10 de novembro de 2019

Classificação no Goodreads

Eu acho que nunca mencionei isto no blog mas a classificação do Goodreads chateia-me um bocado. Acho que cada Leitor Compulsivo tem um sistema de classificação diferente mas a minha passa por:
1 estrela - livro abandonado ou que não gostei mesmo. 

2 estrelas - "naquela", ou seja, não me aqueceu nem arrefeceu.

3 estrelas - foi uma leitura agradável.

4 estrelas - gostei imenso do livro.
5 estrelas - arrebatou o meu mundo.
Contudo, eu acho que o Goodreads devia deixar colocar meias estrelas. Acredito que isso fosse um pesadelo para o "average rating" mas ajudava imenso na classificação dos livros.
Por exemplo, tenho lido livros muito bons mas que não me arrebataram ou falhava num detalhe e por isso mesmo gostava de dar 4.5 estrelas. 

Eu acredito que não estou a dizer nada de novo... Mas isto está genuinamente a chatear-me. Porém. eu sei que a classificação do Goodreads vale o que vale pois como até podemos ver pelo bookstagram ou booktube, pessoas diferentes vão ter opiniões literárias diferentes.

Ler é subjectivo. Nem toda a gente gosta do mesmo género literário e nem toda a gente vai pensar o mesmo do mesmo livro. 
Então a classificação acaba por ser muito pessoal...  daí, pessoalmente, achar que as meias estrelas fazem falta.

O que é que vocês acham? Como é que é a vossa classificação?

3 comentários:

Andreia Morais disse...

Por acaso, foi algo que já comentei cá em casa. Acho que a possibilidade de atribuir meias estrelas era muito bem pensado! Dava jeito em algumas situações

Love Adventure Happiness disse...

Oh pah é algo que sinto imensa falta quando estou a dar pontuações ao que seja é a meia estrela! Porque assim acabo até a dar menos muitas vezes

Green disse...

Confesso que nunca pensei nisso assim tão a fundo, para mim é, não gosto ou gosto.