26 de outubro de 2010

Hello, my name is...


Toda a santa gente que me conhece ou ouve sequer o meu nome pela primeira vez pergunta sempre: que raio de nome é esse?!
Então lembrei-me e que tal esclarecer o pessoal de uma vez por todas? Boa! (nada disso, apenas curti o tema para um post, LoL)
Normalmente pensam logo "emigra". Nada disso. O meu nome é bem português, apenas fora do vulgar. Aliás, o pessoal tende a pensar logo nesse tipo de coisas quando aparece um nome que não seja Maria ou José. Já para não falar de que não sabem ler português, ou seja, dizer o meu nome correctamente! Realmente, já estava mais que na altura de explicar ao pessoal de como se diz o meu nome...

Corina, lê-se Co-rí-na. E não Có-ri-na, como muita gente tende a dizer.

Ora bem, como eu estava a dizer, o meu nome é bem português e como qualquer bom tuga, tenho um nome vindo da bíblia (sim, por incrível que possa parecer o meu nome tem uma história, ou como acham que os meus papás se iam lembrar dum nome assim?).
Por isso o meu nome tem origem do latim sendo seu o significado literal: "menina". E quanto à Bíblia, a história é durante o domínio de Nero, sobre um casal de gladiadores, Corina e Caleb. Como sabem Nero era um imperador implacável e cruel, que um dia na altura da perseguição aos cristãos, reuniu um grupo de 20 crianças cristãs e lançou-as, como divertimento, para a arena aos leões esfomeados, vestidas com peles de cordeiros! Corina e Caleb (não tendo filhos) lançaram-se para arena para as proteger. Conseguiram salvar quase todas as crianças, contudo ambos morreram...

11 comentários:

Turista disse...

Corina, gostei muito deste teu esclarecimento, pois tal como a maior parte das pessoas, pensava que o teu nome tinha origem estrangeira.
Beijinhos :)

Tio Heartless disse...

ó Menina :P

já me farto de chamar-te isso portanto não é nada de novo... para a próxima faz é uma listagem dos nomes que ja te chamaram :P

Roseli disse...

Sempre gostei deste nome agora sei porque, (menina). E valente como pude perceber. Bom texto, pois não sei o que o meu significa. Parabéns. Beijos querida.

sonho disse...

Fora do vulgar...mas bonito:)
Beijo d'anjo

Anónimo disse...

Por acaso eu lia Córina... Que mau!

O meu nome significa princesa. :p

Martinha disse...

Eu fazia parte desse grupo de gente que lia o teu nome como "Córina". :$
Obrigada pelo esclarecimento! :)

‡Ånjo Sidéreo‡ disse...

Corina, que história mais linda a qual originou-se o seu sumptuoso nome! Por isso, tem mesmo é que ter orgulho por ter um significado tão meigo e ao mesmo tempo forte!!

Parabéns pelos esclarecimentos de seu texto e que tudo de melhor seja uma constante em sua vida!

Ah..adorei o comentário que deixaste em meu castelinho!! Realmente ninguém passa por nossas vidas por acaso, tudo tem um porém, tudo tem um porquê! Não existem coincidências, o que é Maktubi, está escrito!

Beijo e boa noite pra ti!

Jeniffer Yara disse...

Ahh legal o esclarecimento do seu nome *-*
E ah sobre meu post,gosto,amoooo The Vampire Diaries o/ rs

Beijo

Roseli disse...

Oi Corina, obrigado meu nome é Roseli. Conheci o teu blog através do Arnoldo e já gostei. Parabéns. Beijos no coração.

Diianna disse...

tenho uma amiga que também se chama Corina,
é um belo nome acredita ;)

Ervilha Coscuvilha disse...

Que giro! Não conhecia ninguém com esse nome, mas tem uma boa explicação! És uma menina do bem! :D