4 de agosto de 2014

Mais do mesmo...


Devido a um post de um dos blogs que sigo relativamente à emigração, acabei por lhe fazer um comentário do tamanho do mundo pois obviamente este tema diz-me muito. Por isso, peço desde já desculpa se me vou repetir um bocado...

Ainda há pouco tempo saiu mais uma reportagem de jovens a sair de Portugal (das muitas que já foram divulgadas tanto pela TV como pela Rádio), principalmente, sobre enfermeiros. Honestamente isto já está a mexer com os meus nervos, normalmente as pessoas partilham essas reportagens comigo pois eu sou uma das “afectadas”, contudo recuso-me a ver porque é simplesmente mais do mesmo! 
 É sempre a mesma reportagem, jovens a despedir-se das famílias no aeroporto no momento de partida para uma nova aventura, seguido por diversos profissionais do país de destino a dizer que estão muito felizes por ter enfermeiros portugueses pois somos competentes e responsáveis. 

Já chega, sim? Mediatismo e sensacionalismo não é bom jornalismo (até rimou)... Que tal mostrarem as condições de cada país? Ou as diferenças que os enfermeiros encontram no Sistema Nacional de Saúde do país de destino? Ou até os diferentes casos de quem vai para viver e de quem vai para ganhar experiência/dinheiro para depois poder voltar? 

Porque isto de mostrar pessoal a chorar baba e ranho no aeroporto é muito bonito mas olha que não mostram o regresso passado um mês ou a alegria de poder matar saudades quase todos os meses se assim o desejarem…

6 comentários:

A Gazeta Inglesa disse...

Concordo tanto, mas tanto. Acabei de escrever precisamente sobre isso.

Ki disse...

r: eu tenho todos os livros que a Lesley já lançou cá em Portugal. É a minha escritora de eleição e logo que é publicado um livro novo, lá vou eu comprar! Para comprar outros livros, é mesmo aproveitar as promoções que vão havendo ou então em alturas mais especiais... livros são um vicio muito caro! xb

Joana Rosa disse...

Pois é. Essa é que é essa. Mostram sempre o que dá jeito.

Candybabe disse...

É triste as pessoas com qualificação estarem a sair... Daqui a nada começam a trazer enfermeiros da América Latina...

Beatriz disse...

Jornalismo feito à medida da TVI, cheira-me xD

Liliana disse...

Concordo com tudo aquilo que escreveste. A maioria da minha família é emigrante. Um beijinho :)