18 de julho de 2020

Confess (opinião SEM spoilers)


“I'm afraid if I listen to my heart once, I'll never figure out how to ignore it again.”

Depois de ter visto boas reviews dos livros da autora Colleen Hoover, então decidi perguntar aos super-fãs quais seriam os melhores livros dela para eu ter por onde começar, pois ainda não tinha lido nada da autora. Portanto, Confess foi uma dessas escolhas!

Este livro é um romance contemporâneo, com duas perspectivas. Com Auburn que teve uns anos bastante difíceis e se mudou para Dallas para tentar melhorar a sua vida. Nesse processo, estava à procura de um segundo emprego para conseguir um dinheirinho extra e nesse processo encontra o estúdio de arte de Owen, que estava precisamente à procura de alguém para ajudar com um evento.

E com Owen que é um pintor e tem uma inspiração muito particular… que muito honestamente foi o que me fez ficar, ainda mais, colada ao livro. Owen recebe confissões anónimas das mais variadas pessoas, numa pequena caixa logo na entrada do seu estúdio. Ou seja, as pessoas não precisam sequer de entrar, é só escrever e deixar a sua confissão anonimamente e muita gente o fazia pois até acabava por ser uma catarse. Então o Owen pega nessas confissões e pinta os quadros, captando os sentimentos e o tema da confissão. Achei uma ideia fantástica!

Para quem pensa que é um romance levezinho, desengane-se pois nas primeiras páginas começamos logo com uma situação difícil de digerir, principalmente quando a Auburn era tão nova. 

O livro menciona temas importantes (desde luto, preconceito, abuso de poder até a relações abusivas) e é extremamente realista nesse aspecto, não sendo demasiado dramático… e a razão pela qual eu estou a dizer isto é porque este livro demonstrou ter umas nuances do livro The Air He Breathes (da saga Elements) mas a autora conseguiu talvez pegar na mesma ideia mas não colocar aquele drama de novela mexicana. O que me fez gostar do livro… contudo tenho apenas como que uma crítica: instalove

Eu compreendo a visão de duas pessoas sentirem logo uma química mas haver logo todo um amor instantâneo em poucas horas, fez-me torcer um bocado o nariz mas a autora acaba por se redimir um bocado nesse campo, adicionando muito mistério, portanto é mesmo assim uma crítica pequeninha.
Um grande elogio que tenho que fazer neste livro é mesmo a mensagem que a autora passa dos sacrifícios que estamos dispostos a fazer, tudo em nome do amor incondicional. Essa parte é tão realista e verdade… mesmo que nos revolte um bocado mas é a mais pura das verdades!


Começo a gostar mesmo da escrita da autora e outra coisa que me surpreendeu foi o final tão “não-perfeito”, quem ler vai perceber e para quem costuma ler romances sabe perfeitamente o quão muitas das vezes os autores fazem tripas coração da história para chegar a um final "perfeito", o que na realidade muitas das vezes não acontece.

Aconselho este livro a quem quiser começar a ler os livros da autora ou até mesmo um romance contemporâneo com uma boa dose de realidade.

Review em vídeo: IGTV - Confess

Audiobook: tem um narrador diferente para cada perspectiva, o que se torna muito fácil de seguir e o enredo é bastante acessível para este formato.


1 comentário:

Os devaneios da Tim disse...

o livro ainda está ali por ler, mas após a tua review não via ficar mais