7 de fevereiro de 2010

Criatividade



Simplesmente adorei esta TED talk e realmente tudo o que Sir Ken Robinson disse é verdade... As artes estão a ser menosprezadas cada vez mais e estigmatizadas, e talvez reflectindo-se no nosso estado de espírito e consciência.
Não será por acaso que de momento acima da crise monetária, está a crise espiritual da população.
Uma curiosidade para vocês: o actual sistema de educação foi feito na Era industrial e perdura até aos dias de hoje... Já estava na altura duma reformazinha, não?

3 comentários:

Anónimo disse...

Já o tinha visto, como podes ver aqui: http://pingosdetinta.blogspot.com/2009/04/do-schools-kill-creativity-por-ken.html

Mas soube bem revê-lo.

Concordo contigo quando dizes que o nosso sistema de educação precisa de uma reforma, especialmente porque agora podemos explorar outras formas de comunicação.

Kyashii disse...

A educação é um bichinho de sete cabeças...
As reformas da revolução industrial surgiram com a necessidade de formar as pessoas para as novas necessidades e exigências serem respondidas.
O mundo evoluiu, e o sistema educativo pouco avançou. É triste.
As necessidades dos alunos (pelo menos em Portugal) são pouco respondidas e a maioria das escolas não têm condições para fornecer aos alunos meios para desenvolverem as capacidades das crianças. Preferem colocar um rótulo e cortar as asas da imaginação.
E creio que se esquecem que elas são o nosso futuro.

*****

Tio Heartless disse...

É um discurso bastante elucidativo.
Nota-se cada vez mais a "inflamação educacional" e nos obrigam cada vez mais a estudar. e até na zona das artes, quem pode ter talento é igualmente assoberbado por estudos seja escultura, musica, dança. Todos eles acabam por simplesmente cansar-se.

Concordo que deveria haver uma revolução educaional em todo o mundo mas duvido que o mundo estivesse preparado para isso... e mesmo que estivesse, muitos simplesmente negariam o talento das crianças com a desculpa que queriam o melhor para elas.

Cá em Portugal acho que já não se pode fazer pior, cada vez mais os alunos têm mais poder de decisão sobre o que querem fazer durante o tempo que estudam e os pais ou se preocupam muito ou se preocupam pouco.

A educação do mundo agora será simplesmente realizada com a intenção do que é conveniente vir a ser e não do que queres vir a ser.

Essa é apenas a minha opinião, provavelmente distrai-me do objectivo.

PS. Adorei as piadas

******