18 de dezembro de 2019

Stalking Jack the Ripper series (opinião SEM spoilers)


 

“Wield your assets like a blade, Cousin. No man has invented a corset for our brains. Let them think they rule the world. It’s a queen who sits on that throne. Never forget that.” - Stalking Jack the Ripper
“Humans were the true monsters and villains, more real than any novel or fantasy could invent.” - Hunting Prince Dracula
“If you wish to go, I’ll never make you stay. I might not do and say the proper thing all the time, but I do know that I love you enough to set you free.” - Escaping Houdini
“Men are keen on blaming women for the rise in sin. It's been something plaguing humanity since the Bible first accused Eve of tempting Adam. As if he had no mind to taste that forbidden fruit before she offered it to him. Everyone seems to forget God told Adam the fruit was forbidden. He created Eve later.” - Capturing the Devil

Mal vi o título desta saga da autora Kerri Maniscalco, que fiquei logo super intrigada, aliás eu já tinha o primeiro livro na minha To-Read List já há algum tempo... mas o quarto e último livro da saga ia sair este ano, por isso pensei que estava na altura.

Estes livros passam-se no século XIX em Londres, tendo como personagem principal uma rapariga inteligente, com um interesse académico em medicina legal e também com uma vontade de quebrar muitas regras da sociedade da altura. Que para uma mulher, eram muitas... 

Como a personagem principal está no meio do mundo da medicina, reparei que muitas das referências, fizeram-me muito mais sentido depois de ter lido "The Butchering Art", o que significa que a autora teve o cuidado de pesquisar e colocar a realidade mais próxima de como a sociedade era e os avanços científicos da altura também. Só isso me intrigou ainda mais!
Contudo, ao ler o primeiro livro apercebi-me que estava um pouco frustrada... até que consegui perceber que era porque achei que a autora, apesar de querer introduzir um pouco de sentido de humor, não conseguiu captar o sentido de humor tão característico britânico, como ficou tão bem retratado na saga "Montague Siblings". Foi então que parei de comparar as duas sagas, que consegui efectivamente aproveitar esta colecção. 

Gostei particularmente como a autora conseguiu sempre manter um aspecto gothic novel à saga e como também conseguiu manter-me sempre a congeminar teorias para tentar decifrar o final. Coisa que em todos os livros me acabou por me surpreender! Quanto à componente de romance, achei adequado para a altura que era, ou seja, é bastante suave, LoL.

No primeiro livro, ela analisa todo o caso de Jack The Ripper, que eu acho morbidamente fascinante. Pelo caso em si e fiquei ainda mais fascinada pelo facto da autora no final do livro pedir desculpa pelas liberdades que tomou com o caso. Com detalhes, como por exemplo, um corte de jornal que tinha saído na realidade num dia e ela colocou a sair noutro dia no livro... Só isto demonstra a pesquisa que fez!
Já no segundo livro da saga, o enredo desenvolve-se na Roménia e foi aqui que tive um pequeno problema... pois passasse mais especificamente no castelo fortaleza de Val Tepes (Drácula), onde eu estive efectivamente, portanto foi um bocado difícil a início eu separar o que a autora estava a fantasiar e o que efectivamente eu vi, LoL. Muito honestamente, acho que foi a primeira vez que tal me aconteceu a ler um livro mas a autora no final pede desculpas novamente pelas liberdades que tomou, o que achei fofinho. 
Gostei bem mais do desenvolvimento da personagem principal no segundo livro, pois estava a começar a ficar um pouco apreensiva pelo facto da autora mencionar sempre a grande inteligência e eu sem ver nada, LoL. Contudo, mostra bem o que era esperado das mulheres na altura, isto é, que estavam boas para ficar em casa a tricotar e pouco mais, considerando uma mulher com uma opinião, uma mulher histérica... O que fez o meu sangue fervilhar um pouco e ter um imenso respeito pelas personagens e por todas as mulheres ao longo da História que foram quebrando barreiras!
O terceiro livro, começa logo literalmente a matar e gostei bastante mais! Talvez porque ela incluiu todo um triângulo amoroso, talvez porque ela colocou um mistério do género "Murder on the Orient Express" ou talvez porque já não tinha a barreira de frustração com este livro... Só não gostei que tivesse terminado num cliffhanger e que tive que esperar um bocadinho pelo último livro para saber o que se ia passar, LoL. 
Quanto ao quarto e último livro da saga, a autora criou um alto e verdadeiro imbróglio. Ao ponto de por mais teorias que uma pessoa colocasse, ela dava mais um nó, tirando-nos possibilidades... Apercebemo-nos também que neste livro vai se resolver uma trama que teve desde início da saga. A minha crítica para este livro é o facto do final ser um pouco rebuscado, talvez porque me tenha dado a sensação que foi escrito à pressa.

Contudo, gostei desta saga, recomendando a toda a gente que queira ler um Young Adult, com nuances de gothic novels, mistério, policial e com um bocadinho de romance, que nos surpreende sempre. Aconselho também a ouvirem aos audiobooks pois a narradora/actriz é simplesmente espectacular com as vozes e com os imensos sotaques!

E vocês? Já leram esta saga? Ficaram intrigados?




Review em vídeo:
 IGTV - Stalking Jack the Ripper series

Audiobook: o enredo é super fácil de acompanhar neste formato e os audiobooks estão agradáveis de se ouvir.


3 comentários:

Andreia Morais disse...

Não conhecia esta esta saga, mas até fiquei curiosa. Acho que a vou adicionar à minha lista :)

Green disse...

Não conheço.

axing disse...

Il cinturino in gomma è dotato di un cambio rapido brevettato rolex replica QucikSwitch che consente un cambio rapido e semplice del cinturino. La cinghia di quest'anno orologi replica aggiunge un meccanismo a pulsante che utilizza lenzuola più leggere per maggiore comfort e praticità.