18 de novembro de 2019

The London Tour: Harry Potter Studios & Plataforma 9 3/4

Este vai ser um post mega especial pois, finalmente, vou falar desta atração em Londres... que para qualquer Potterhead é definitivamente um lugar de visita obrigatória!

Gostaria de deixar uma nota de que eu já visitei os estúdios 4 vezes e dessas mesmas 4 vezes a minha visita nunca foi igual... estão sempre a adicionar mais coisas à exposição, além de que ao longo do ano fazem diferentes eventos. Por ter ido já algumas vezes, deixo-vos algumas dicas e conselhos para vocês aproveitarem ao máximo.



Antes de sequer chegarem à porta dos estúdios, para iniciar a vossa tour, convém mencionar algumas coisas importantes, como por exemplo, a compra de bilhetes. A compra dos mesmos é toda feita online e com antecedência (quando digo com antecedência é mal vocês tenham os bilhetes de avião, vão logo ver a disponibilidade de bilhetes no site dos estúdios, senão podem ter um dissabor). Não se esqueçam de imprimir a vossa confirmação de compra para levantarem os bilhetes nos quiosques lá nos estúdios!

Vão ver também que podem comprar os bilhetes, não só para o dia que querem, como também para a hora que querem. Isto porque vocês têm uma hora de entrada, contudo podem ficar lá o tempo que quiserem. Podem lá ficar 8 horas se assim o entenderem mas a exposição, vendo com calma, tirando fotos e aproveitando o que há lá dentro, dá no mínimo 4 horas. Portanto, o que eu fiz foi marcar depois de almoço, do género 14h, o que dá imenso tempo até à hora de fecho e dá tempo para a viagem até aos estúdios.

Além disso, tem também diferentes tipos de bilhetes, que o que difere na maioria é o guia digital, onde têm um ipod que vai dando informação ao longo da vossa visita (que alguma já está nas placas) mas que efectivamente vos vai comer um pouco da visita. Fiz uma visita com esse guia e não achei essencial a um Potterhead fanático... contudo se forem com uma pessoa que não é necessariamente fã de Harry Potter, conselho comprarem esse bilhete com guia a essa pessoa, pois ficam com outra visão desta fandom.

Chegar efectivamente aos estúdios, se estão no centro de Londres, é preciso irem em direcção à estação Watford Junction e fora da mesma há uma paragem de autocarro (extremamente bem sinalizada), onde apanham um autocarro privado dos estúdios, que só faz essa viagem (estação-estúdios) e está sempre a correr de 20 em 20 minutos. Precisam é de pagar 2 libras e meia pelo bilhete de autocarro que já incluiu o regresso para a estação!

Lá nos estúdios têm um refeitório com comes e bebes mas podem levar a vossa comida à vontade. Ainda antes de entrar para a exposição, se por acaso estão à espera da vossa hora de entrada, podem dar uma volta pela gift shop e perder a cabeça... Sim! Perder a cabeça, literalmente! Tem imeeensa coisa!
O meu conselho pessoal é vocês darem uma vista de olhos no início e só no final comprarem para terem tempo de pensar nas asneiras e no tombo que vão fazer, LoL.
Agora, vocês entraram efectivamente na exposição... Que eu vou ser simpática e não vos fazer spoiler de como efectivamente vocês entram. 
Chegam então a esse momento mágico de fisicamente verem pedaços de Hogwarts, ver adereços específicos dos filmes, estarem no meio do Great Hall... Tenho um grande conselho, sentem-se e respirem. Eu comi esse erro, quase fiquei roxa de excitação e tive um ataque de asma misturado com um ataque de choro, LoL. Portanto, se são Potterheads como eu, sentem-se  e absorvam o choque inicial.

Depois desse choque, tirem imensas fotos, leiam as placas com informação específica, apreciem a arquitectura, os engenhos, o guarda-roupa, sets e muito mais, pois tudo que está ali foi usado e especificamente feito para os filmes. Que muito honestamente só indo aos estúdios é que tive a noção do quanto trabalho está nos filmes! Coisas como jornais e livros que foram feitos e desenhados à mão...

É vos dito logo no início que podem tirar todas as fotos que vocês quiserem, por isso levem baterias extra e espaço suficiente nos cartões de memória pois acreditem que vão tirar mesmo muitas!

Vão passar pelo Great Hall, pela Common Room de Gryffindor, o grande relógio, o escritório da Dolores Umbridge, o Ministério da Magia, a casa dos Weasley, o Knight Bus, o escritório de Dumbledore, Privet Drive, o comboio e até mesmo uma representação da plataforma 9 e 3/4... Por isso, acreditem, vai envolver muitas fotos!

Além das vossas fotos, podem também tirar fotos a andar de vassoura mas isso é extra e têm que pagar. Acho que fica uma foto por 15 libras mas eles fornecem-vos a capa e cachecol da vossa equipa para vocês estarem mesmo a preceito.

A qualquer altura da vossa visita vocês podem dirigir-se ao staff e fazer perguntas! Até mesmo perguntas sobre adereços ou coisas usadas nos filmes, ou seja, sobre a exposição em si. São todos qualificados para vos dar dicas e até informação que não faziam ideia. Há bastante staff que foi figurino no filme e isso é brutal pois dão-vos uma ideia do que foi estar nesse meio!
A meio da exposição têm uma área de comes e bebes, onde podem fazer uma pausa para descansar as pernas (e o dedo de tanto tirarem fotos, LoL) e experimentar a famosa Butterbeer! Que agora além de ter a cerveja em si (que não tem álcool) tem também gelado de Butterbeer... portanto se não quiserem beber ou se gostarem mesmo muito, podem ir para a fila outra vez e pedir um geladinho. Não vos consigo explicar a que sabe a Butterbeer, vão ter mesmo que experimentar, LoL.

Depois da pausa e da zona de restauração, vão entrar na zona dos efeitos especiais, da criação de adereços para os filmes, onde podem ver até como funcionam... onde são recebidos nessa zona, por um cumprimento de um certo e determinado Hipogrifo. 

A seguir a essa zona, que algures vai ter a Floresta Negra também, entram na Diagon Alley e o Banco de Gringotts, que tem as lojas em imenso detalhe, incluindo a Weasleys’ Wizard Wheezes que tem efeitos brutais! É engraçado estar a passar por esta zona e ter mesmo a sensação de estar a andar numa rua pois é mesmo essa a sensação que dá, pedras no chão incluídas. 

Após perderem a cabeça ali pelo Ollivanders, vão passar na zona de arte e arquitectura. Isto é, onde estão afixados quadros de representações de personagens ou sítios no mundo de Harry Potter. É onde está o meu quadro favorito de um Death Eater (se por acaso forem fazer a visita aos estúdios, tirem foto ao lado desse quadro e me identifiquem!).

Tem também as maquetes do navio de Durmstrang, da carruagem de Beauxbatons, de Hogsmeade... até ao momento em que se vocês ainda não tiveram um ataque cardíaco ou um ataque de choro, é nesse momento!
O momento em que vocês estão frente a frente a Hogwarts e mais não digo. A primeira vez que fui aos estúdios senti as lágrimas a correrem de tão lindo que é, parei uns minutos a absorver tudo pois é literalmente o culminar da nossa imaginação virar realidade.

A seguir a Hogwarts, vocês vão-se deparar na parte de dentro de Ollivanders com as varinhas todas. Aproveitem para tirar as últimas fotos pois depois disso, não podem voltar atrás pois a vossa visita terminou.
O final da vossa visita é na loja dos estúdios, onde eu prometi que vocês podiam perder a cabeça, LoL. Tem imensas coisas, desde camisolas, capas, varinhas, cadernos, canecas, doces, emblemas, etc... Vou só avisar que as coisas são ligeiramente caras pois, não se esqueçam, são oficiais. Para vos dar um exemplo, um cachecol de uma das casas custa cerca de 20 libras, contudo vou-vos dizer que as coisas têm uma qualidade incomparável. 

Aconselho a antes de entrarem a terem uma ideia das horas do último autocarro para não perderem a noção do tempo. 

Gostaria também de mencionar que os estúdios além de estarem sempre a adicionar novas exibições, têm eventos especiais ao longo do ano. Por exemplo, em determinados meses do Inverno, há o Hogwarts in the Snow, que faz com que tudo esteja decorado a preceito e tudo esteja coberto de neve (eu já fui e é lindíssimo). Tem também, claro, o Natal e o Dia dos Namorados. E pode ter também os eventos específicos, como por exemplo, o a exibição com os actores animais (também fui e só a parte das corujas vale imenso a pena), a exibição de aniversário de algum dos filmes com adereços específicos desse filme em questão e muitas mais...

Isto para dizer o quê? Que aquilo está muito bem feito... já conto que tão cedo não vá parar de evoluir pois com os filmes e o universo Fantastic Beasts, a exibição vai estar sempre a aumentar! Ou seja, se forem este ano e no próximo, muito possivelmente as exibições vão ser diferentes e/ou ter novidades.

Chegando ao final da vossa visita, voltando a casa, levantem as perinhas, façam uma massagem aos pés pois depois de tanto andar, vão mesmo precisar, LoL.
Mas não têm a oportunidade de comprar os bilhetes para os estúdios ou não têm um dia para disponibilizar para esta exibição? Tenho uma solução! 


Podem sempre visitar a Plataforma 9 e 3/4 na estação King's Cross! Na plataforma, vai haver fila portanto podem ter que esperar uns minutos para poderem tirar a foto. Está lá sempre uma pessoa a ajudar, com os cachecóis de cada casa. Podem tirar foto com a vossa máquina mas uma pessoa de lado está a tirar, para que se vocês quiserem, ficarem com uma foto oficial, que podem levantar e comprar na loja.

Além de terem o trolley com a placa na parede para tirar foto, têm também a loja, onde também vende as coisas oficiais de Harry Potter. Não tem tantas coisas como nos estúdios mas tem na mesma uma grande escolha.


Vocês gostavam de visitar os estúdios? Ou até mesmo a plataforma em King's Cross? Ou não acham que seja importante, numa visita a Londres?


Harry Potter Studios - estação: Watford Junction
Plataforma 9 3/4 - estação: King's Cross

Post anterior: The London Tour - Camden

6 comentários:

Andreia Morais disse...

Agora que estou, finalmente, a aventurar-me neste universo, adorava visitar *-*

Kique disse...

Depois desta pequena ausência na visita aos blogs amigos, venho desejar uma boa semana.

Kique

https://caminhos-percorridos2017.blogspot.com/

Love Adventure Happiness disse...

Não sendo uma prioridade na primeira vez que se visita Londres, gostaria de ir agora que já lá estive um par de vezes.

A Pequenina disse...

Adorava ir visitar, parece super fixe :)

Beijinhos :*
omundodapequeninaaa.blogspot.com

Jessinha Cruz disse...

É um dos meus sonhos, mas sonho mesmo. Só de ler o teu post já me vieram as lágrimas aos olhos (olha o ponto da situação...). Eu e o meu namorado queremos fazer esta viagem com tempo e com bastante dinheiro para eu poder aproveitar tudo e me desgraçar.
Beijinhos
www.fofocas-literarias.blogspot.pt

Green disse...

Deve ser interessante.