31 de julho de 2011

Moody`s: o medo é uma cena que não nos assiste...

Ok, eu sei que já vou um bocadinho tarde mas... gostei muito desta resposta que fizeram para a Moody's!



As decisões da Moody`s, nas últimas semanas, tocaram no orgulho de muitos Portugueses pois a avaliação da agência de rating (importante salientar que a agência é norte-americana e só lhes favorece colocarem o euro abaixo do dolar), que nos colocou na classificação de lixo, levou a muitas reacções e até à invasão do site da agência!
O vídeo, em si, critica a agência, a frase de Obama: "Não somos Portugal". Recorda a data de fundação do país e a importância da armada Lusitana nos Descobrimentos: "Quando outros viam o fim do Mundo, nós viamos o Novo Mundo. Tornámos o Mundo redondo!".

Sim, de facto, este video deixa-me orgulhosa de ser Portuguesa... Mas vamos lá ver uma coisa, não acham estranho que 90% do que passou no vídeo seja referente ao passado? Sim, somos realmente um país com uma enorme riqueza histórica, mas futebol à parte o que é que foi feito actualmente que mereça realmente distinção? Não pudemos olhar constantemente só para um passado glorioso, enquanto o nosso presente está a ruir cada vez mais!

Portugal tem de parar de esperar por S. Sebastião e voltar de acordar! Nós que somos cidadãos do mundo, em tudo que é país (mesmo que seja remoto) há com certeza lá Portugueses! Não podemos deixar os nossos "crânios" sair, temos que garantir um melhor controlo das milhares de patentes dos nossos cientistas, melhorar o nosso turismo, não encomendar médicos de outros países, melhorar a nossa produtividade... Todos mas todos darem o seu contributo e não pensarem "eu sou pequeno, nada poderei fazer eu sozinho", mentira! Tudo começa com uma só pessoa e pode acabar com um país mais unido.

33 comentários:

Joana Silva disse...

Obrigada pelas sugestões minha querida, certamente que me irão ser muito úteis. Ainda não sei bem por onde vou passar, nem a que cidade vou dar previlégio. Mas, quero muito ir a Londres e conhecer todos esses sítios fantásticos! Alguns, já tinha pesquisado, e fiquei com vontade de ir já hoje para lá. Porém, há terras pequenas, que quase não aparecem no mapa, que têm verdadeiras reliquias por descobrir. Beijinho grande, e mais uma vez, muito obrigada pela paciência! Às vezes, a blogosfera tráz-nos mais amigos que a vida real. Pelo menos, amigos mais prestáveis! :)

Bernardo disse...

já tinha visto :b

Joana Silva disse...

Eu vou conhecer Lowestoft, devido a um festival aéreo de que me falaram muito bem. Conheces? Depois, ai sim, quero mto conhecer londres. Mas vai depender da desponibilidade económica, e dos preços dos bilhetes de comboio, mas certamente irei lá , só se não puder mesmo :)

Joana Silva disse...

10h da amanhã é mais barato? Olha, outra coisa que não sabia mas que vou querer utilizar a meu favor. O pior de tudo, é o medo que tenho de andar de avião.. :S Já andaste algumas vezes? beijinho

Vanessa Gonçalves disse...

O jumbo tem =P

Rita Super-Mulher disse...

Já tinha visto este vídeo e por acaso partilhei no meu facebook. Era bom que este tipo de iniciativas tivesse um impacto mundial. Sempre teria algum "fruto" ;D

S'M disse...

Portugal é lindo!

(ler com voz de vendedora de peixe num mercado nortenho)

Joana Silva disse...

Olha vou numa Low-cost.. A Ryanair..conheces?

*Nightwish* disse...

Já estou farta de falar nisso mesmo... Temos muitas glórias, mas passadas. De um povo que podia ter sido dono do mundo inteiro (e não de apenas de metade se não tivesse deixado os navegadores portugueses que diziam que se navegassem para oeste chegavam à Índia na mesma, ido meter isso no c* do rei espanhol) passamos de um povo que se conforma com tudo. Se calhar precisamos de um bom "abananso" para ver se acordamos.
Bjs*

Sara Silva disse...

Já está*

Martinha disse...

Também gostei bastante deste vídeo e penso como tu. É certo que Portugal tem um legado histórico de mérito, muito mérito. Mas a vida é hoje, é hoje que é mais necessário lutar para conseguirmos um país melhor. Porque a verdade é mesmo essa, não vai ser o agarrar ao passado que nos vai ajudar a melhorar o estado do nosso país.

Catiiiii disse...

Ohh pois , podia ter sido mais explicita em relação ao tipo de termómetro . Mas pronto , estava tãooo indignada com estas tecnologias que pronto +.+ A Moody's é que também já anda a causar demasiada revolta... Podemos não estar no nosso auge económico , social e cultural , mas LIXO TAMBÉM NÃO SOMOS ! Enfim , nem comento --'

Marcos de Sousa disse...

Achei maravilhoso o vídeo, uma bela resposta. Esse americanos são muito presuçosos.


Não sou português, mas tenho uma enorme simpatia.

Beijos

ritabrito . disse...

ahahah , estava a brincar com ela xd

GEMINUS disse...

Nem eu querida, nem eu :s

Andy Santana disse...

Unidos vao sempre mais longe.
Beijos e obrigado pelo recadinho.

S'M disse...

Ainda lá nem fui este ano... quero ver se volto a ganhar a minha cor normal (super bronze)!

Imagina... disse...

Excelente texto!**

Catiiiii disse...

É verdade , ao menos posso-me gabar de ter um moreno original , pois muito poucos estarão assim às risquinhas como eu +.+ AHAH :bb

sophie disse...

Obrigada Corina :D

Pretty in Pink disse...

Já conhecia e fiquei rendida!!

Beijinho*

Euzinha disse...

Tens toda a razão. Só se fala do que fizemos e do que fomos, porque se formos olhar para o presente, bem...
Até a abertura dos telejornais, é sempre feita com más notícias. E se por acaso alguma coisa boa acontece por cá, aparece sempre lá para o meio, para o pessoal nem dar por ela.
A não ser, é claro, que seja alguma coisa que o Cristiano Roooonaldo fez...
Oh brother...
:)

Cátia Alves disse...

obrigada Corina :D
beijocas

Devaneios de Uma Loira disse...

concordo :) bjinhos querida!

- disse...

Muda mesmo :s

Mariana Barros disse...

Concordo MESMO com a tua perspectiva!

Beijinho

Tanita disse...

Muito bom!

LadyBüg disse...

muito bom.. ainda nao tinha visto já partilhei no facebook :)

Ju disse...

Eu não diria melhor! ;)

joana disse...

também os estive a ouvir :)

Dark angel disse...

Boa, ainda bem que também partilhaste, porque este vídeo nos faz bem à alma. Pelo menos a mim faz. Continuo com orgulho no nosso país. E defendermos a nossa honra é uma obrigação.
ORGULHO em ser portuguesa.
Tenho dito!

Nadine Pinto | Fotografia disse...

Eh lá, que tu estavas inspirada.
Concordo com o teu ponto de vista, é muito bonito termos orgulho no nosso passada, mas não é apenas isso que nos vai levar ajudar a sair do buraco.

Anónimo disse...

É bem verdade, nos temos muito talento e potencial em Portugal que não é aproveitado, por exemplo muitos cientistas de renome dos dias de hoje são portugueses, mas foi fora de Portugal que se percebeu o seu potencial, e isto vê-se também em outras áreas. Este país esta cheio de gente com vontade e capacidade para o tirar do buraco só não temos ferramentas e apoio suficiente para o fazer.