1 de novembro de 2021

We are all connected


Eu sei que talvez já vou tarde para qualquer post sobre o Halloween, aliás não era de todo o meu propósito. Mas só gostaria talvez de hoje vos falar do que acho relevante sobre esta altura do ano em si...

Ora bem, nesta Era Digital, toda a gente conhece o Halloween e também devem conhecer a celebração da cultura Celta, o Samhain. Há, com certeza, pessoal mais entendido que vos pode fazer uma colocação mais profunda a nível cultural, temporal e geográfico. Não é o meu caso...


O que eu acho deveras interessante, é o facto de várias culturas terem celebrações semelhantes nesta altura do ano... Acho intrigante o facto de culturas separadas por semanas (ou meses) de caminho a cavalo, de barco ou até mesmo a pé, tinham semelhanças nas suas celebrações religiosas e superstições.

Um bom exemplo, seria falarmos de Vetrnaetr, da cultura nórdica. Que não seria necessariamente no dia 31 de Outubro mas era celebrado, mais ou menos, durante este mês. Onde os nórdicos rodeavam caldeirões fumegantes, rezando aos Deuses e aos Elfos mas principalmente as Dísir, que são seres que controlam o destino da humanidade e nesta celebração se pedia a sua bênção.

Outro exemplo, seria os Eleusinian Mysteries, que era uma grande festividade da Grécia Antiga do qual sabemos pouco. Do que sabemos, é que se dava por volta de Setembro ou Outubro. E que começou como uma celebração agrária, com os deuses Dionysus e Demeter. Mas que depois com o nascimento de Kore/Persephone, transcendeu para algo mais profundo, sobre a nossa viagem para os Elysian Fields.

Contudo, há certos académicos e historiadores acreditam que esta celebração da Grécia Antiga, foi potencialmente influencianda pelas crenças do Egipto Antigo, em que a morte é apenas uma outra fase da nossa existência e não apenas o fim de tudo.

Independentemente da cultura, da mitologia, dos deuses ou dos rituais... é super interessante ver que numa Era em que estávamos bem mais separados (comparativamente à Era em que vivemos agora, onde com um click conseguimos estar em contacto com costumes do outro lado do mundo), onde havia todo um consenso em que nesta altura é a nossa oportunidade para celebrar não só a nossa Mãe Natureza, por mais um ano de abundância, como também celebrar o outro lado do "véu" e as suas divindades.

Isto para dizer o quê?

Independentemente da Era, sabemos como humanidade que lá no fundo (mesmo que seja lá no fundo de tudo) que estamos todos conectados! Para quê tanto preconceito e ódio com o próximo, quando vamos todos nos encontrar, eventualmente, do outro lado do véu?

Quem sabe um dia o Halloween não evolui de não só de uma antiga celebração pagã, para uma nova celebração mundial de tolerância.


Blessed be everyone!

1 comentário:

- R y k @ r d o - disse...

Tema muito interessante que muito gostei de ler.

"" Para quê tanto preconceito e ódio com o próximo, quando vamos todos nos encontrar, eventualmente, do outro lado do véu?""

Disse tudo
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.