeus (que claramente não gostava de estar sossegado) enviou uma águia que raptou Ganymedes, levando-o para o Olimpo onde ele se tornou o seu amante e copeiro (dever de servir as bebidas à mesa real) em todas as festividades dos deuses. Imaginem os cochichos quando ele aparecia!
Portanto, claro está que a Hera ficou ciumenta e Zeus, para o tentar proteger, tornou-o numa constelação.

Uma curiosidade: em quase todas as mitologias existe um mito de inundação da terra. Interessante, não acham?

3 comentários:

Andreia Morais disse...

O signo do meu pai :p
É muito interessante, sem dúvida!

Ella Morgan disse...

Ando com um bocado de trauma com aquarianos, não sei porquê, tenho tendência a achá-los sempre num patamar quase platónico (okay, admito, é platónico), então tenho tentado evitar tudo o que se relacione com esse signo.
Parece Karma, mas quanto mais tento fugir desse signo, mais ele me aparece em frente.
De qualquer das formas, é sim curioso todas as lendas referirem a inundação da Terra, embora faça sentido, tendo em conta que é um signo que se associa à água (mesmo que seja um signo do elemento ar)

Beijinhos,
Ella Morgan
https://splitting-soul.blogspot.com/
Instagram (@ellamorgan17)
Twitter (@Ella_Morgan2018)
Pinterest (@ellamorgan17)

Green disse...

Além de não ligar muito a esta questão dos signos, há sempre coisas que fazem sentido. Este é, por acaso, o signo do meu pai.