25 de outubro de 2011

Descubra as diferenças


Nas aulas do CIE falamos sobre tudo relacionado com a profissão de Enfermagem no R.U. e então estivemos a passar uma vista de olhos mais aprofundada pela carreira de um enfermeiro.
A carreira tem vários "grades" que é do género de escalões, tem para aí 10 grades ao contraste dos 2 escalões em Portugal. Mas querem saber da melhor? No fim da hierarquia estão os estudantes de Enfermagem... O que se depreende daqui?
Nós estudantes de Enfermagem de Portugal chegamos mesmo a pagar para estagiar enquanto que os estudantes de Enfermagem do R.U. recebem para estagiar, pode ser uma ninharia mas recebem, mais não seja para comer! Ok, vocês dizem-me: mas a nossa educação é melhor que a deles! Claro que sim. Ao menos isso, não é? No entanto, porque é que Enfermagem é o único curso que não paga nada ao estagiário?
Não digo isto para me fazer de coitadinha, mas é para terem a consciência da exigência deste curso e depois não há uma carreira, não há ordenado de um licenciado, não há contratos de trabalho mediante a exigência que nos foi requerida anteriormente.

Quando num estágio um enfermeiro disse mais a sério que a brincar que nós somos os escravos lá do sítio, não me parece que esteja errado.

P.S. - Depois de ver os vossos comentários começo a ficar mesmo assustada... Nenhum estagiário recebe?! Estamos mal, estamos mesmo mal.

12 comentários:

Anónimo disse...

Pois.. Não me parece nada bem, de todo.

Tio Heartless disse...

Aqui qualquer pagamento a estagiários deve ser considerar roubo aos patrões --'

Candybabe disse...

Não fazia ideia... Isso é indecente...

Anónimo disse...

Eu e a minha namorada fomos estagiar durante 2 meses e meio.
E não recebemos qualquer tipo de ajuda, nada de nada..
E eu revolto-me, porque há cursinhos que recebem tudo e mais alguma coisa..
E nos curso tecnológico tínhamos aulas ao mesmo tempo que o estagio :S..

Não é o teu caso..
Mas sinto a tu revolta como era a minha =/

Állyssen disse...

Quando eu era estudante de Psicologia, nunca recebi nada pelos estágios... mas o país onde moro é complicado...

beijosss.

Álly

Anónimo disse...

Isso de estágios curriculares remunerados já foi chão que deu uva...hoje em dia só estuda quem tem dinheiro porque o ensino publico é caro e as deslocações para os estágios também não saêm nada baratas...é assim, os 900 euros de propinas não são suficientes para nos pagarem as deslocações a alimentação durante os estágios, é o pais que temos!

Cumprimentos

*Nightwish* disse...

Os estagiários de Direito também não são pagos. De vez em quando, muuuuito de vez em quando, lá encontras um ou outro patrono que paga uns euritos, mas esses ratão cheios de estagiários a querer entrar para os escritórios deles... Enfim...
Bjs*

Andreia Mariana F. disse...

os enfermeiros são os actuais médicos... fazem todo o trabalho!
[sempre estás interessada naquilo das séries? (: ]

Martinha disse...

Quer-me parecer que com a conjuntura atual, não há praticamente estagiário nenhum neste país que receba... Eu, professora estagiária, não estou a receber nem um tostão...

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Bem, a Martinha disse tudo. Isto está bonito, portanto.

SuperSónica disse...

Pois...estágio geralmente é não remunerado...tá mal!

C*inderela disse...

normalmente os estágios dos cursos não são renumerados. no meu curso não havia estágio pelo que me escapei mas uma amiga de ciências farmaceuticas teve que estargiar uns meses e também não recebeu nada. é o país que temos, só querem trabalho escravo.