12 de setembro de 2014

Transmontano


Andava a circular nas redes sociais uma página com várias expressões que só se ouve em Trás-os-Montes e o que eu não me ri com isto, LoL! Bem me lembro de ensinar isto aos meus colegas de fora, quando andava na universidade e agora no trabalho pois tenho colegas de todo o país.
Deixo-vos com as mais comuns e engraçadas:
Arrebunhar - é exactamente o mesmo que “arranhar”, só que com mais uma sílaba gratuita. Em vez de “O azeiteiro do teu gato arranhou-me o braço todo”, podes dizer “O azeiteiro do teu gato arrebunhou-me o braço todo”, mas com pronúncia transmontana, claro.  
Cibo - esta palavra significa exatamente o mesmo que “bocado”, podendo substituí-la em qualquer contexto. Ao lanche, numa terra transmontana, será comum oferecerem-te um “cibo de pão com manteiga”, por exemplo. 
Bardino/Gandulo - são palavras utilizadas para descrever um indivíduo vadio, meio delinquante. o Justin Bieber, por exemplo, é um bardino.

Surro - quando alguém tem algum tipo de sujidade na pele, por exemplo (os lapouços têm frequentemente sujidade que vem da comida que espalham), pode dizer-se que tem surro. “Ó garota vai-te lavar que estás cheia de surro na cara!” é uma expressão que se ouve várias vezes, quando se lida com crianças. Cultura X

Eu gostaria ainda de acrescentar:

Molifar - que é a considerada chuva molha-tolos, para os transmontanos consideramos isso molifar.
Reco - esta é a melhor e quase nenhum transmontano se lembra que isto é totalmente estrangeiro a pessoas para lá do Marão pois "reco" uma palavra tão normal no nosso quotidiano quer dizer porco. 
Chuço - na verdade, a sonoridade da palavra é "txuço" tal como chuva é a "txuba" e quer dizer guarda-chuva.

7 comentários:

mariaéle disse...

Só conheço e de vez em quando uso o gandulo e o chuço. As restantes desconhecia, mas são engraçadas, principalmente o bardino :D

Sílvia disse...

Não conhecia o o molifar, o reco e o cibo :) O resto conheço (apesar de não ser de Trás-os-Montes aqui na minha zona que é entre Douro e Minho também se usam) :)

Candybabe disse...

Que fixe!!!!
Por cá também vou aprendendo umas palavras novas, a sogrinha também é de Trás-os-Montes :D

Tim disse...

qual é a página? adoro as expressões da minha terra ** matar o bico por exemplo é uma delas, e o pessoal fica what?

miak disse...

Não conhecia nem uma.

Tim disse...

sou tão estúpida agora é que vi o link --

Unknown disse...

Que engraçado!!! Parece que estou a ouvir os meus avós, que são de Travassos, uma aldeia que pertence a Mondim de Basto. Na nossa casa usamos a palavra "cibo" que ás vezes também é usada como cibinho ou cibêlho.