2 de outubro de 2019

The London Tour: The Old Operating Theatre

Hoje vou falar de um museu um pouco diferente mas que me disse muito. É pequenino portanto não vai tomar muito do vosso tempo precioso nesta capital fantástica!


Já fui várias vezes a este museu, que é basicamente o bloco operatório mais antigo de Inglaterra. E onde fica perguntam vocês? No sótão da antiga Igreja do hospital St.Thomas e a atmosfera do museu em si dá-vos um grande insight sobre a medicina e cirurgia do século 18. 

Para entrar efectivamente neste museu é preciso entrarem na antiga Igreja e de lado tem uma escadaria em espiral com 52 degraus, o que só por si já é fantástico se pensarmos como é que levavam os doentes por ali. 

É mesmo difícil colocar por palavras aquele museu, pois tem um pouco de tudo. Desde instrumentos desse século, medicamentos vintage e mostrava ainda técnicas para pequenos males (que me fez pensar que naquela altura mais valia estar doente que morrer com a cura, LoL).
A minha parte favorita do museu é precisamente um quadro dentro do bloco operatório, por cima de uma bacia de porcelana, chinesa, com um letreiro a dizer "Era nesta bacia que os cirurgiões lavaram as mãos depois das cirurgias e ocasionalmente antes das mesmas."

Ainda hoje o museu é bastante visitado e continua a colocar exibições ou palestras. Por exemplo todos os sábados e domingos, podem observar como um estudante de medicina do século 18, a uma representação de uma cirurgia (antes de sequer existir a possibilidade de anestesia)

Aconselho vivamente se quiserem uma pequena visão do que era a vida no século 18 e como a ciência evoluiu ao longo destes séculos!

Museu The Old Operating Theatre - estação London Bridge

6 comentários:

_ Gil António _ disse...

Olá:- Realmente. Subir 52 degraus com uma pessoa doente - acamada por exemplo - era mesmo heróico.
.
POEMA ** Amar ao entardecer **
.
Votos de uma semana feliz

Rita disse...

Olá, parece me muito interessante esse museu, já vou meter na minha lista de coisas a visitar em Londres, obrigada pela dica!

Andreia Morais disse...

Estou completamente rendida! É claro que já fiquei cheia de vontade de conhecer *-*

Green disse...

Deve ser interessante.

Os devaneios da Tim disse...

Fiquei com vontade de ir :D

Portuguesinha disse...


Já pesquisei sobre 500 atracções Londrinas e nunca apanhei esse museu!
Esqueces de mencionar algo muito importante: o preço.

Em London Bridge, ali para quem caminha do mercado para o rio, encontra-se facilmente o museu da "tortura". Não é esse o nome. Só o visitei uma vez, faz 14 anos. Mas fiquei impressionada.

Agrada-me museus de medicina mas aquele que me atrai mais fica em Lisboa. Ainda não lá fui. Mas tem moldes de rostos e doenças, rostos e outros em jarros de fermol... Faz anos que despertou-me curiosidade.

Não é só em Londres. Lisboa também tem museus escondidinhos. Aliás, portugal inteiro!
Esse irei pesquisar, pois de vez em vez passo por lá.

Bjs