6 de maio de 2014

O início


Tenho vários colegas portugueses a começar de momento no meu serviço e vejo-me a recordar o "meu" início.
Quanto no início me diziam "spend a penny" e ainda pensava que significava ir gastar qualquer coisinha à cantina do hospital, quando afinal significa ir à casa-de-banho. Ou que na hierarquia, a minha chefe é minha "sister"...
Talvez o maior choque não seja os colóquios nativos mas sim a sua cultura, no que toca ao sistema de saúde pois aqui, há uma imensa importância dada ao consentimento informado e esclarecido pelo doente. Sim, não é apenas em teoria ou subentendido como em Portugal, aqui existe mesmo! Tal como o doente toma todas as decisões sobre a sua saúde, sobre a medicação que toma ou deixa de tomar ou até mesmo aceitar ou recusar uma cirurgia. Dignidade acima de tudo!
Claro que tem coisas más também, se o UK fosse perfeito toda a gente vivia aqui mas é interessante ver pessoas novas a notar nestas pequenas (grandes) coisas.
No entanto, o que lhes digo, tal como digo a qualquer pessoa que me contacta através do blog, o domínio da língua vem com o tempo. Principalmente, o discurso vai sair muito mais fluído quando deixarem de pensar em português e começar a pensar em inglês... Pode parecer um bocado estúpida para pessoas que estão de fora mas para quem já cá está, percebe perfeitamente o que estou a dizer.

3 comentários:

*Nightwish* disse...

"Send a penny"... Muito bom!! Acho que vou aportuguesar isso e vai ser uma moca =P
Sei por experiência própria (indirecta) que quando um paciente é operados por estes lados, até lhe dão folhas mal preenchidas para assinar... e depois se a coisa der para o torto, logo se vê - mas isso é meio caminho andado para se livrarem "de culpas".
****

Hibiscus disse...

A língua é algo que me preocupa caso tenha de ir para ai ou para outro sítio porque não sou propriamente a melhor a falar inglês mas também sei que com o tempo a coisa vai lá :)

Patrice disse...

Adorei este post Corina, podias escrever-nos mais coisas do genero? É que é mesmo interessante saber mais sobre essas adaptações, cultura lingua :) Principalmente quando sair de Portugal é sempre uma opção para muitos!
Esse spend a penny, está muito bom, eu nunca adivinharia :D